A celebração da Festa da Penha terá início no próximo domingo (31), e logo nesse dia, ocorrerá uma atividade especial em homenagem à padroeira do Espírito Santo: a 11ª edição da Corrida da Penha. A competição é organizada pela Rede Gazeta e está com as inscrições esgotadas.
Os competidores partirão às 7h30 da manhã, da Praça dos Ciclistas, em Itaparica, e seguirão em direção à Prainha, situada aos pés do Convento da Penha, percorrendo um trajeto de 7 quilômetros para participantes acima de 16 anos, e entre 60 e 200 metros para crianças com idades entre 3 e 15 anos, de ambos os sexos.
O primeiro colocado receberá um prêmio de R$ 1.800,00, além de um troféu, e entre o segundo e o quinto lugares também serão contemplados com um valor em espécie. Todos os que completarem o percurso receberão uma medalha de participação.
Os atletas do futuro também terão seu momento de participação na Corridinha da Penha. Para os pequenos de 6 a 12 anos, haverá uma corrida especial de 60 a 120 metros no Parque da Prainha, após a corrida principal. Assim como os adultos, elas receberão uma camiseta e um número de participação, além de uma medalha exclusiva.
A concentração para a Corrida de Penha começará às 6h30, com a largada prevista para às 7h30, em um único pelotão. Já a Corridinha da Penha acontecerá por volta das 9h, logo após o término da corrida principal. O percurso da competição principal será de 7,1 quilômetros, completamente plano, passando pela Avenida José Júlio de Souza, Avenida Antônio Gil Veloso, Rua Castelo Branco e Rua Antônio Ataíde, com chegada no Parque da Prainha.
Iniciada em 2006 a Corrida da Penha virou uma tradição e desde 2022 há um espaço voltado às crianças, a Corridinha da Penha. O evento traduz muito da história e cultura do Espírito Santo, além da fé do povo capixaba. Não à toa o evento acontece no domingo de Páscoa e tem o percurso encerrado aos pés da Igreja da Penha, a padroeira do Estado.
A celebração se estenderá até o dia 8 de abril e será marcada por várias atividades, entre as celebrações religiosas. O Convento da Penha e o Parque da Prainha centralizarão a festa, cujo encerramento contará com um show de Michel Teló.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta