> >
Fenabrave eleva de 14,7% para 15,1% previsão de alta das vendas de veículos em 2024

Fenabrave eleva de 14,7% para 15,1% previsão de alta das vendas de veículos em 2024

No acumulado desde o primeiro dia do ano, as vendas de veículos zero quilômetro tiveram crescimento de 14,1%, com 1,86 milhão de unidades licenciadas no Brasil

Publicado em 14 de outubro de 2024 às 14:46- Atualizado há 2 meses

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Empresas oferecem desde carros populares até opções de luxo.
Pelas novas projeções, o mercado terminará o ano com 2,66 milhões de veículos. (Freepik)

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entidade que representa as concessionárias de automóveis, revisou para cima as previsões para o desempenho do setor neste ano. A projeção ao crescimento das vendas de veículos, que começou o ano em 12% e foi revista para 14,7% em julho, agora está em 15,1%.

A associação atualizou o seu prognóstico, na esteira do desempenho acima das expectativas da atividade econômica e do consumo, que tem sido impulsionado pelo crédito, transferências de renda e mercado de trabalho aquecido. No acumulado desde o primeiro dia do ano, as vendas de veículos zero quilômetro tiveram crescimento de 14,1%, com 1,86 milhão de unidades licenciadas no Brasil.

A previsão da Fenabrave engloba carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Pelas novas projeções, o mercado terminará o ano com 2,66 milhões de veículos. Mais cedo, a entidade informou que, no melhor resultado para o mês em 10 anos, setembro terminou com 236,4 mil veículos vendidos no País, um crescimento de 19,6% frente ao mesmo mês do ano passado.

Trata-se do maior volume registrado em setembro desde 2014, quando o mercado chegou a 296,3 mil unidades no mesmo mês. O desempenho reflete a melhora nas condições de crédito, na esteira da queda dos juros praticados nos financiamentos de veículos, somada ao mercado de trabalho aquecido e crescimento da renda. A demanda firme das locadoras de automóveis, que estão renovando suas frotas, também explica o resultado positivo.

Produção e exportações

A produção também registrou recorde, já que o volume de 230 mil veículos fabricados em setembro, superou em 10,1% o número do mesmo mês do ano passado. Também representa a maior produção do setor para o mês dos últimos cinco anos. Frente a agosto, porém, houve queda de 11,4% na produção de carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, conforme balanço divulgado pela Anfavea.

No acumulado desde o início do ano, a produção teve crescimento de 7%, com 1,87 milhão de veículos montados nos nove primeiros meses de 2024.

As exportações do mês passado, que somaram 41,6 mil veículos, subiram 51,7% quando comparadas aos embarques do mesmo período de 2023. Frente a agosto, as vendas de veículos ao exterior marcaram crescimento de 8,9%. Com isso, as exportações das montadoras passam a mostrar queda de 12% no acumulado desde janeiro, somando em nove meses 284,2 mil veículos.

Com informações da Agência Estado.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais