Depois do Peugeot Expert e do Citroën Jumpy é a vez do Fiat Scudo ser vendido no Brasil com o lançamento, nesta quinta-feira (23), do furgão da montadora italiana. De cara, as três vans são basicamente o mesmo carro. Isso porque a Fiat integra o conglomerado Stellantis, que é também dona das marcas Citroën e Peugeot, que pertencem ao grupo PSA, desenvolvedor do projeto original, que estreou nos carros das marcas francesas.
O modelo que chega às concessionárias é um furgão médio, por isso, ele é possível de ser dirigido por motoristas com a categoria B na CNH. E assim como seus “primos” franceses, ele possui uma versão de carga a Cargo e outra que permite uma configuração de até oito lugares, a Multi. E o furgão da Fiat também terá uma versão 100% elétrica além das duas movidas a diesel, com autonomia de 330 km (a maior no segmento, segundo a Fiat).
“Com o Scudo, atenderemos os clientes da categoria D que buscam agilidade, produtividade e rentabilidade em um utilitário. Além disso, damos mais um passo no caminho da eletrificação, oferecendo uma nova opção de mobilidade com o e-Scudo, a primeira van elétrica da Fiat no Brasil”, afirma o vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul, Herlander Zola.
Montado no Uruguai, o Fiat Scudo tem como dimensões 1,94 m de altura, o que facilita a sua passagem em acessos subterrâneos e garagens, garantindo a vocação urbana do modelo, que pode transportar até 1,5 tonelada. No comprimento, ele mede 5,3 m e tem volume de 6,1 m³, podendo transportar itens de até 2,8 metros de comprimento.
“Com amplo conhecimento do mercado de veículos comerciais leves para trabalho, a Fiat é parceira há algumas décadas já de frotistas e profissionais autônomos em seus negócios nos segmentos B e E, com a Nova Fiorino (lançada no fim de 2021) e Ducato, respectivamente. Nosso objetivo agora é atingir 100% de cobertura do mercado de furgões”, avalia Zola.
A versão a Diesel do Fiat Scudo tem o motor estreante 1.5l turbo diesel, com 120 cv e torque de 300 Nm. Com câmbio manual de seis velocidades, a capacidade do tanque é de 69 litros e o modelo tem autonomia média de 800 km, fazendo, segundo o Inmetro, 12,4 km/l. De acordo com a legislação vigente, possui um compartimento para adicionar o aditivo que ajuda a tratar os gases de exaustão e reduzir a emissão de poluentes.
O modelo conta ainda com a função start/stop, suspensão independente nas quatro rodas e alerta de fadiga. A alavanca de câmbio fica integrada ao painel, que possui um quadro de instrumentos digital de 3,5 polegadas com computador de bordo. Para completar, diversos porta-objetos na cabine somam quase 42 litros de capacidade, segundo a Fiat.
Com rodas de aço de 16 polegadas, ele é equipado com ABS, três airbags (para motorista e passageiros), controle eletrônico de estabilidade, assistência em subidas, faróis de neblina dianteiros, cintos de segurança de três pontos com ajuste de altura e faróis em halogênio com DRL.
O modelo traz ainda ar-condicionado, fecho centralizado das portas, parede divisória separando cabine do vão de carga, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos com one touch, ajustes de altura e profundidade do volante, ajuste de assento para altura, apoio lombar e de braço, controle de cruzeiro com limitador de velocidade e tomada 12v no compartimento de carga.
Com preços partindo de R$ 187.490 para a versão Cargo e R$ 192.490 para a Multi, o Fiat Scudo tem um plano de revisões com valores mais baixos que os seus concorrentes. Segundo a montadora, as três primeiras, somadas, chegam a R$ 2.700 e o custo de peças de manutenção chega a ser 14% menor que outros modelos da categoria.
O plano de revisões possui três opções. No plano Conforto, as três primeiras revisões saem por R$ 99 a mais na parcela do financiamento ou R$ 2.700 no total. Já no plano Proteção, além das três primeiras revisões, ainda são garantidos alguns itens de desgaste como o kit de pastilhas de freio dianteiro, jogo de palhetas de para-brisa, além de alinhamento e balanceamento, e custa R$ 183 a mais na parcela ou R$ 4.850 no total.
Outra opção é o pacote Segurança, que traz todos os itens do plano Proteção e um ano de garantia adicional, por R$ 220 adicionais na parcela do financiamento ou R$ 5.840 no total.
A versão 100% eletrificada é o Fiat e-Scudo é importada da França e é o primeiro utilitário elétrico da marca. Segundo a montadora, ele tem a maior autonomia da categoria, chegando a 330 km e está equipado com motor elétrico com 136 cv de potência (100 kW) e 260 Nm de torque imediato.
A bateria é recarregada até 80% em 48 minutos e o modelo possui funcionalidades que otimizam o consumo, como o break mode, função de frenagem regenerativa que atua como um freio motor, o que permite conservar ou mesmo recarregar parcialmente a bateria.
Além disso, ele possui três opções: Normal, que equilibra autonomia e desempenho; Eco, que otimiza o consumo de energia e Sport, que prioriza o desempenho com potência e torque máximos, ou seja, promove um gasto maior da bateria.
De itens de série o Fiat e-Scudo tem todos os itens da versão a diesel, mais central multimídia de 7 polegadas (com Apple Carplay e Android Auto), câmera traseira 180 graus, cluster digital com informações sobre nível de bateria, consumo, modo de condução e marcha engatada.
Também possui volante elétrico hidráulico, freio de estacionamento elétrico e sistema de monitoramento da pressão dos pneus, além de sensores de chuva e luzes automáticas. Os preços partem de R$ 329.990.
Todas as versões de motorização (elétrica ou a combustão) estão disponíveis em duas cores: Cinza Artense ou Branco Banchisa. O Fiat Scudo possui garantia de três anos ou 100 mil km nas versões térmicas e na elétrica, além dos 3 anos (ou 160 mil km) do veículo, a bateria tem garantia de 8 anos.
Com informações da Fiat.
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