> >
Hyundai atualiza visual do Creta para a linha 2025 e SUV ganha motor de 193 cv de potência

Hyundai atualiza visual do Creta para a linha 2025 e SUV ganha motor de 193 cv de potência

Nova motorização é inédita para o modelo, que busca apelo na esportividade; interior do modelo também foi totalmente redesenhado e atualizado

Publicado em 8 de outubro de 2024 às 17:41- Atualizado há 2 meses

Ícone - Tempo de Leitura 7min de leitura
Hyundai Creta 2025
Hyundai Creta 2025 ganha porte mais robusto e também alinhado às tendências de design da montadora. (Hyundai/Divulgação)

A Hyundai se despede da versão polêmica do Creta ao apresentar, nesta segunda-feira (7), a linha 2025, que traz uma repaginada geral no visual do SUV compacto. Com um desenho mais “quadradão”, o modelo fica com um porte mais robusto e também alinhado às tendências de design da Hyundai, deixando-o mais parecidos com outros modelos mais premium da montadora, como o Palisade.

Mas o visual não é a única novidade do compacto, já que ele agora ganha uma motorização nova, turbo 1.6 que chega a 193 cv de potência, o que a torna a maior da categoria até agora. Já o motor turbo 1.0 de 120 cv permanece nas versões de entrada, que não terão reajuste de preços, pelo menos neste primeiro momento de lançamento.

Com isso, os preços da nova geração do Hyundai Creta partem de R$ 141.890 para a Comfort, de entrada, com motor 1.0 turbo GDI. Ao todo, são cinco versões: Limited a partir de R$ 156.490; Platinum a partir de R$ 172.690, a N Line os preços começam em R$ 182.090 no caso da N Line. Já a topo de linha Ultimate, que vem com o propulsor Gamma II 1.6 TGDI a gasolina de 193 cv, tem preço sugerido de R$ 189.990, apenas R$ 2 mil acima da opção anterior, de 2.0 litros aspirada, agora descontinuada.

“O mercado brasileiro deixou claro nos últimos anos a aprovação do Hyundai Creta, com a liderança consistente em vendas no varejo entre os SUVs e a histórica e inédita vitória entre todas as categorias no ano passado. Esse território conquistado pelo modelo junto aos clientes vai se expandir ainda mais com a nova geração, que não apresentará aumento de preços nas opções com motor 1.0 turbo e chega com um valor extremamente competitivo para a versão topo de linha, agora equipada com a maior potência da categoria, com impressionantes 193 cv”, comenta Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai para o Brasil e as Américas Central e do Sul.

O novo Creta tem sete opções de cores e acréscimo de preço de acordo com a que for escolhida, com exceção da sólida Preto Onix. Para as opções também sólidas em Branco Atlas ou Cinza Shadow, o acréscimo é de R$ 900. Nas cores metálicas Prata Sand, Prata Brisk e Cinza Silk e na perolizada Azul Sapphire, são adicionados R$ 1.800 ao valor do veículo. Quando a pintura Dual Tone é selecionada (teto preto), o valor da cor é acrescido em R$ 1.500.

Design mais robusto

Com uma mudança radical em seu design, o Hyundai Creta ganhou uma grade frontal totalmente renovada, em Black Piano, com linhas mais sólidas em comparação à geração anterior e uma nova aplicação do logotipo da Hyundai.

Seu conjunto óptico foi redesenhado sob o conceito “seamless lighting”, que traz uma faixa em LED que percorre toda a frente do carro e luzes de seta sequenciais nas pontas, em sintonia com os últimos lançamentos da Hyundai. O para-choque também ganha novo desenho, que se une de maneira mais robusta ao visual frontal buscando uma maior esportividade.

Hyundai Creta 2025
Na traseira, o SUV traz novo conjunto de lanternas em LED que percorre o porta-malas de ponta a ponta. (Hyundai/Divulgação)

Na lateral, o destaque fica para os vincos mais marcantes, que contribuem para uma aparência de maior aerodinâmica, complementada pela coluna C redesenhada. As rodas serão oferecidas em 16” para a versão Comfort, 17” para versões Limited e Platinum, com design exclusivo para a versão N Line, e 18” para a versão topo de gama Ultimate.

Na traseira, o SUV traz novo conjunto de lanternas em LED que percorre o porta-malas de ponta a ponta, com luzes de seta também sequenciais. O nome do modelo deixa de estar centralizado e é realocado no canto baixo esquerdo do porta-malas, tendo a motorização identificada no lado oposto. Assim como na parte frontal, o novo para-choque traseiro reflete maior robustez.

Além de contar com rodas diamantadas de 17 polegadas, a versão N Line oferece um visual diferenciado na grade frontal e nos para-choques, combinação de cores internas em preto e vermelho, escapamento esportivo com duas saídas, pedaleira exclusiva, bancos em couro em preto e vermelho, saias laterais em cinza brilhante, acabamento da Coluna C em Black Piano, e detalhes em grafite nas maçanetas, volante, painel e console.

Hyundai Creta 2025 N Line(Hyundai/Divulgação)

Interior foi todo redesenhado

O interior também foi todo redesenhado, a começar pelo painel de instrumentos de 10,25 polegadas integrado à multimídia, também de 10,25 polegadas, para as versões Platinum, N Line e Ultimate, na nova linguagem de design interno mundial da Hyundai.

Os bancos são em couro para as versões Platinum, N Line e Ultimate e contam com sistema de ventilação para o motorista. Em sua versão topo de gama, o Hyundai Creta oferece ainda ajuste elétrico de quatro posições para os bancos dianteiros.

O modelo traz pontos de contato em soft touch e oferece combinações de cores internas nas opções Preto, Preto e Marrom, e Cinza Claro com Cinza Escuro, além de uma opção exclusiva para a versão N Line, em Preto e Vermelho.

Hyundai Creta 2025(Hyundai/Divulgação)

Além disso, está equipado com teto solar panorâmico com comando de voz, ar-condicionado automático de duas zonas, retrovisor interno eletrocrômico, carregador de celular por indução e seletor de modo de direção (Eco, Comfort e Sport).

O modelo conta com o pacote de segurança Hyundai SmartSense, que tem:

Seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, controle de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, acionamento inteligente one-touch das luzes de direção são oferecidos em todas as versões, assim como freios ABS com EBD, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sinalização de frenagem de emergência e monitoramento de pressão dos pneus.

Motorizações

As versões Comfort, Limited, Platinum e N Line do Hyundai Creta seguem com motor 1.0l Turboflex GDI de injeção direta de combustível que recebeu atualização para melhor consumo de combustível, segundo a montadora. O propulsor de três cilindros entrega potência de 120 cv, com torque máximo de 17,5 kgf.m logo aos 1.500 rpm, que se mantém até 3.500 rpm.

Entre as atualizações do motor 1.0 turbo, o coletor de exaustão está agora acoplado ao cabeçote do motor, o que resulta, de acordo com a Hyundai, em melhor eficiência térmica do conjunto. Também, foi substituída a válvula termostática por um novo sistema de válvula inteligente, que agora é controlada pela ECU do motor. A bomba de óleo ganhou uma nova tecnologia que, de forma automática e controlada pela ECU do motor, consegue regular a pressão do óleo de maneira mais eficiente, de acordo com a necessidade de lubrificação do motor.

Hyundai Creta 2025
Nova motorização tem potência máxima de 193 cv e torque de 27,0 kgf.m a 4.500 rpm. (Hyundai/Divulgação)

A novidade da nova geração fica por conta da inédita motorização 1.6 Turbo GDI, a gasolina, de 7 marchas, exclusiva da versão topo de linha Ultimate. Com potência máxima de 193 cv e torque de 27,0 kgf.m a 4.500 rpm.

Neste motor, a caixa de câmbio de 7 marchas e embreagem dupla (DCT 7) de segunda geração apresenta, de acordo com a Hyundai, maior eficiência energética ao transferir 94,9% do torque do motor graças à viscosidade aprimorada do óleo de transmissão e da utilização de rolamentos de menor fricção.

O diferencial vem com junta selada, que previne danos e potenciais vazamentos, e houve redução do número de conectores elétricos e simplificação de chicotes elétricos uma vez que os atuadores das embreagens e das marchas são integrados.

A Hyundai informou também que os dois motores tiveram seu nível de consumo otimizado em comparação à geração anterior. Para o motor 1.0 Turbo GDI, anteriormente mapeado para percorrer 12 km por litro de gasolina na estrada, a nova taxa passa a ser de 12,7 km/l, representando uma melhoria de 6% no consumo.

No caso do motor 1.6 Turbo GDI, a otimização é de 9% na comparação com o motor 2.0 aspirado, que equipava a versão Ultimate até então. O Creta topo de linha é capaz de fazer 13,5 km por litro de gasolina na estrada. Todas as versões contam com transmissão automática e ambos os motores estarão disponíveis com sistema Stop & Go, para desligamento e partida do motor.

Com informações da Hyundai.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais