A Jeep anunciou a chegada da linha 2025 do Compass em grande estilo, trazendo uma série de novidades para o modelo, que chega às lojas ainda esta semana. A começar pela redução de preços. O novo modelo teve seus preços reduzidos em até R$ 20 mil comparado às versões atuais, trazendo mais equipamentos e tecnologia, principalmente relacionados à segurança.
Outra novidade é que o Compass ganha uma nova versão topo de linha, mais esportiva, a Blackhawk, que entra no lugar da Trailhawk, estreando o motor Hurricane, de 272 cv, que chegou por aqui na picape da Ram, a Rampage (empresa que faz parte do mesmo conglomerado que integra a Jeep).
“Trouxemos para o modelo o motor Hurricane, o mesmo da Rampage, que traz mais esportividade e performance para o modelo. Além disso, estamos dando cinco anos de garantia para o Compass”, conta Hugo Domingues, vice-presidente da marca Jeep Stellantis América do Sul.
Segundo apresentação realizada pela empresa, o Compass passa a oferecer cinco anos de garantia de fábrica, estendendo-se também para as versões a partir do ano-modelo 2022. Ou seja, todos os Compass comprados a partir da linha 2022 terão a atual garantia estendida para mais um ou dois anos, a contar pelo ano da versão adquirida.
Essa garantia também será válida para modelos do Compass blindados, mas com uma condição: de que a blindagem seja feita na rede de concessionárias da Jeep, por meio da empresa certificada pela montadora.
“O Brasil é o país que mais blindam carros e o Compass está entre os mais blindados do país. Com isso, oferecemos o Compass com blindagem e certidões by Jeep com cinco anos de garantia, preço competitivo e financiamento integrado”, complementa Dercyde Gomes, head de Parts & Services Stellantis América do Sul.
A gama passa a ter sete versões: Sport e Longitude (equipados com motor T270 Turbo Flex), Limited (motor T270 ou TD350 Turbo Diesel), Série S (motor T270), e as estreantes Overland e Blackhawk, que serão equipadas com o motor Hurricane.
Posicionada no topo da gama, a versão Blackhawk recebe o novo motor Hurricane 2.0 turbo e traz elementos exclusivos de design. Para começar, ela se diferencia por apresentar tratamento escurecido em diversos pontos, como grade frontal, logotipos e rodas de 19 polegadas em liga leve, e as únicas a contar com pinças de freio na cor vermelha.
Aqui, para-lamas e saias laterais são na cor da carroceria, trazendo o mesmo conceito escurecido no interior do veículo, que traz revestimento do teto na cor preta. A versão traz acabamento em couro e suede, bancos elétricos, tanto para motorista como passageiro e abertura e fechamento do porta-malas eletrônico e com sensor de presença.
O recurso batizado de “performance pages” é mais um particular desta versão. Por meio dele o condutor tem acesso a uma série de dados da pista direto na tela do painel digital, como Força G, pressão na turbina, percentual de utilização da potência e torque, velocímetro (digital ou analógico) e conta-giros do motor.
O Compass ganhou algumas novidades em seu visual, mas não tão profundas. Começando pela grade frontal, que tem agora uma aplicação diferenciada para as versões Limited e Série S, além de um visual diferenciado para todas as equipadas com o novo motor Hurricane. Para as versões S, Overland e Blackhawk os para-lamas e as saias laterais vêm na mesma cor da carroceria.
O modelo ganha ainda novas rodas com desenhos diferenciados, que podem ser de 18” ou 19”, dependendo da versão. No caso das rodas de 19”, todas trazem a tecnologia seal inside, uma solução de mobilidade estendida que permite ao pneu continuar rodando sem perda de pressão do ar, prevenindo 85% dos casos de perfurações de até 5mm localizadas na banda de rodagem, segundo a montadora.
No caso das versões Longitude T270, o consumidor pode ainda optar pelo pacote Night Eagle, que inclui design externo com elementos escurecidos (rodas, friso lateral, moldura da grade, friso do rack de teto e logotipos) e disponibilidade da cor especial Sting Gray. Ainda há teto solar elétrico e panorâmico, que é de série nas versões S e Blackhawk, e opcional para as demais.
A grande novidade é a motorização que estreia também duas novas versões topo: a Overland e a Blackhawk. Ambas vêm equipadas com o motor Hurricane 2.0 turbo. São 272 CV de potência e 400 Nm (40,1 kgfm) de torque gerados pelo propulsor 2 litros de quatro cilindros em linha a gasolina, que permite ao modelo acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e a velocidade máxima é 228 km/h.
Atrelado ao motor Hurricane está também o sistema de Tração 4x4 Jeep Active Drive Low, que apresenta o eixo traseiro e a unidade de transferência de força (PTU) desconectáveis. Isso permite um alívio na transmissão quando a tração nas quatro rodas não é necessária, gerando economia de combustível – quando a tração 4x4 se faz necessária, ela é acionada instantaneamente.
O sistema de tração conta, ainda, com um seletor de terrenos pelo qual o condutor tem os modos:
Já as versões Sport, Longitude, Limited e Série S estão equipadas com o já conhecido motor T270 Turbo Flex, com 185 cv de potência e 270 Nm de torque, associado a um câmbio automático de seis velocidades. A ele está atrelado o Jeep Traction Control +.
Outra motorização é o TD350 Turbo Diesel com 170 cv de potência e 350 Nm de torque. Segundo a montadora, ele faz 10,3 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada. Ele está presente na versão Limited, que tem ainda sistema de tração 4x4 Jeep Active Drive Low e câmbio automático de nove velocidades com paddle shift que permite a troca de marchas pela borboleta no volante.
Ainda traz seletor de terrenos, que permite distribuir o torque de forma seletiva entre os eixos da forma mais adequada para as condições de aderência do piso trafegado, e HDC (Hill Descent Control), que auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road.
Outra novidade é que a linha 2025 do SUV médio da Jeep passa a oferecer ADAS nível 2 com a adição do ADA (Assistente ativo de direção). É a combinação do uso do Lane Centering e do ACC. Essa combinação permite que o carro faça curvas de forma autônoma em vias sinalizadas enquanto mantém a velocidade pré-definida.
Além disso, todos os demais recursos ADAS que já eram oferecidos, segundo a montadora, foram recalibrados. Os recursos estão disponíveis como item de série desde a versão Longitude Flex. Apenas na versão Sport que é disponibilizado como opcional.
Ainda no quesito segurança, o modelo tem ainda até 7 airbags, sistema de detecção da pressão dospneus, TC (Controle de Tração), PBA (Panic Brake Assist), HSA (Assistente de partida em aclives), DST (Dynamic Steering Torque), ERM (Sistema Eletrônico Anticapotamento, TSC (Trailer SwayControl), ABS (Anti- lock Braking System) e ESC (Controle eletrônico de estabilidade).
Por dentro, o Compass ganha sistema de áudio de alta qualidade com oito alto-falantes e subwoofer e os seguintes itens de tecnologia e conectividade:
A plataforma Adventure Intelligence Plus traz serviços conectados oferecido pela Jeep, que inclui controlar o veículo remotamente, além de oferecer assistência em tempo real, internet a bordo e navegação integrada. Na configuração “Plus” adiciona os seguintes recursos:
PUNTA DEL ESTE, URUGUAI - Para o lançamento da linha 2025 do Compass a montadora disponibilizou a versão estreante Blackhawk para teste drive. O teste foi realizado em um circuito que envolveu estradas de asfalto, terra batida, alguns buracos na pista e vias urbanas.
Começando pela motorização, o Hurricane se encaixa muito bem no modelo, deixando-o mais ágil e com uma condução mais esportiva. Na estrada ele mostra todo o seu potencial em retomadas rápidas, velocidade constante e boa performance em ultrapassagens, já que os 272 cv de potência e 400 Nm de torque fazem toda a diferença aqui.
Não foi testado o veículo com carga total (isto é, cinco ocupantes mais porta-malas cheio), mas o motor Hurricane dá toda a aparência de estar dirigindo um veículo bem mais leve do que ele realmente é.
Isso pode ser, inclusive, um “problema” em vias urbanas, já que o motor pode uma acelerada mais forte e uma velocidade mais alta, por isso, é preciso ficar de olho no velocímetro ou usar o piloto automático para manter a velocidade constante para não desrespeitar leis de trânsito.
Por fora, ele tem poucas mudanças no visual, apenas alguns apliques pretos, os pneus de 19” novos, que contribuem para a boa performance do veículo e os apliques indicando a versão. Outro diferencial no visual é a grade diferenciada, que ao invés de elementos em formato de colmeia, tem linhas retas. As rodas também ostentam as pinças de freio vermelhas, deixando um ar mais esportivo para o veículo.
Por dentro, ele tem revestimento nos bancos exclusivo para a versão que mistura suede e couro, com o nome Blackhawk em evidência. Os bancos são de ajuste elétrico, um conforto a mais para quem dirige e também para o carona, além do carregador por indução, que conta com um sistema de resfriamento, impedindo o aquecimento do celular enquanto carrega.
O sistema multimídia é competente, com uma velocidade satisfatória e boa resolução, principalmente para as câmeras. O novo painel de controle também está mais intuitivo, facilitando a direção, onde é possível encontrar as informações desejadas a um toque de botão. Já o novo sistema de som é bem potente e deve agradar ouvidos mais exigentes.
A versão Blackhawk é uma boa adição à gama do Compass, principalmente para os amantes de velocidade e boa performance na pista. Quanto à performance em terrenos mais acidentados, não é possível dar um veredito, já que não houve esse tipo de teste, mas nos buracos das vias, ele mostra ser um carro estável e confortável, com boa suspensão, deixando o rodar mais leve para seus passageiros.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta