Foi inaugurado, na manhã deste sábado (29), o Centro de Educação Ambiental do Parque Natural Municipal de Jacarenema, localizado entre os bairros Barra do Jucu e Santa Paula I, às margens da Rodovia do Sol. O Centro é voltado principalmente para estudantes, mas, assim como as demais estruturas do parque, ficará disponível para todos os moradores de Vila Velha.
"Hoje a gente dá para os alunos, tanto da rede pública, quanto de escolas particulares, uma estrutura de educação ambiental onde as pessoas, de fato, podem conhecer o parque, conhecer histórias, fazer trilhas interpretativas", disse o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV), Ricardo Klippel Borgo.
Ainda de acordo com o secretário, na semana seguinte à inauguração, será nomeado um gerente para o parque e uma equipe de educação ambiental começará a trabalhar no centro. As estruturas que compõe o centro e já estão prontas são a sala multiuso, espaço de leitura e anfiteatro. A expectativa é que o espaço seja aberto ao público no período de um mês.
Além do Centro de Educação Ambiental, Parque Natural Municipal de Jacarenema conta com Posto de Fiscalização, sala multiuso para oficinas, anfiteatro, sala de leitura e espaço administrativo, além de banheiros acessíveis, bebedouro e um memorial que narrará a história da luta pela implementação do Parque.
"O local marcado por especulação imobiliária, extração de areia, denúncias de invasões, ocupações irregulares, desmatamento, crimes ambientais, passará a ser referência em Vila Velha para educação ambiental, preservação e recuperação do meio ambiente da cidade", diz texto divulgado pela prefeitura. O investimento é de pouco mais de R$ 1,4 milhão, proveniente de compensação ambiental homologado pelo Ministério Público.
Quando anunciou a criação do parque, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, falou sobre a ressignificação da área. "Trinta anos de abandono, tentativas de destruição desse ecossistema, darão lugar à educação", afirmou.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta