Lançada em 2016, a Fiat Toro passa agora pela sua primeira grande mudança e estreia o modelo 2022 trazendo novo design, mais tecnologia e conectividade, além de um novo motor turbo para todas as suas versões. A picape passa a ter nove versões, com três opções de motores: Endurance (1.8 flex, 1.3 turbo e 2.0 turbodiesel); Freedom e Volcano (1.3 turbo e 2.0 turbodiesel); e Ranch e Ultra (2.0 turbodiesel). Todas as versões são equipadas com câmbio automático, sendo seis marchas para os motores flex e nove para o diesel.
Começando pelo novo design, a Fiat Toro 2022 traz novo novo capô com fortes vincos, que demonstram a robustez da picape, o reposicionamento da marca com o Logo Script na porção superior da dianteira e a Fiat Flag na nova grade frontal, que tem elementos diferenciados nas configurações Ranch e Ultra.
O modelo também ganha novas rodas de liga leve dedicadas às diferentes versões e para-choques com bulbar integrado, conferindo mais força à Nova Toro. A lateral com linha de cintura elevada e largas caixas de roda mantém a sensação de dinamismo, força e proteção. A traseira conserva a aclamada abertura da tampa dividida em duas partes, que traz mais ergonomia ao uso.
O interior mudou por completo, com novo painel de instrumentos, que abriga um cluster 100% digital como item de série em todas as versões, e novo console central, ambos integrados a diferentes materiais e aos novos revestimentos dos bancos de tecido ou couro, dependendo da configuração. Assim como a Nova Strada, o Logo Script da Fiat estampa o centro do volante e a Fiat Flag ilustra o revestimento em couro da coifa do câmbio.
A cabine também recebeu um novo comando do ar-condicionado digital de duas zonas na central multimídia. Outra mudança fica para o porta-objetos, que agora tem capacidade para 26 litros. O console central ganhou dois porta-copos de 700 ml cada ao lado da alavanca do freio de mão e à frente da alavanca de câmbio há outro espaço para acondicionar objetos, no qual encontra-se o carregador de celular por indução. Ainda para ganhar mais espaço no habitáculo, o comando giratório das funções 4x4 foi posicionado junto ao comando do ar-condicionado.
Uma das novidades mais notáveis da picape diz respeito à performance. A Nova Fiat Toro estreia o motor Turbo 270, resultado da evolução no downsizing em propulsores, com menor cilindrada e elevados desempenho e potência. Além disso, segundo a montadora, ele oferece mais rapidez nas retomadas com a atuação do turbo a partir dos 1.500 rpm.
O propulsor Turbo 270 equipado com a tecnologia MultiAir III da Stellantis, já presente em outros propulsores. Ele gera 185 cv de potência máxima a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a incríveis 1.750 rpm abastecido com etanol. Quando o combustível é gasolina, sua potência é de 180 cv no mesmo regime, assim como o torque.
Segundo a Fiat, o sistema eletro-hidráulico permite o controle totalmente flexível da duração e da elevação das válvulas de admissão, além do controle de carga do motor sem gerar perdas de bombeamento e contribuindo para reduzir o consumo de combustível do motor em operações de baixa e média carga.
Para atender a vários perfis, além do inédito motor Turbo 270 (nas configurações Endurance, Freedom e Volcano), a Nova Fiat Toro oferece o motor 2.0 16V turbo diesel (MultiJet II), combinado ao câmbio automático de 9 marchas nas versões Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra, sempre com tração 4x4 e capacidade de carga de carga total de uma tonelada. A picape dispõe também do propulsor flexível EtorQ Evo 1.8 16V na versão de entrada, com 139 cv de potência. Ambos os conjuntos estão atrelados ao câmbio automático de 6 velocidades e à tração 4x2.
A picape ainda traz recursos que contribuem para a condução fora de estrada. Um deles é o novo E-Locker com TC+, que exerce função similar ao sistema Locker das rodas, porém realizado de forma eletrônica pelo controle eletrônico de estabilidade (ESC). Outra atualização é o novo sistema ESC Off (4x4 Low), ainda mais robusto para sair de situações de lama e areia, evitando que o sistema ESC corte a potência do motor em caso de deslizamento das rodas. E há também o ABS Off Road, que permite o travamento da roda por breves instantes (uso em caminhos não pavimentados) formando uma cunha de areia ou brita, antes do sistema entrar em ação normal.
A Fiat Toro 2022 também ganhou itens de tecnologia que a colocam em um patamar de destaque, inclusive de veículos de maior porte no segmento. Um deles é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e, principalmente, segurança para condutor e passageiros.
Há ainda faróis Full LED, sistema de iluminação frontal 100% em LED que melhora em 30% a performance dos faróis, e Cluster Full Digital 7’’. Conteúdo de série em todas as versões, o painel de instrumentos 100% digital com tela TFT proporciona uma melhor visualização das informações com imagens e mensagens completas.
Outra novidade é a nova central multimídia, com duas telas maiores (8,4” e 10,1”) e carregamento de smartphones por indução: basta posicionar o smartphone na área específica do console para iniciar o carregamento sem fio do aparelho. A Nova Fiat Toro traz ainda porta USB com duas entradas tipo A/C para receber diferentes tipos de conexões.
Além disso, a picape inaugura a plataforma Connect Me, de serviços conectados que fornece informações sobre manutenção, navegação e segurança e emergência. A experiência começa ainda na concessionária, onde o cliente realiza um registro prévio. Então, recebe um e-mail para finalizar o cadastro do veículo adquirido e, a partir daí, pode passar a utilizar o aplicativo do sistema no celular e portal.
Dentro do aplicativo, terá acesso a todos os dados do carro, incluindo dados reais sobre nível de combustível, status do óleo e do motor, quilometragem total e autonomia ou até mesmo a necessidade de alguma manutenção. Em casos de emergência relacionada a pane no veículo, o usuário poderá ligar para o call center da marca solicitando assistência ou até mesmo numa emergência médica.
A plataforma também permite serviço de assistência na recuperação do veículo em casos confirmados de roubo ou furto, com rastreio do veículo. Ou, pode identificar uma tentativa de furto ou situação como reboque não autorizado, avisando imediatamente o proprietário pelo aplicativo.
A Nova Toro traz versões com motores flex ou diesel, com câmbio automático de 6 ou 9 marchas. Para atender todos os gostos e necessidades de transporte, trabalho ou lazer. Confira detalhes de cada versão da linha 2022 da picape e seus respectivos preços:
ENDURANCE 1.8 FLEX AT6 – R$ 114.590
ENDURANCE TURBO 270 FLEX AT6– R$ 119.590
Acrescenta em relação à Endurance FLex AT6:
ENDURANCE TURBO DIESEL AT9 4x4 – R$ 152.990
FREEDOM TURBO 270 FLEX AT6 – R$ 131.890
Acrescenta em relação à Endurance:
FREEDOM TURBO DIESEL AT9 4x4 – R$ 164.390
VOLCANO TURBO 270 FLEX AT6 – R$ 144.990
Acrescenta em relação à Freedom:
VOLCANO TURBO DIESEL AT9 4x4 – R$ 177.690
RANCH TURBO DIESEL AT9 4x4– R$ 185.490
ULTRA TURBO DIESEL AT9 4x4 – R$ 187.490
Com informações da Stellantis.
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