Os SUVs caíram no gosto dos brasileiros e não é por menos que os principais lançamentos e o maior volume destes sejam dessa categoria, tendência que deve permanecer em 2023. Por outro lado, uma categoria que tem se destacado e que promete trazer novidades também para o próximo ano, são as picapes.
Afinal, dos veículos mais vendidos em 2022, segundo o ranking da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) o primeiro lugar é da picape compacta Fiat Strada, com 103.288 unidades vendidas, no levantamento mais recente da entidade. Bem à frente do automóvel mais vendido, o Hyundai HB20, com 89.286 unidades (a entidade considera picapes como veículos comerciais leves, separando-as da categoria de automóveis).
E entre as novidades que chegam das montadoras, no ano que vem, já era de se esperar uma presença maior de picapes, trazendo, inclusive, alguns modelos já bastante aguardados por aqui.
Uma delas é a Chevrolet Silverado, que finalmente parece que irá aportar em terras brasileiras, depois de 20 anos fora do Brasil e que deverá vir importada do México.
Outra grandona que deve chegar ao Brasil é a Ford F-150, concorrente da Silverado e da Ram 1500, sendo que esta já estreou no país este ano.
A versão eletrificada da picape, que foi fenômeno de vendas no país este ano, chega em 2023 com a missão de repetir a performance da Maverick a combustão. O modelo faz parte da investida da Ford em eletrificar a sua frota.
Já a Fiat ganha mais uma representante para a categoria, com a expectativa de ser tão bem-sucedida quanto as “irmãs” mais velhas, uma vez que a Peugeot Landtrek, picape média da montadora francesa, virá com o logo da italiana, que faz parte do mesmo conglomerado, a Stellantis.
Outra picape compacta que deve chegar com novidades no visual é a Volkswagen Saveiro, para concorrer com a líder de vendas Fiat Strada. Afinal, depois da reestilização da Chevrolet Montana, que subiu de categoria, resta à picapinha da Volkswagen a tarefa de tentar abalar a hegemonia da montadora italiana no segmento.
E por falar nisso, a Fiat Toro deve ganhar outra concorrente de peso, além da Montana, já que há rumores de que a Hyundai deve trazer a Santa Cruz para o país. lançada em outubro nos EUA, a versão 2023 ganhou, inclusive, uma nova versão, mais esportiva, com visual mais agressivo, mirando usuários de SUVs e sedãs.
Já a marca que domina o mercado das picapes grandes no Brasil deve ganhar uma “menorzinha” para complementar seu portfólio. Trata-se da provável Ram 1200, baseada na Fiat Toro e que deve ser menor do que a 1500, para competir com modelos médios como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger.
Picape média, representante da marca chinesa, que chegou ao Brasil em 2022, e que deve ser lançada no final do próximo ano ou somente em 2024, já que deverá passar por mudanças, além de incluir motorização híbrida (ou híbrida plug-in), uma vez que a Great Wall chegou ao Brasil com a intenção de trazer veículos eletrificados.
Já a categoria dos utilitários continua muito bem. Além das versões atualizadas de modelos que já caíram no gosto do público, o mercado deve presenciar a chegada de algumas novidades, que vão desde modelos grandes e robustos até os mais compactos.
Esta será a segunda aposta da montadora francesa, que em 2022 mudou seu foco, com o lançamento do C3 completamente reestilizado, voltando-se para modelos com preços mais competitivos. O mesmo deve acontecer com a versão maior do compacto, que promete tirar o sossego da Chevrolet Spin, atualmente o carro de sete lugares mais barato no mercado nacional.
Derivado da Ranger, este SUV robusto deve chegar no próximo ano ao Brasil e produzido na Argentina.
A montadora deve trazer mais um modelo de SUV ainda em 2023, derivado de um modelo chinês.
Já a Hyundai promete dar uma reestilizada no Tucson. Afinal, o SUV médio ainda não passou pelo “banho de loja” que o HB20 e o Creta foram submetidos em 2022, trazendo, não apenas um novo visual, como também novidades tecnológicas e de segurança.
A montadora sino-brasileira deve lançar, já no próximo ano, um SUV que irá se situar acima do Tiggo 5x e deve ter versões a combustão e híbrida.
A Honda deve trazer o SUV médio ZR-V para o Brasil, com a intenção de brigar com o Toyota Corolla Cross. A chegada do modelo já tinha sido adiantada pela própria montadora em abril, quando prometeu a vinda de um SUV inédito no país para 2023.
Também com a sua chegada anunciada para 2023 a versão híbrida do Honda CR-V será o terceiro veículo da montadora japonesa com esta tecnologia no país.
Nos passos do Compass 4xe, a Jeep vai trazer a versão eletrificada híbrida plug-in do Grand Cherokee, que deve ficar em um degrau acima do Commander.
O Sorento deve voltar ao portfólio da marca coreana em 2023, desta vez, com a versão híbrida do modelo, que promete ser mais econômica do que o motor a combustão.
Claro que não vão faltar os sedãs, já que estes são responsáveis por cerca de 20% das vendas de carros em 2022. Há modelos para todos os gostos, que vão desde a reestilização de alguns modelos já conhecidos do público, passando pela versão envenenada de outros e até mesmo motorização híbrida.
E por falar em eletrificação, 2023 promete ser um ano repleto de novidades nessa linha, principalmente de modelos com motor 100% elétrico. Afinal, apesar de ainda se mostrar tímida, a venda de carros eletrificados deu um salto grande em 2022, segundo números da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Foram 43.700 unidades vendidas até o mês de novembro.
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), esse número deve fechar em 47 mil unidades emplacadas durante todo o ano, representando um salto de 34% em relação a 2021.
Anunciada para o último trimestre de 2022, a versão híbrida do sedã da Honda deve ficar mesmo para o próximo ano. A 11ª geração do modelo chegará ao país importada, em versão única.
O Civic é destaque de outra novidade da Honda que deve aportar em 2023, mas desta vez, a sua versão esportiva. Também importado, o modelo não teve suas especificações ainda divulgadas, mas é esperado que ele tenha apenas câmbio manual e um motor mais potente do que o anterior, de 320 cv.
Outra japonesa que deve investir nos sedãs é a Nissan, que traz de volta ao Brasil o Sentra, de cara nova, que deve rivalizar com o Toyota Corolla em termos de preço.
A Toyota promete trazer uma versão completamente inédita do Corolla para o Brasil. Trata-se da versão hatch da sua linha esportiva, com um motor 1.6 turbo com 304 cv e torque de 37,7 kgfm. Pode ser um rival para o Civic “envenenado” da Honda.
Outro modelo totalmente elétrico da Peugeot que chega por aqui será o e-308, fazendo companhia ao e-208, e-2008 e o furgão e-Expert.
Outro francês eletrificado que deve dar as caras em 2023 é o Megane, que ganhou uma mudança radical em seu conceito e deixa de ser sedã para se tornar um SUV médio. O modelo traz novo motor que rende 220 cv de potência e 30,6 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7 segundos e tem autonomia de 450 quilômetros.
Primeiro SUV totalmente elétrico da marca, o Ford Mustang Mach-E chega ao Brasil em 2023. O modelo entra na lista de novidades que a montadora americana está planejando para o ano que vem.
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