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BYD lança carro elétrico com foco em motoristas de aplicativo

BYD lança carro elétrico com foco em motoristas de aplicativo

Modelo foi desenvolvido em parceria com empresa chinesa voltada para transporte de passageiros; preços a partir de R$ 269.990

Publicado em 26 de julho de 2022 às 10:30

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BYD lança o D1 EV para se tornar opção de mobilidade corporativa
BYD D1 EV chega ao Brasil focando o nicho de aplicativos e o de transporte corporativo. (BYD/Divulgação)

A montadora chinesa BYD lançou oficialmente no Brasil o D1 EV, veículo elétrico com foco em motoristas de aplicativos, locadoras e transporte corporativo. Com preços partindo de R$ 269.990, o modelo chega disponível em duas versões de acabamento (GL e GS), com apenas uma opção de cor: branca.

Este é o terceiro veículo da BYD lançado no país em menos de um ano. Em 2021, a montadora anunciou duas opções de veículos elétricos para concorrer no mercado de luxo: o SUV de sete lugares Tan (a partir de R$ 519.990) e o sedã Han (a partir de R$ 539.990).

O D1 EV foi desenvolvido em parceria com uma empresa chinesa de mobilidade, que presta serviços de transporte, como táxi, car sharing, aluguel de carro e transporte de cargas. Por conta disso, o veículo traz características voltadas para transporte de passageiros, com a porta traseira direita deslizante motorizada.

BYD lança o D1 EV para se tornar opção de mobilidade corporativa
Modelo traz características voltadas para transporte de passageiros, com a porta traseira direita deslizante motorizada. (BYD/Divulgação)

A aposta da montadora é conquistar o mercado brasileiro diante do aumento dos preços dos carros e, principalmente, dos combustíveis.

"A previsão é que sejam comercializadas até cinco mil unidades do D1 EV em um prazo de, no máximo, cinco anos”, avalia o diretor de vendas da BYD Brasil, Henrique Antunes.

AUTONOMIA DE 371 KM

Com uma autonomia de 371 quilômetros com uma única carga, o novo modelo da BYD possui baterias de 53 kWh e entrega 130 cv de potência e 18,3 kgfm de torque, sendo capaz de atingir uma velocidade de 130 km/h. Segundo a montadora, o tempo de recarga rápida das baterias é de 35 minutos em até 80% do total.

BYD lança o D1 EV para se tornar opção de mobilidade corporativa
Para conforto dos passageiros, veículo tem porta-copos e outras amenidades, como carregadores de energia e entradas USB. (BYD/Divulgação)

O modelo vem equipado com itens de segurança, a começar pela bateria que, segundo a montadora, organiza células singulares em uma matriz e, em seguida, insere-as em um pacote de bateria, criando um espaço eficiente em comparação com outras baterias de células de lítio-ferro-fosfato (LFP).

Além disso, o BYD D1 EV tem frenagem automática de emergência (AEB), aviso de saída de faixa (LDW) e de colisão de pedestres (PCW), além de alerta de mudança de faixa por vibração no volante. Também traz o Driver Monitoring System (DMS), volante com alertas de segurança e funções de resposta, sistema de monitoramento e análise de voz, vídeo e tecnologia de reconhecimento de objetos, além de freio de emergência automático.

DESIGN FUNCIONAL

Por ser um carro projetado para o ambiente corporativo, o design dele é bastante funcional, sem grandes surpresas. Além da porta traseira direita, que é deslizante, o modelo possui assoalho plano e altura menor em relação ao solo (12,5 cm), contribuindo para o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.

Por fora, ele é um monovolume, sem surpresas, com espaço para cinco ocupantes e mede 4.390 mm de comprimento,1.650 mm de altura e 1.850 mm de largura, tendo entre-eixos de 2.800 mm. As demais portas abrem de forma convencional, inclusive a traseira do lado esquerdo.

