O ano de 2021 promete ser o ano em que os SUVs vão dominar os lançamentos. Na pesquisa que realizamos junto às montadoras, o modelo já caiu nas graças dos motoristas brasileiros e são a maioria dos lançamentos planejados para os próximos meses, que também trazem uma aposta grande em modelos elétricos e também na estreia de novas linhas no Brasil.
Um dos exemplos é o Taos, aposta da Volkswagen para o segundo semestre de 2021, que traz conectividade e segurança. O modelo deve complementar a linha de SUVs da montadora alemã, que hoje tem Nivus, T?Cross e Tiguan Allspace. Ele é mais um importante lançamento da nossa ofensiva de produtos, especialmente no segmento de SUVs, para atender plenamente às necessidades do consumidor da região América Latina. No segundo trimestre de 2021, a família de SUVs da Volkswagen no mercado brasileiro estará completa, diz Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen na América Latina.
Outra montadora que aposta nesse mercado é a Ford, que traz para o Brasil a linha Bronco de SUVs, que são ícones de performance e capacidade off-road nos Estados Unidos. A Jeep também aposta em uma versão de sete lugares de um de seus modelos, ainda não revelado, e a Toyota, também engrossa o segmento, com a nova versão da SW4, com mais potência e novidades na segurança.
A Audi também entra na corrida dos SUVs, com os novos RS Q3 e RS Q3 Sportback, já lançados na Europa e atualmente em pré-venda no Brasil. A montadora alemã também aposta nos elétricos, com e-tron S Sportback, e-tron GT e RS e-tron GT, todos funcionando 100% com bateria elétrica. A ação é parte do compromisso da empresa, que intensificou sua ofensiva para redução da pegada de carbono de seus veículos em 30% até 2025.
Confira a seguir, as novidades que chegam ao mercado em 2021:
A Audi traz dois modelos de SUV, com motor 2.5 TFSI de cinco cilindros, 400 cv e 48,9 kgfm de torque. Os veículos vêm com câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas, chegando a 100 km/h em 4,5 segundos. Os dois compactos esportivos oferecem um design mais atlético e performance também adaptada para o dia a dia.
Já na pré-venda, esse modelo apresenta um novo visual mais agressivo e o conceito MMI touch, interface de controle de todo o sistema de informações e entretenimento do veículo. Com tecnologia híbrida, promete menos consumo de combustível e motor 2.0 TFSI, com até 249 cv de potência para a versão topo de linha e torque de 370 Nm.
O modelo confirma a ofensiva da montadora no segmento de elétricos de luxo. O e-tron S2 e o novo e-tron S Sportback3 possuem três motores elétricos, sendo dois no eixo traseiro e um no dianteiro, com potência total de 489 cv e torque de até 99,3 mkgf. Bateria de lítio de 95 kWh com autonomia de até 363 km no ciclo WLTP.
A versão mais poderosa dos seus elétricos chega ao Brasil em 2021. O e-tron GT é equipado com dois motores elétricos, 590 cv e aceleração de 0 a 100 km em 3,5 segundos. A bateria de lítio de capacidade de 90 kWh, com carga completa, dá autonomia de até 400 km. Já a versão RS traz pela primeira vez a assinatura dos esportivos da marca em um carro elétrico. O RS e-tron GT, também com dois motores, terá potência de 700 cv.
Um dos modelos esportivos da BMW a ser lançado no Brasil, o M3 tem duas versões: M3 Sedan e M3 Competition. Cada uma delas com suas especificidades, sendo que a versão Sedan possui 479 cv de potência e 56,0 kgfm de torque e a Competition, 510 cv de potência e 66,2 kgfm de torque. Ambas possuem tração traseira e câmbio manual de seis marchas.
Cupê esportivo da linha M2 que traz 450 cv e torque de 56,1 kgfm. Com visual mais agressivo, possui capô em plástico com reforço de fibra de carbono, deixando o veículo mais leve. Conta com spoiler integrado ao porta-malas e difusor traseiro.
Terceiro lançamento de 2021 da BMW, esta versão elétrica do Mini Cooper chega para competir no segmento de luxo de carros eletrificados no país. Ele é o primeiro modelo totalmente elétrico da montadora. Com potência de 184 cv e torque de 27,5 kgfm, ele é alimentado por baterias de íons de lítio com autonomia para 230 km.
Um dos ícones da marca nos Estados Unidos, a família de SUVs Bronco chega para disputar esse nicho de mercado na América Latina e Brasil. Segundo a montadora, a nova família de SUVs oferece performance e capacidade off-road, além de recursos inteligentes de conveniência, tecnologias avançadas de assistência ao motorista, pacote superior de segurança e conectividade.
Edição limitada com motor V8 do clássico muscle car da montadora americana. Faz a ponte entre o Mustang GT e as versões Shelby, com vários componentes do GT350 e do GT500. Entre as novidades, o novo Mach 1 vem com uma tunagem especial desenvolvida para as pistas e recursos de conectividade.
Versão adicional da picape voltada ao uso urbano, com estilo robusto e sofisticado. Essa versão será baseada no modelo topo de linha, Limited, e deve vir equipada com motor 3.2 turbo diesel, tração integral e câmbio automático de 6 marchas.
O Kicks vai ganhar uma reestilização. O modelo mais vendido da marca no Brasil teve sua cara nova apresentada em maio, na Tailândia, e apresenta um formato mais compacto, com um design mais próximo do que tem sido tendência dos SUVs da marca japonesa. Com uma frente mais agressiva, o para-choque e a grade dianteira dão um ar de um veículo mais potente. Na parte traseira, o para-choque também sofreu mudanças e emenda com o acabamento do porta-malas e os faróis de LED, adicionando uma linha horizontal e mais destaque a essa estrutura.
Nova picape chega com design mais moderno, mudanças nos faróis dianteiros, grade e para-choques. Internamente, dentre as principais mudanças, está o equipamento de áudio, agora integrado ao painel de instrumentos que conta com mais conectividade e bancos dianteiros com ventilação para climas mais quentes. O motor 2.8L diesel teve aumento de potência de 15% e agora rende 204 cv. As versões flex seguem com o propulsor 2.7L Dual VVT-i de 16V de 163 cv quando abastecido com etanol e 159 cv quando abastecido com gasolina.
A Nova SW4 2021 também ganhou 15% a mais de potência no motor 2.8L diesel, que passa a render 204 cv. No que diz respeito à segurança, foi adicionado o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense na versão topo de linha SRX com sistema de pré-colisão frontal (PCS), sistema de alerta de mudança de pista (LDA) e controle de cruzeiro adaptativo (ACC). O novo modelo também conta com bancos dianteiros com ventilação.
O Taos estreia no mercado nacional com motor 250 TSI, de 1,4L de capacidade cúbica, premiado como International Engine of the Year, produzido em São Carlos (SP), e incorpora a tecnologia Total Flex. Entrega 150 cv de potência e 250 Nm (25,5 kgfm) de torque. Na segurança, o modelo terá diversos sistemas de auxílio à condução. E o VW Play traz touch screen de 10,1 polegadas e memória própria de 10 GB.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta