A Fiat finalmente fez o lançamento oficial do Pulse Abarth nesta quinta-feira (17). O carro, que já havia sido apresentado desde o início do ano, foi o prêmio do vencedor do Big Brother Brasil 22, que terminou em 26 de abril e se tornou o carro madrinha da Fórmula 4. Depois disso, a marca do escorpião, que representa esportividade e motores mais “envenenados”, apareceu na edição topo de linha de outro lançamento da Fiat, o Fastback.
Agora, ela é lançada oficialmente no Brasil, com o primeiro modelo totalmente preparado para receber a esportividade e potência da marca. Segundo o vice-presidente sênior da Fiat e da Abarth na América do Sul, Herlander Zola, o Pulse Abarth vai abrir as portas da marca, que em breve terá outros lançamentos.
Inclusive, a Fiat preparou uma rede de concessionárias (60 no total) exclusivas da marca Abarth, no Brasil, mas o Pulse envenenado estará disponibilizado em todas as revendas autorizadas da montadora italiana. O SUV compacto terá apenas uma versão, bastante completa e sem opcionais, e será comercializado por R$ 149.990, valor próximo ao do Fiat Fastback Limited Edition Powered by Abarth (R$ 154.990).
“Aceleramos para entregar um autêntico Abarth. Mais do que um lançamento de um novo produto, estamos trazendo de volta a marca com toda a força para o Brasil. Sabemos o quanto o brasileiro é apaixonado por esportividade e performance, tudo que a Abarth representa. O Pulse Abarth chega para agradar um público que é fã destes atributos e que deseja transformar a experiência de dirigir em extraordinária”, afirma Zola.
O Pulse Abarth é equipado com o motor Turbo 270, sendo o mais rápido do Brasil na sua categoria, com potência de 185 cv e torque de 270 Nm e nova calibração para a máxima performance. Ele vai a 100 km/h em 7,6 segundos e sua velocidade máxima é de 215 km/h (etanol). Sua relação peso-potência é 6,9 kg/cv.
Desenvolvido na plataforma MLA, o Pulse Abarth traz modificações específicas para o modelo que requer esportividade, como nova calibração do câmbio, que deixam as trocas mais rápidas. As suspensões trazem mais estabilidade e dirigibilidade com molas e amortecedores até 13% mais firmes, segundo a montadora.
A suspensão dianteira ganhou nova geometria e barra estabilizadora de maior diâmetro disponível para maior estabilidade. Já a traseira tem eixo com maior rigidez à torção (+15%). A rolagem da carroceria ainda ficou 10% menor, o que ajudou a manter a altura elevada.
Equipado com rodas mais largas, de 17 polegadas, para mais estabilidade e pneus mais aderentes, o modelo também possui uma nova direção. O sistema de freio também foi redimensionado. E até mesmo a sonoridade do motor está mais esportiva, devido ao novo sistema de exaustão, ganhando aquele ronco característico de carros “envenenados”.
O SUV tem três modos de direção disponíveis: Normal, Manual e o Poison, exclusivo da marca, com resposta rápida. Segundo a Fiat, é possível atingir a mesma velocidade em 60% do tempo quando comparado com o modo Normal.
Com um visual próprio que mostra toda a sua esportividade, o Pulse Abarth traz detalhes em seu design que o diferenciam do modelo de passeio, como detalhes em vermelho, cor característica da marca, a começar por uma faixa lateral, com uma assinatura.
O retrovisor e uma linha no para-choque dianteiro também seguem a mesma estética e cor. Os badges Abarth estão presentes tanto na lateral quanto na dianteira. A Fiat Flag também está presente na grade. Traz ainda rodas de 17 polegadas Racing exclusivas com alívios de massa, maior largura e center cap único.
Na dianteira, há ainda linhas que evidenciam a musculatura do modelo, como o aplique superior com design de fibra de carbono e a grade flutuante com abertura de ar dedicada para maior eficiência. Também traz elementos para melhorar a aerodinâmica, como o air curtain e o para-choque frontal mais baixo e largo.
Já na parte de trás, o SUV compacto possui antena shark, a assinatura Abarth e um para-choque traseiro que reforça o DNA da marca com escapamento com ponteira dupla cromada de 3 polegadas e ronco característico da marca.
O símbolo do escorpião está presente em 13 pontos, como no encosto dos assentos, centro do volante, badge do painel, em uma etiqueta no câmbio e até na tampa do motor.
Por dentro, os bancos são exclusivos para o modelo, feitos em couro ecológico preto. O apoio de braço e o volante trazem costuras no tom, assim como a coifa do câmbio. Há ainda uma faixa vermelha presente no painel e a letra “E” do nome Pulse no badge traseiro também vem nesse tom. O modelo está disponível nas cores Branco Banchisa, Cinza Strato, Vermelho e Preto Volcano, com detalhes externos em vermelho. Já as opções em Vermelho Montecarlo possuem detalhes em cinza ou preto.
O modelo vem completo de fábrica, com diversos itens de série, que são oferecidos como opcionais em outros carros da marca. A central multimídia de 10,1 polegadas vem com a plataforma de serviços da Fiat, que permite acesso a informações do veículo, como diagnósticos e a localização pelo smartphone, smartwatch ou até através de um assistente pessoal.
O Pulse Abarth tem ainda sistemas avançados de assistência à direção (ADAS) com comutação automática de faróis, alerta de mudança de faixa e frenagem automática de emergência. Também possui freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold e conta com airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros de série.
O volante traz o câmbio borboleta, carregador carregador por indução, cluster full digital de 7 polegadas específico para o modelo, que exibe informações como pressão do turbo, força G e potência na tela principal.
Outros itens de série são ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full led, faróis com acendimento automático, sensor de chuva com acionamento automático dos limpadores de parabrisa e Keyless Entry'n Go.
Com informações da Fiat.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta