Um felino selvagem, da espécie gato-maracajá, entrou no quintal de uma casa, em Linhares, e precisou ser resgatado pela equipe da secretaria municipal de Meio Ambiente e pelo Corpo de Bombeiros. O caso aconteceu na tarde da última sexta-feira (7), na Rua Capitão José Maria. O animal que parece um filhote de onça pertence a uma espécie ameaçada de extinção.
Segundo a prefeitura da cidade, o proprietário da casa confundiu o bicho com um gato doméstico. Ao perceber que se tratava de um animal silvestre, o homem acionou as autoridades.
O felino foi encaminhado para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz, onde receberá cuidados veterinários para voltar ao seu habitat.
O gato-maracajá (Leopardus wiedii) é nativo das Américas Central e do Sul. De hábitos solitários e noturnos, esse pequeno mamífero vive em florestas nativas. As características da espécie são olhos grandes e protuberantes, focinho saliente, patas grandes e cauda bastante comprida.
Segundo a Prefeitura de Linhares, a espécie por muito tempo foi caçada ilegalmente, sendo vendida como bicho de estimação. Diante disso, a população desse animal foi diminuindo e hoje corre risco de extinção.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta