CAMPINAS (SP) - As versões híbridas do Pulse e do Fastback foram apresentadas na última semana, e a Fiat tem a intenção de liderar a popularização da eletrificação no país, principalmente porque seus dois modelos estão, em termos de preço, entre os mais acessíveis do mercado.
O Pulse Audace, por exemplo, chega ao mercado custando R$ 125.990, o que o torna o modelo híbrido mais barato atualmente. Já o Fastback, a versão Impetus, híbrida, mais completa e mais cara do SUV sai por R$ 161.990, um valor bem abaixo de outras marcas consolidadas no mercado.
Apenas por aí, a montadora já consegue atrair a atenção para seus híbridos, além de contar com a própria reputação, sua capilaridade em termos de revenda no país, e também o prestígio dos dois modelos, que figuram entre os mais vendidos da categoria (ambos somam mais de 70 mil unidades vendidas no ano, segundo dados da Fenabrave).
Lançado em 2021, o Pulse foi desenvolvido com foco no mercado brasileiro e se tornou o primeiro SUV da marca italiana. Além disso, ele estreou o motor T200, o 1.0 turbo de 13 cv de potência e o torque de 20,4 kgfm. Tanto externa quanto internamente, o modelo não teve mudanças significativas com a nova motorização.
Ele mantém o design com dianteira alta, aliada aos faróis full LED e ao para-choque elevado. A lateral permanece com o estilo mais musculoso do carro, com detalhes em plástico preto nas caixas das rodas, rack longitudinal no teto e acabamento diferenciado sob os vidros.
O para-choque traseiro também otimiza o ângulo de saída, assim como a dianteira, com uma altura maior. O interior também não mudou, com seu painel em tons prata e cinza, e mix de texturas.
O painel de instrumentos varia de acordo com a versão: na Audace é menor, com 5 polegadas, onde há uma representação do modelo para indicar o carregamento da carga elétrica e, nas laterais, os marcadores de velocidade e aceleração são analógicos com ponteiros. Na versão Impetus, esse painel é completamente digital.
Acompanha ainda o sistema multimídia com até 10,1 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. O porta-malas dispõe de 370 litros de capacidade, que pode ser ampliado com o rebatimento dos bancos.
No quesito segurança, o Pulse segue equipado com ADAS (sistema avançado de assistência ao condutor) a partir da versão Impetus, em pacote que inclui frenagem automática de emergência, assistente de Permanência em Faixa, e a comutação dos faróis, que define entre o farol alto e baixo automaticamente.
O Fiat Pulse 2025 traz como opções de cores Preto Vulcano, Branco Banchisa, Vermelho Monte Carlo, Prata Bari, Cinza Strato, Cinza Silverstone e Azul Amalfi (exclusiva para Audace e Impetus). A versão Audace oferece teto bicolor por meio de opcional, enquanto na versão Impetus esta pintura é de série.
Já o Fastback, mais novo, lançado em 2022, e também desenvolvido tendo o Brasil como foco, tem a missão de ser uma versão mais acessível de um SUV cupê, até então quase que exclusividade de marcas premium. Ele também é equipado com o motor T200, que agora passa a ser híbrido nas versões Audace e Impetus.
Desenvolvido sobre a plataforma MLA da Stellantis, ele também não passou por mudanças estéticas por fora ou por dentro. Ele permanece com o mesmo design, mantendo sua altura do solo de 192 mm, assim como os ângulos de ataque (20,4) e transposição (21,2).
Todas as versões vêm de série com quatro airbags, sendo dois frontais e dois laterais. A partir da versão Audace, o modelo segue equipado com ADAS, entregando frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, e a comutação dos faróis.
A partir da versão Audace, que tem motorização híbrida, o Fastback vem equipado com multimídia de 10,1 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Assim como o Pulse, o painel de navegação é digital e já vem com informações sobre o carregamento da bateria elétrica.
O modelo conta ainda com carregador por indução com saída de ar-condicionado dedicada nessa região, navegação embarcada com trânsito em tempo real de série, função TC+ para frenagem em condições de baixa aderência, controle de estabilidade, câmera de ré e ar-condicionado automático digital com saída para fila traseira.
O Fiat Fastback 2025 conta com as cores Preto Vulcano, Branco Banchisa, Cinza Silverstone, Prata Bari, Cinza Strato e a nova Azul Amalfi (exclusiva das versões Audace e Impetus). As versões Impetus, assim como o Pulse, oferece ainda o teto bicolor de série.
O sistema híbrido leve da Fiat consiste em um motor elétrico multifuncional para substituir o alternador e o motor de partida. Ao todo, são duas baterias que geram torque adicional para o motor térmico e energia elétrica para carregar as baterias de chumbo-ácido de 68Ah e de íon de lítio de 11Ah, ambas de 12V, que fornecem energia ao motor elétrico. Isso se traduz em maior eficiência e economia de combustível, segundo a Fiat.
O motor térmico (a combustão) é o já conhecido T200, com 130 cv de potência e torque de 20,4 kgfm aliado a um câmbio CVT de sete velocidades. Na prática, durante o teste-drive realizado em Campinas (SP), há pouca mudança de percepção no que diz respeito à potência e ao desempenho do carro no dia a dia.
A diferença mesmo está em alguns detalhes, como um silêncio maior na cabine, principalmente em momentos de desaceleração e frenagens, quando a bateria elétrica está sendo carregada, e no resultado final, que é a economia de combustível e menor índice de emissões de gases, sobretudo quando usado com gasolina.
Tanto o Pulse quanto o Fastback foram testados em um percurso preestabelecido, onde foi possível sentir os dois carros num ambiente de trânsito mais intenso, bem parecido com o dia a dia da maioria das pessoas que vai adquirir um carro desses. O consumo é um dos principais chamarizes para a compra desse tipo de modelo.
Como foi um trajeto rápido, com cerca de 40 minutos, e basicamente dentro da cidade, sem muitos trechos de rodovias, não é possível comparar a performance com o dia a dia no trânsito, tampouco com uma longa viagem. Mas as medidas de consumo se aproximam da média divulgada pela Fiat no lançamento dos modelos.
Diferentemente de outros modelos híbridos não plugins, que chamam a atenção pelo consumo mais baixo, a motorização estreada nos dois SUVs não faz tanta diferença no consumo. Mas é um primeiro passo rumo à eletrificação, já que podemos esperar outros modelos não apenas da Fiat, como também da Stellantis com esse tipo de powertrain.
O conglomerado de empresas já tem outras plataformas eletrificadas prontas e que devem estrear outros modelos, possivelmente mais caros e com ainda mais tecnologia embarcada.
O foco aqui, nos dois SUVs é apresentar a possibilidade desse tipo de tecnologia (como a empresa mesmo tem divulgado em sua campanha publicitária, ser o primeiro híbrido de muita gente) e avisar que será um caminho sem volta, já que a eletrificação veio para ficar, principalmente no que tange à performance e à emissão de gases.
De resto, os dois SUVs não perderam em nada a sua performance. Vão contribuir para a questão da descarbonização, são isentos de rodízio e possivelmente serão a porta de entrada para outros modelos híbridos mais robustos ou até mesmo 100% elétricos.
A jornalista viajou a convite da Fiat.
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