Ainda não é verão, mas as temperaturas no ES estão extremamente altas. Haja água, praia, picolé, ventilador, ar-condicionado — está valendo de tudo para amenizar o calor. Mas quanto ao seu veículo, você sabia que esse excesso de calor pode ser prejudicial para ele também?
Muitas vezes, a sensação de alta temperatura pode ser sentida com mais intensidade quando entramos no carro que está estacionado ao sol. O que pode parecer apenas um desconforto momentâneo representa, na verdade, um risco significativo à saúde e à segurança.
O calor extremo pode danificar os veículos. Os componentes internos, como painéis de controle e estofamentos, podem sofrer deformações ou rachaduras.
Para evitar esse tipo de problema, especialistas dão dicas de cuidados para proteger seu veículo. Confira:
Materiais eletrônicos podem parecer, muitas vezes, inofensivos. Mas é preciso ter cautela ao deixar esses objetos no carro, principalmente, no calor. Eles podem superaquecer e se tornarem prejudiciais ao veículo ou até mesmo ao próprio objeto.
A exposição ao calor pode ocasionar até mesmo explosões em seu veículo. Líquidos e sólidos inflamáveis precisam de atenção. Esteja atento a possíveis vazamentos de óleo, gasolina e materiais semelhantes.
Nós sabemos que nem sempre é possível estacionar na sombra. Mas, para evitar grandes danos, é crucial tomar medidas preventivas. Além disso, nunca deixe crianças ou animais de estimação em um carro exposto ao calor, mesmo que seja por um curto período.
Sempre estacione em áreas sombreadas ou utilize protetores solares para o para-brisa. E, acima de tudo, esteja ciente dos sinais de insolação e desidratação se você ou alguém estiver dentro de um carro quente. Sempre que puder, prefira espaços com menos incidência do sol.
A exposição constante ao sol pode prejudicar a pintura e causar danos ao interior do carro ao longo do tempo. Portanto, busque se prevenir para esse tipo de situação. Faça a proteção da pintura para evitar a perda de coloração e brilho, revista os vidros com película automotiva (lembrando de obedecer a legislação quanto ao limite de transparência).
Outro cuidado é com os bancos de couro, que podem rachar com muita exposição ao sol. portanto, uma recomendação é usar um hidratante.
O calor está "de matar", mas seu veículo não precisa ser prejudicado por causa disso. Sobretudo, não permita que seu carro se torne uma armadilha sob o sol escaldante.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta