A nova Ford Maverick foi lançada nesta semana nos Estados Unidos. O famoso esportivo agora perde o status de carro de passeio e o motor V8 e se transforma em uma picape compacta (para o padrão americano) e ganha um powertrain híbrido de 2.5 de 164 cv com um propulsor elétrico de 128 cv, formando uma potência combinada de 193 cv. A previsão para chegada da nova picape no Brasil é para o início de 2022 e ela deve concorrer diretamente com a Fiat Toro.
Com produção no México, na mesma fábrica que o Bronco Sport (que já aportou no país no mês passado), a Ford Maverick é uma das apostas da montadora como opção de entrada nesse nicho, abaixo da Ford Ranger. Ela mede 5,07 metros de comprimento por 1,84 metro de largura e tem 1,73 metro de altura, sendo a menor picape da Ford. Em comparação com a picape da Fiat, esta mede 4,94 metros de comprimento por 1,84 metro de largura e 1,74 metro de altura.
Construída em monobloco (mesma estrutura da Toro), a Maverick chega como novidade para o mercado americano também voltada para quem busca o conforto de um carro de passeio, mas não abre mão da robustez de uma picape, já que é um mercado de destaque nos EUA e começa a se tornar um nicho crescente no Brasil. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que em 2019 as picapes tinham 12,8% das vendas e agora já são 17,7% (logo atrás do segmento dos SUVs).
“A proposta da Maverick é diferente de tudo o que existe. É uma picape de quatro portas onde cabem cinco adultos e possui um motor híbrido com economia urbana de combustível que supera a de um Honda Civic. A Maverick desafia o status quo e os estereótipos do que uma picape pode ser. Acreditamos que irá atrair muita gente que nunca pensou em ter uma picape”, disse o gerente de marketing para picapes da Ford, Todd Eckert.
A nova Maverick terá três versões: XL, XLT e Lariat. Todas equipadas com o motor 2.5 híbrido de série, que entrega 164 cv a 5.600 rpm e 21,4 kgfm de torque a 4.000 rpm, mais um propulsor elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm, formando uma potência combinada de 193 cv. O modelo ainda terá transmissão CVT. A versão topo de linha tem equipado o mesmo motor 2.0 turbo do Bronco Sport, com 253 cv, além de câmbio automático de oito marchas e tração integral.
Por dentro, a Ford Maverick entrega um bom pacote de equipamentos como itens de série: central multimídia com tela de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, além do sistema FordPass, que permite para o condutor acessar, do seu celular, informações como o nível do combustível, além de dar partida ou desligar o veículo e localizá-lo.
Ainda no pacote de entrada estão faróis de LED com iluminação diurna, vidros e travas elétricas nas quatro portas, câmera de ré, direção elétrica, sete airbags e painel de instrumentos digital, com tela de 4,2 polegadas. O revestimento do bancos é de tecido.
Subindo um pouco mais o degrau, a versão XLT, além das especificações anteriores, possui porta-objetos integrados, conectores D-link e trava elétrica para a tampa, além de rodas de liga leve de 17 polegadas, controle de cruzeiro e espelhos laterais com ajuste elétrico e outros. E a versão topo de linha, chamada de Lariat, ganha um painel de instrumentos maior, com 6,5 polegadas, banco do motorista com ajuste elétrico, ar-condicionado dual zone, chave presencial e rodas de liga leve de 18 polegadas.
Na capacidade de carga, a Ford Maverick leva em sua caçamba 680 kg e 942 litros. Um pouco abaixo da Fiat Toro, sua maior concorrente no Brasil, que comporta 937 litros e 750 kg na versão 1.3 turboflex. O valor sugerido para a nova picape parte de US$ 19.995 (cerca de R$ 101.144). As unidades já estão sendo comercializadas nos EUA.
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