> >
Prefeitura do Rio lança Projeto Futmesa nas Escolas

Prefeitura do Rio lança Projeto Futmesa nas Escolas

Campeões mundiais dividiram suas experiências com alunos da rede municipal...

Publicado em 30 de março de 2022 às 18:28- Atualizado há 2 anos

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura

A parceria entre esporte e escola foi determinante para a trajetória de Marcos Vieira, que disputa campeonatos internacionais de futmesa. Nesta quarta-feira, ele dividiu a sua experiência com os alunos da Escola Municipal João Saldanha, em Botafogo, onde estudou. O lançamento do Projeto Futmesa nas Escolas contou com a presença do secretário municipal de educação, Renan Ferreirinha, e do secretário municipal de esportes, lazer Guilherme Schleder, e Rafaella Fontes, também campeã mundial de futmesa.

- A gente começou como uma pequena onda, e agora já temos muitos brasileiros nos campeonatos internacionais. Estamos no caminho de viver uma popularização muito rápida entre os brasileiros, assim como aconteceu com o surf. O esporte pode ser inacessível em outras modalidades, como no tênis e na natação. O futmesa precisa apenas de uma mesa e uma bola, o que podemos ter nas escolas. Estamos seguindo toda a cartilha para colocar este esporte nas Olimpíadas e aí quem sabe a gente não traz uma medalha para o Rio? - comentou Vieira, campeão mundial de futmesa em 2019.

O Projeto Futmesa pretende instalar o equipamento para a prática do esporte em 600 escolas da Rede Municipal de Educação. Serão 1200 mesas que estarão a disposição de alunos e professores, para entrarem em contato com um esporte que vem se popularizando no mundo todo. Para o lançamento do projeto, 11 unidades escolares já receberam mesas.

- É mais um caminho apresentado aos nossos alunos. É um esporte democrático, que tem tudo a ver com o Rio e que todos podem participar. Que pode ser praticado tanto no pátio da escola, como na praia e em outros lugares. Mostrar esse caminho novo para os nossos alunos não é só abrir mais uma possibilidade para eles sonharem, é investir também na saúde e na disciplina que o esporte pode trazer para a vida deles - explicou o secretário municipal de educação, Renan Ferreirinha.

O momento é o ideal para surfar a “onda” do futmesa. O esporte tem cerca de cinco anos de existência apenas, mas já tem aspirações de se tornar modalidade olímpica, e pode revelar novos campeões. Agora o esporte brasileiro conta com um poderoso aliado na formação de campeões: a escola pública carioca.

- Eu também estudei em escola municipal e é muito bom ver um secretário que está mudando a realidade das escolas da cidade também preocupado com essa inserção do esporte. A secretaria de Esportes organiza as atividades nas praias e em espaços como entorno do Estádio Nilton Santos e do Maracanã, e o futmesa é uma sensação. Eu tenho certeza que esse projeto será um sucesso e é um prazer enorme colaborar com isso - afirmou o secretário municipal de esportes e lazer Guilherme Schleder.

A trajetória de Marcos não passou apenas pelo pátio e pela quadra da escola. O que ele aprendeu na sala de aula também foi de grande importância para que mais tarde fosse estudar educação física e trabalhar com futevôlei, o que em 2016 fez com que ele entrasse em contato com o futmesa.

- Nas escolas os professores de educação física normalmente trabalham com o que a gente chama de Quarteto Fantástico: handebol, vôlei, futebol e basquete. Eu tive a sorte de ter professores que me apresentaram outros esportes, por vídeos e apresentações. Eu lembro muito também do professor de filosofia, que foi muito importante na minha formação. Me incentivou a abriu a minha cabeça - contou Vieira.

Este vídeo pode te interessar

(PrefeituradoRiolançouoProjetoFutmesanasEscolas(Foto:Divulgação/PrefeituradoRio)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais