> >
Prêmio Marcas de Valor A Gazeta 2023 revela sucessos do mercado capixaba

Prêmio Marcas de Valor A Gazeta 2023 revela sucessos do mercado capixaba

14ª edição da pesquisa apresenta nova metodologia, agora mais precisa para selecionar as empresas que se destacam em sua área de atuação

Publicado em 5 de dezembro de 2023 às 20:00

Ícone - Tempo de Leitura 5min de leitura
Pesquisa; gráfico; dados; indicadores
Na pesquisa, foram ouvidas 2 mil pessoas residentes na Grande Vitória . (Freepik)

As marcas que são protagonistas do mercado capixaba e reconhecidas pelo público como referência pelas suas entregas, produtos e serviços ganham destaque novamente na 14ª edição do Marcas de Valor A Gazeta. (Confira a lista com os ganhadores ao final do texto).

O prêmio, que valoriza e dá visibilidade às empresas e instituições mais reconhecidas em diversas áreas no Estado, chega com novidades em 2023, com a implementação de mudanças na pesquisa para garantir uma análise mais precisa entre as marcas do mesmo segmento.

O diretor de Mercado da Rede Gazeta, Marcio Chagas, pontua que o Marcas de Valor é um estudo que audita as marcas mais admiradas pelos capixabas. E a empresa paulista TroianoBranding, que assumiu a realização da pesquisa neste ano, resolveu renovar a metodologia aplicada para definir as marcas mais reconhecidas pelo público.

Segundo Chagas, a TroianoBranding cuidou do tratamento técnico das informações, enquanto a Rede Gazeta selecionou as marcas auditadas. Para avaliar as empresas, foi usado o Índice de Valor da Marca (IVM), considerando os atributos e sua importância declarada.

Aspas de citação

Essas mudanças visam acompanhar as demandas do mercado e refletir as preferências dos consumidores. O Marcas de Valor é essencial para reconhecer e destacar as marcas admiradas, impulsionando a competitividade e o desenvolvimento do mercado capixaba

Marcio Chagas
Diretor de Mercado da Rede Gazeta
Aspas de citação

Jaime Troiano, presidente da empresa paulista, explica as principais mudanças e detalha que o resultado da colocação das marcas foi estipulado a partir do IVM.

Uma das alterações em relação às pesquisas anteriores foi a não utilização da nota que era dada para cada uma das marcas, no uso da comparação frontal entre as concorrentes. Outra mudança foi na avaliação feita pelas pessoas de cinco atributos relacionados a cada um dos segmentos de negócios.

“As pessoas julgam uma categoria como, por exemplo, o café. A gente pergunta, entre cinco atributos, o que é mais importante na hora de escolher um café. É qualidade? Sabor? Embalagem? Aparência? Assim, chegamos em um ranking dos atributos. Dessa forma fico sabendo quanto cada marca foi associada a cada atributo e faço uma média ponderada. Então, as marcas que são mais associadas aos atributos mais importantes normalmente sobem no ranking”, explica.

Importância para o mercado

O gerente de Inteligência de Mercado da Rede Gazeta, Aldo Agurto Muñoz, afirma que, ao longo dos anos, o projeto Marcas de Valor tem se consolidado como uma ferramenta de grande relevância para o mercado capixaba, especialmente ao considerar que as marcas são, em muitas organizações, o ativo intangível mais valioso. E no caso de mercados muito concorridos, um decisor de compra.

“Estamos alinhados às tendências de mercado e buscamos oferecer o melhor para nossa audiência e para nossos anunciantes. Uma novidade é a parceria com a TroianoBranding, que sinaliza um novo ciclo da pesquisa Marcas de Valor”, frisa Aldo.

Por meio de uma abordagem mais dinâmica e com uma nova metodologia, a pesquisa deste ano apresenta ao mercado capixaba o Índice de Valor da Marca, o que vai permitir e garantir, com maior precisão, a avaliação dos concorrentes pela mensuração de um set de atributos condizentes com o segmento em que atua, conhecendo, assim, quais são as mais admiradas pelos capixabas.

Aspas de citação

Acreditamos que este novo ciclo, iniciado através da pesquisa Marcas de Valor, é mais um passo da Rede Gazeta na busca de ser o maior conhecedor do comportamento do capixaba, gerando conhecimento para nossos parceiros e anunciantes

Aldo Agurto Muñoz
Gerente de Inteligência de Mercado da Rede Gazeta
Aspas de citação

A pesquisa

Para chegar aos nomes mais admirados pelos capixabas, foi feita uma pesquisa a partir de um questionário on-line distribuído para 2 mil pessoas das cidades de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

Foram avaliadas quatro áreas de negócios: Produto, Serviço, Indústria e Grupo. Para cada segmento, foi elaborada uma lista de atributos para realizar a avaliação das marcas. Cada área foi dividida, totalizando 31 categorias e 131 marcas. O estudo se propôs ainda a investigar qual marca é a cara do capixaba.

A avaliação das marcas usou o IVM que foi calculado com base na associação dos atributos concedido a cada uma delas, ponderada pela importância declarada para cada um dos atributos. Confira os vencedores:

Confira os vencedores do Marcas de Valor A Gazeta 2023:

PRODUTOS

Alimentos

Bebida Local
Café
Carnes e Embutidos
Leites e Derivados

SERVIÇOS

Atacarejo

Banco
Escola
Eletrodoméstico
Escola Profissionalizante
Energia Solar
Faculdades
Farmácia
Home Center
Hospital
Internet
Laboratório de Análise
Loja de Calçados
Loja de Móveis
Loja de Material de Construção
Loja de Tintas
Loja de Utilidade do Lar
Óticas
Plano de Saúde
Shopping
Supermercado
Telefonia

INDÚSTRIA

Construção

GRUPO

Entidade

Grande Empresa
Grupo Empresarial

A CARA DO CAPIXABA

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais