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Honda Sahara 300 traz ingredientes para agradar órfãos da XRE 300

Honda Sahara 300 traz ingredientes para agradar órfãos da XRE 300

Lançada no final do ano passado no segmento trail da Honda, modelo chega com a difícil missão de substituir uma das motos mais populares no Brasil

Publicado em 3 de abril de 2024 às 10:00- Atualizado há 8 meses

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Honda Sahara 300
A Honda Sahara 300 tem tecnologia avançada e design inspirado na África Twin, a Sahara 300. (Honda/Divulgação)

nova Sahara 300 foi lançada no final do ano passado com a difícil missão de substituir a XRE 300, uma das motos mais populares do Brasil. A saída de cena da XRE 300 em 2023 gerou uma grande expectativa se a evolução de sua sucessora justificaria a aposentadoria da pioneira e líder de vendas do segmento trail de média cilindrada.

Com tecnologia avançada e design inspirado na África Twin, a Sahara 300 está disponível com preços sugeridos com base a cidade de São Paulo, não incluindo despesas com frete e seguro, de R$ 27.090 para a Standard (cinza metálico), R$ 27.690 para a Rally (vermelho) e R$ 28.650 para a Adventure (bege metálico).

A nova Sahara 300 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda gratuito em sete revisões – válido a partir da terceira. O intervalo de manutenção é de 6 mil quilômetros ou seis meses após a primeira revisão.

Honda Sahara 300
A frenagem traz sistema ABS (Antilock Brake System) de dois canais. (Honda/Divulgação)

Para ajudar o comprador e aplacar um pouco os já saudosistas da XRE 300, a marca japonesa foi buscar um comparativo entre as duas motocicletas trail com o consultor de vendas Cristiano Rodrigues, da Honda Blokton.

O nome “Sahara” é alusivo à NX Sahara 350, modelo de grande sucesso na década de 90. Com isso, a Honda ressalta que a Sahara 300 não é apenas uma continuidade da linha XRE – no mercado desde 2009 – mas uma moto com uma cara nova para a sua linha trail.

Apesar da semelhança visual entre a XRE e a Sahara 300 – seguindo um design típico da Honda para o segmento –, as duas motos se diferem em pontos importantes, como chassi, motor, eletrônica, câmbio e balança.

“O motor da Sahara 300 é mais forte e a moto é mais equipada que a XRE 300. A Sahara tem tomada USB-C no guidão para recarga do celular, embreagem assistida e deslizante, sistema ESS (alerta de frenagem de emergência) e indicação no painel de troca de marcha. E ainda incorporou o quadro de instrumentos digital da CB 300F, mais completo que o da XRE”, observa Rodrigues.

Honda Sahara 300
O motor da Sahara 300 é mais forte e a moto é mais equipada que a XRE 300. (Honda/Divulgação)

Mais moderna

O projeto da Sahara é mais moderno, com base na CRF 250F e na CB 300F de 2015 e 2022, respectivamente, enquanto a XRE era derivada da XR 250 Tornado de 2001. De acordo com o consultor, isso influencia diretamente na ciclística.

A XRE era mais voltada para uso misto, com versatilidade para passeios na cidade, aventuras na terra e em rodovias. Já a Sahara adicionou uma maior aptidão para as trilhas, com agilidade e conforto para encarar terrenos hostis com mais desenvoltura.

Honda Sahara 300
O nome “Sahara” é alusivo à NX Sahara 350, modelo de grande sucesso na década de 90. (Honda/Divulgação)

“O chassi é mais leve e entrega uma melhor ciclística, adaptando-se a todos os tipos de ambientes, incluindo as trilhas”, ressalta Rodrigues. O amortecedor traseiro da Sahara 300 dispõe de um ajuste de pré-carga em sete posições, ausente na XRE. O sistema possibilita que o piloto encontre o nível mais adequado de amortecimento, sozinho, com garupa ou com carga.

Apesar de os números da XRE serem um pouco superiores, a Sahara é impulsionada por um motor mais moderno, suave e resistente, emprestado da CB Twister 300F, com uma ligeira atualização, com ganhos de 0,5 cavalos na potência e 0,14 kgfm no torque. Na Sahara 300, são 25,2 cavalos e 2,74 kgfm de torque, ante 25,6 cavalos e 2,8 kgfm na XRE.

A diferença nos números é compensada na Sahara 300 pelo comando simples no cabeçote (SOHC), que privilegia o torque em baixos giros. Na XRE, o comando é duplo (DOHC), favorecendo o desempenho em altos giros.

Honda Sahara 300
A Sahara tem tomada USB-C no guidão para recarga do celular. (Honda/Divulgação)

Na prática, conforme o consultor, a Sahara oferece mais força em baixas rotações, com respostas rápidas já a partir de 2.500 rpm, dando a sensação de que o motor é mais “esperto”. Na XRE 300, o propulsor precisa girar mais para conseguir o mesmo comportamento.

O conjunto na Sahara 300 conta com um câmbio de 6 marchas – na XRE, é de 5. A nova moto acrescenta a embreagem assistida e deslizante, tecnologia de motos de alta cilindrada, impedindo a roda traseira de travar em reduções bruscas. A parte assistida garante um funcionamento mais suave da manete, tornando as viagens e deslocamentos nas cidades menos cansativos.

“O motor gerenciado por uma transmissão de 6 velocidades era algo que os clientes pediam há tempos. Ter uma marcha a mais dá um fôlego maior, principalmente para rodar na estrada”, lembra Rodrigues, garantindo ainda que a condução é mais suave, com redução no consumo e na vibração do propulsor.

Honda Sahara 300
O conjunto na Sahara 300 conta com um câmbio de 6 marchas . (Honda/Divulgação)

Equivalentes no consumo

As duas motos praticamente se equivalem no consumo e no desempenho. A média de ambas fica na casa de 30 km/l de gasolina no ciclo cidade-estrada. O tanque tem a mesma capacidade (13,8 litros), para uma autonomia de até 400 quilômetros – ideal para quem curte pegar a estrada. Na velocidade final, a Honda anuncia 129 km/h para a Sahara e 130 km/h para a XRE.

Aspecto importante na nova Sahara 300 relacionado à maneabilidade, à frenagem e à performance é sua redução de peso nas versões Standard e Rally, que passou de 148 para 147 quilos. Na Adventure, o peso é de 149 quilos.

Honda Sahara 300
O projeto da Sahara é mais moderno, com base na CRF 250F e na CB 300F de 2015 e 2022. (Honda/Divulgação)

A frenagem traz sistema ABS (Antilock Brake System) de dois canais. O disco dianteiro tem 256 milímetros de diâmetro, no qual atua um cáliper de pistão duplo de comando hidráulico. O disco traseiro tem 220 milímetros e cáliper de pistão simples, também com comando hidráulico. Uma série de acessórios originais, exclusiva para a Sahara 300, está disponibilizada nas concessionárias.

A linha de acessórios criada no Brasil oferece a possibilidade de personalizar a moto e elevar seu grau de proteção e versatilidade. Diferentes opções de para-brisa, top box e protetores de carenagem e de cárter se juntam aos produtos da Honda Store, formada por capacetes, roupas específicas para pilotagem e coleção casual.

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