A Citroën apresentou, oficialmente, o terceiro modelo do projeto C-Cubed, que começou com o C3. O Basalt chega ao mercado nesta semana e já se torna o SUV mais barato, com preços partindo de R$ 89.990 para a versão de entrada, a Feel, com motor Firefly 1.0 de até 75 cv quando abastecido com etanol, e câmbio manual de cinco marchas.
Ao todo, serão três versões (Turbo e a Shine Turbo) e mais uma de lançamento (First Edition Turbo). Apenas a de entrada traz o motor Firefly, já que as demais são equipadas com o T200 de até 130 cv. Os preços chegam a R$ 107.390 na edição especial.
“Com o Basalt concluímos o projeto C-Cubed, uma iniciativa que permitiu aos nossos clientes ter ao seu alcance veículos que se sobressaem em diversos aspectos, com a força do desenvolvimento e expertise da Stellantis na região”, afirma Felipe Daemon, Vice-Presidente da Citroën para a América do Sul.
Com preços mais competitivos, o Citroën Basalt vem para ocupar uma posição já traçada pela marca francesa desde o lançamento do C3, que é a de oferecer modelos mais acessíveis. E o mesmo acontece com o SUV cupê, que se posiciona abaixo do Fiat Fastback, cuja versão de entrada parte de R$ 117.990.
“Este posicionamento extremamente competitivo mostra a importância que a Citroën dá à acessibilidade de seus produtos, democratizando uma mobilidade com estilo e conforto que até então só estava disponível em modelos superiores”, explica.
O motor Turbo T200 equipa as versões intermediária e de topo. (Citroën/Divulgação)
Conceito Basalt Vision
O Basalt é derivado do conceito Basalt Vision, apresentado no início do ano pela montadora francesa. O modelo, apresentado nesta quinta-feira (2), reúne praticamente todos os elementos que foram antecipados pelo conceito, incluindo o seu design. Esse conjunto é produzido no Polo Automotivo Stellantis de Porto Real (RJ) com 80% de integração local, segundo a montadora.
A dianteira traz vincos nos para-choques, nas laterais e no teto, transmitindo mais robustez ao modelo. As elevações na parte posterior do teto otimizam a aerodinâmica e favorecem o posicionamento das articulações do porta-malas que comporta 490 litros (padrão VDA).
Citroën Basalt 2025 - Externo
1 de 4
Citroën Basalt 2025(Citroën/Divulgação)
O modelo traz elementos escurecidos ao redor dos arcos dos para-lamas e na parte inferior dos para-choques e barras laterais chamadas de Color Touch nas laterais do para-choque dianteiro e na coluna C, próximo às portas, identificando as versões de forma visual.
No Basalt Feel elas são pintadas no tom Andre Red (nome em homenagem a Andre Citroën, criador da marca), enquanto na versão Shine e First Edition elas adotam o tom levemente dourado Terre de Toscane.Todas as versões têm rodas de liga leve de 16 polegadas.
Ao todo, são seis cores: a azul Cosmo Blue, que faz sua estreia na gama Citroën no Brasil e é exclusiva do Basalt; o vermelho Rouge Ruby, o Prata Artense, o Cinza Grafito, o preto Perla Nera e o Branco Banquise. Além dessas, há a o tom perolizado Branco Nacré, exclusivo do Basalt First Edition. Na versão Shine também há a opção de teto bitom na cor Perla Nera.
O Citroën Basalt tem preços competitivos. (Citroën/Divulgação)
Por dentro, o painel adota uma ampla faixa bicolor no tom Solar Bronze, integrando visualmente o painel digital colorido de 7” com a central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple Carplay e seis alto-falantes. Logo abaixo, fica o ar-condicionado digital automático. O apoio de braço para o condutor é de série em todas as versões, passando pela oferta dos encostos de cabeça laterais traseiros com abas.
Citroën Basalt 2025 - Interno
1 de 7
Citroën Basalt 2025(Pedro Bicudo)
De série, todas as versões vêm equipadas com retrovisores, vidros e travas elétricas, câmera de ré, monitoramento inteligente da pressão dos pneus, painel digital colorido, alarme com comando na chave canivete, airbags laterais, faróis com DRL de LEDs, rodas de liga-leve de 16” e assistente de partida em rampa (inclusive para manobras de ré).
Ficha técnica
O Basalt é derivado do conceito Basalt Vision. (Citroën/Divulgação)
Citroën Basalt Feel
Motor: Dianteiro, transversal com 3 cilindros em linha