O modelo vem equipado com faróis dianteiros alógenos, com ajuste de altura manual e luzes de circulação diurna (DRL), lanternas traseiras em LED e faróis traseiros de neblina. Detalhe para a iluminação na porta deslizante, que projeta no chão a palavra “Welcome”, dando boas-vindas ao passageiro.

BYD lança o D1 EV para se tornar opção de mobilidade corporativa
Detalhe fica para a iluminação na porta deslizante, que projeta no chão as boas-vindas aos passageiros. (BYD/Divulgação)

O BYD D1 EV tem ainda vidros elétricos, maçanetas externas da mesma cor do veículo, acabamento cromado em detalhes externos e pneus de 16 polegadas com estepe de uso temporário.

CONFORTO INTERNO

O modelo tem volante de três raios com ajuste de profundidade e de altura com direção elétrica, retrovisor antiofuscante manual e chave de partida presencial. No interior, há suporte para telas de entretenimento, bagageiro para malas de viagem com cerca de 400 litros e espaço para pernas e bolsas. Os bancos são em couro sintético.

Além disso, o veículo apresenta controlador de velocidade adaptativo, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado dual zone, acesso por chave presencial e partida por botão. As luzes de leitura são direcionadas para não ofuscar a visão. Na frente, a central multimídia de 10,1 polegadas concentra sistemas de entretenimento e outras funções do veículo.

BYD lança o D1 EV para se tornar opção de mobilidade corporativa
BYD D1 EV é 100% elétrico, tem chave de partida presencial e tela multimídia de 10,1 polegadas. (BYD/Divulgação)

Há também slots com porta-copos e outras amenidades, como carregadores de energia e entradas USB. Ainda é possível selecionar a temperatura do ar-condicionado ou aquecimento, antes de iniciar o trajeto.

Outro detalhe é que o BY D1 EV tem uma configuração especial para taxistas, segundo consta na ficha técnica do modelo. Ele vem com sensor de velocidade eletrônico, além de interfaces para placa luminosa no teto e taxímetro.

FICHA TÉCNICA

BYD lança o D1 EV para se tornar opção de mobilidade corporativa
Modelo vem equipado com frenagem automática, aviso de saída de faixa e de colisão de pedestres. (BYD/Divulgação)

BYD D1 EV

  • Potência nominal 35 kW
  • Potência máxima: 100 kW
  • Torque nominal: 70 Nm
  • Torque máximo: 180 Nm
  • Voltagem: 396,8 volts
  • Capacidade da bateria: 53,56 kWh
  • Tipo de carregamento: Tipo 2 / CCS2 (AC 7kW / DC 60kW)
  • Tempo de carregamento: 35mins (30%~80%) / 1.5h (0~100% carregamento DC) / 9h (0~100% carregamento AC)
  • Tipo da bateria: LFP
  • Transmissão: modelo BYDNT18
  • Tempo de aceleração de 0~100 km/h: < 14 segundos
  • Velocidade máxima: 130 km/h
  • Combustível: 100% elétrico
  • Tração: direção frontal
  • Gerenciamento da bateria: Sistema de resfriamento e aquecimento (aquecimento da água com PTC)
  • Potência de carregamento: AC 7kW / DC 60kW
  • Padrão de carregamento: CCS Combo2
  • Carregador de bordo: 7kW
  • Suspensão: McPherson na dianteira e barra de torção na traseira
  • Freios: a disco dianteiro ventilado e a disco traseiro
  • Sistema de direção: elétrica
  • Seleção de marcha: rotativo
  • Pneus: 195/60R16
  • Freio de estacionamento: eletrônico (EPB)
  • Comprimento: 4.390 mm
  • Largura: 1.850 mm
  • Altura: 1.650 mm
  • Distância entre eixos (mm): 2.800 mm
  • Altura livre do solo carregado: 125 mm
  • Peso em ordem de marcha: 1640 kg
  • Volume do porta malas: > 400 litros
  • Ângulo de entrada / saída: 15 / 18
  • Capacidade de rampa: 30%
  • Partida em rampa: 255%

Com informações da BYD.

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