Entre os dias 22 e 24 de julho, a Ponta da Fruta, em Vila Velha, vai sediar a primeira etapa do Circuito Brasileiro Surf de Base. Depois de Guriri receber a 2ª Etapa do Circuito Estadual Capixaba, o Estado agora se prepara para receber atletas do país inteiro.
Nomes como Eric Grattz, Gabriel Lucas, Guilherme Silva e os irmãos Luca e Noah Sathler, são presença garantida na disputa do Brasileiro. Eric recentemente foi campeão do Búzios Surf Pro 2022, no Estado do Rio de Janeiro, desbancando os donos da casa. E no último sábado (16), foi campeão da segunda etapa do Estadual Capixaba, na categoria sub-12, realizada em Guriri. O atleta se prepara para a etapa do nacional e está na expectativa para garantir mais um título para sua coleção.
“Estou treinando bastante para o campeonato, tanto fisicamente, quanto psicologicamente. Competir em casa me deixa mais motivado para trazer o título ‘pra’ cá e colocar no meu estoque de premiações”, contou o jovem capixaba.
Com apenas 10 anos, Grattz já é considerado uma promessa do surfe e está motivado para a etapa do circuito nacional disputada aqui no Estado. “Amo ouvir a galera gritando meu nome. Me motiva para ser a promessa do surfe capixaba, ganhar os campeonatos e treinar mais. Fico muito feliz em ser considerado um dos melhores do Espírito Santo.”
Outra presença capixaba garantida no Circuito Brasileiro é a jovem Ana Dagostini. Com apenas 9 anos, a garota se destaca nas baterias que disputa pelo país, e vem treinando firme para a competição.
"Ana treina durante a semana inteira, treina o físico, o psicológico e vai surfar. Nessa competição ela vai disputar uma categoria acima da ela [na sub-12], já que o Circuito Nacional não tem categoria sub-10", disse o pai e treinador Benito Dagostini.
"O maior desafio na competição vai ser a grande competitividade, tem atletas de vários estados e em grande nível, como por exemplo a Alice Simonassi, também capixaba, e as surfistas de São Paulo e do Sul. Mesmo com a grande disputa, nossa expectativa está bem grande", finalizou.
O Circuito Nacional Surf de Base contará com cerca de 240 atletas, de 15 estados. De acordo com a Federação de Surfe do Espírito Santo (Fesurf), o Estado terá 12 atletas na estreia da competição. Na sequência os competidores se preparam para a segunda etapa, que será realizada em Pernambuco.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta