> >
Jeep Grand Cherokee retorna ao Brasil em versão híbrida com mais luxo

Jeep Grand Cherokee retorna ao Brasil em versão híbrida com mais luxo

Modelo retorna ao mercado com características marcadas pela inovação, tecnologia e sofisticação, ocupando o topo da gama da montadora

Publicado em 13 de outubro de 2023 às 17:07- Atualizado há um ano

Ícone - Tempo de Leitura 9min de leitura
Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in
Jeep Grand Cherokee 4xe volta ao mercado nacional trazendo um aspecto mais refinado . (Jeep/Divulgação)
Vitor Gregório
[email protected]

Sinônimo de luxo, design, sofisticação e referência na categoria 4x4, o Jeep Grand Cherokee, está de volta ao Brasil na sua quinta geração, após cerca de três décadas da estreia de sua primeira geração no país. O Grand Cherokee é o SUV premium que passou por transformações e agora retorna ao mercado trazendo mais potência e tecnologia.

De acordo com Alexandre Aquino, vice-presidente da Jeep para a América do Sul, o carro volta ao mercado nacional com um aspecto refinado e inovador. “O Grand Cherokee é um veículo de grande relevância para a Jeep no mundo todo, e em especial no Brasil, onde marcou fortemente toda uma geração como referência de SUV premium, robusto e com excelente capacidade off-road, tornando-se o sonho de consumo de muita gente. Com a chegada da quinta geração desse ícone temos a oportunidade de mostrar a evolução de tudo o que o público já conhece de melhor da marca, com o adicional da tecnologia híbrida plug-in, que amplia um dos valores da marca, a Liberdade, com sustentabilidade.”

Disponível apenas no formato híbrido, o modelo chega na versão 4xe a exemplo da versão do SUV médio Compass, que contempla a eletricidade e a combustão, lançado no início do ano passado. “Com o novo Grand Cherokee 4xe, avançamos em nossa trajetória de eletrificação no país, reforçando o compromisso da marca em oferecer performance aliada a eficiência e respeito ao meio ambiente, ao mesmo tempo que fortalecemos a reconhecida e incontestável capacidade off-road. Não por acaso, este modelo não poderia ocupar outro lugar senão o topo do nosso portfólio”, completa Aquino.

Motorização

O modelo combina o motor turbo 2.0l de quatro cilindros e dois motores elétricos de alta tensão que, atrelados a uma robusta transmissão automática de 8 marchas, garantem um desempenho excelente, com potência total combinada de 380 CV e 637 Nm de torque. Isso torna o Grand Cherokee 4xe um modelo da Jeep potente, com uma velocidade máxima de 206 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos.

O motor térmico do veículo é movido a gasolina, e o tanque tem capacidade de armazenar 72 litros de combustível. Já a bateria, que abastece o sistema elétrico, é feita de íons de lítio, e conta com refrigeração independente. Além disso, possui 400V e capacidade de 17,3 kWh. Ainda garante 29 km de autonomia 100% elétrica pelo ciclo do Inmetro e pode ser totalmente carregada em duas horas e meia – basta que a recarga seja feita em tomada de 220V com carregador Jeep Nível 2.

O sistema híbrido plug-in permite que o carro aproveite ao máximo outro recurso dos motores elétricos: a frenagem regenerativa. Ao aliviar o acelerador ou pisar no freio de forma suave, o gerenciamento eletrônico usa os próprios motores elétricos para gerar eletricidade. Assim, além de recarregar a bateria, é possível reduzir a velocidade do veículo sem a necessidade de acionar os freios a disco tradicionais. Ele tem ainda três modos de condução:

  • Hybrid: modo padrão, que combina as forças dos motores turbo 2.0l e elétrico para uma entrega eficiente que reúne potência máxima, torque instantâneo e aceleração impressionante. Neste modo, o veículo prioriza a energia da bateria, adicionando torque ao motor turboalimentado para maximizar a capacidade de resposta.
  • Electric: no modo elétrico, a emissão é quase zero e ainda proporciona torque instantâneo cada vez que o acelerador é pressionado. Neste aspecto, o motor térmico só é ativado quando o motorista solicita potência máxima. Ao utilizar toda a carga da bateria, o veículo reverte automaticamente para o modo híbrido.
  • E-Save: neste modo, temos duas funções. Na configuração padrão, mantém o nível de carga da bateria de alta tensão, permitindo utilizar a energia posteriormente em locais ou situações onde o condutor preferir uma condução elétrica. No modo de recarga, o motor térmico é acionado para carregar a bateria de alta tensão durante o uso do Grand Cherokee 4xe.

Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in(Jeep/Divulgação)

Novidades da quinta geração

Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in
O novo Jeep Grand Cherokee 4xe marcou em sua passagem pelo Brasil. (Jeep/Divulgação)

A empresa americana busca oferecer conforto, autenticidade e inovação aos amantes dos SUV’s. Por isso, trouxe aspectos fundamentais e particulares para o Jeep Grand Cherokee. São eles:

Motores eco-friendly: com a tecnologia 4xe (PHEV) e possibilidade de condução em modo 100% elétrico, trata-se do Grand Cherokee com maior capacidade 4x4 e mais sustentável com o  compromisso da marca Jeep de “Zero Emission Freedom” (Liberdade de Emissões Zero).

Mais tecnologia e segurança: traz sistema UconnectTM 5 e recursos avançados de segurança, incluindo as tecnologias semi autônomas do ADAS de nível 2 e câmeras com visão 360°.

Mais espaço e versatilidade: o novo Jeep Grand Cherokee 4xe tem 4,91 metros de comprimento, entre-eixos de 2,96 metros, 1,96 metro de largura, 1,79 metro de altura e porta-malas com compacidade para 580 litros.

Versão 4x4

Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in
O modelo combina o motor turbo 2.0l de quatro cilindros e dois motores elétricos de alta tensão . (Jeep/Divulgação)

Presente no DNA da Jeep ao longo das décadas, o sistema Quadra-Trac II® 4x4 oferece a habilidade de encarar todo tipo de terreno com naturalidade e total tranquilidade no Grand Cherokee 4xe.

A tecnologia faz uso de sensores para identificar quando os pneus estão escorregando, e uma caixa de transferência ativa direciona até 100% do torque para o eixo com maior aderência, com o objetivo de garantir a tração ideal para a situação.

O SUV ainda conta com um seletor de terrenos, que possui cinco modos distintos: Auto, Sport, Snow, Mud/Sand e Rock. Este sistema entrega ao condutor a possibilidade de escolha do modo de condução ideal para enfrentar qualquer tipo de desafio que surgir pela frente.

O recurso fornece calibrações otimizadas de acordo com os mais variados cenários, coordenando eletronicamente a divisão de torque 4x4, frenagem e manuseio, sistemas de direção e suspensão, controle de aceleração, mudança de transmissão, caixa de transferência, controle de tração, controle de estabilidade, sistema de freio antibloqueio (ABS) e sistema de direção.

Funções dos seletores de terreno

Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in
O Grand Cherokee tem rodas de liga leve de 20 polegadas. (Jeep/Divulgação)

  • Modo Auto: o carro desempenha um trabalho de alta eficiência. O SUV analisa dados como velocidade, inclinação e aderência com o intuito de entregar a melhor performance.
  • Modo Snow (neve): voltado para condução em pisos muito escorregadios, adequa o conjunto mecânico para situações de baixa aderência.
  • Modo Sand/Mud (areia/lama): o Grand Cherokee 4xe fica pronto para encarar trilhas cheias de lama ou com piso macio.
  • Modo Sport: o condutor pode aproveitar ao máximo toda a potência disponível e a estabilidade da suspensão independente nas quatro rodas com tração 4x4.
  • Modo Rock: ideal para escalar pedras e superar grandes desafios em baixa velocidade.

O novo Grand Cherokee 4xe também disponibiliza aos clientes acesso em tempo real aos dados de desempenho off-road na central multimídia, com o Off-Road Pages. Essas informações disponibilizadas otimizam a experiência durante as aventuras, como inclinação lateral e vertical, altitude, coordenadas, e a temperatura da transmissão.

O modelo vem com carregador doméstico portátil, que possibilita conectar a uma tomada de 110V/220V de três pinos aterrada. Além do carregamento em tomadas, também é possível utilizar wallbox como opção de carregamento.

Design

Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in
Modelo traz acabamento interno premium. (Jeep/Divulgação)

Por fora, o modelo tem assinatura constituída por faróis full LED (incluindo as luzes de neblina), que indicam integração com a identidade visual da marca; linhas fluidas; rodas de liga leve de 20”; ângulos de transposição (25,7° de entrada / 26,6° de saída / 16,3° de rampa / altura mínima de solo 214 mm); e refinamento nos acabamentos.

Por dentro, o Grand Cherokee 4xe traz partida remota do motor; banco elétrico para o motorista e passageiro com oito direções de ajuste e memória para o do motorista; bancos com acabamento premium; vidros acústicos; aquecimento para os assentos dianteiros e traseiros e resfriamento para os dianteiros; aquecimento de volante; ar condicionado digital de duas zonas; freio de estacionamento eletrônico; abertura do carro e partida do motor por chave presencial; retrovisor interno eletrocrômico e digital; retrovisores elétricos com memória e porta-malas elétrico.

O SUV traz ainda um sistema de som premium Alpine, com 8 alto falantes e um subwoofer; amplificador de 506 Watts; e cancelamento ativo de ruído. Além disso, o Jeep Grand Cherokee 4xe conta também com o teto solar elétrico e panorâmico.

Tecnologia e conectividade

Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in
SUV está equipado com uma central multimídia touchscreen de 10.1” com navegação embarcada. (Jeep/Divulgação)

Na tecnologia, o SUV está equipado com uma central multimídia touchscreen de 10.1” com navegação embarcada, cinco perfis de personalização, customização da tela de início e conexão com múltiplos smartphones. Através do sistema multimídia é possível efetuar conexão com Apple Carplay e Android Auto, inclusive com espelhamento sem fio.

O modelo ainda oferece um painel de instrumentos com tela totalmente digital e HD de 10,25”, e Head-Up Display colorido de 10”, que trabalha de maneira integrada com a Central Uconnect para projetar as informações de condução essenciais em posição com melhor visibilidade para o motorista.

Há ainda retrovisor interno digital, que pode ser ativado pelo motorista para manobras e no uso diário quando há pessoas no banco traseiro. Para complementar, há carregador por indução para smartphones, posicionado no console central. Por fim, o modelo também possui 4 entradas USB e 4 USBC, sendo 2 de cada no console dianteiro e 2 na segunda fileira.

Segurança

O SUV entrega um pacote de equipamentos muito completo e moderno, que soma-se aos recursos de última geração presentes no Active Driving Assist de nível 2, como frenagem autônoma de emergência (pedestres, ciclistas e veículos), monitoramento de mudança de faixa ativo (com centralização de faixa), piloto automático adaptativo com Stop & Go, monitoramento de pontos cegos, assistência de colisão em interseções, câmeras com visão 360 graus e câmera off-road,  farol alto com comutação automática, sensores de estacionamento frontal e traseiro, controles de descida e de subida (HDC e HSA), controle de pressão dos pneus com alerta e oito airbags.

Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in
Modelo conta com teto solar elétrico e panorâmico. (Jeep/Divulgação)

Opções de cores

O Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in é oferecido no Brasil na versão 4xe, com quatro opções de cores: Bright White, Diamond Black, Baltic Grey Metallic e Silver Zynith. O modelo chega com três anos de garantia total sem limite de quilometragem e cinco anos de garantia (ou 100 mil km) para a bateria.

O modelo tem ainda a opção de acrescentar mais acessórios, como estribos laterais, engate para reboque traseiro, barras transversais de teto, protetor de soleira.

Ficha técnica

Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in

Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in
O Jeep Grand Cherokee 4xe tem preço partindo de R$ 569.990. (Jeep/Divulgação)

  • Motor a combustão: 2.0 L Turbo, dianteiro, transversal com 4 cilindros em linha
  • Potência máxima (ABNT): 272 cv a 5.250 rpm 
  • Torque máximo (ABNT): 40,0 kgfm (400 Nm) a 3.000 rpm 
  • Motor Elétrico PF1: potência máxima ABNT de 33 kW, torque máximo ABNT de 53 Nm 
  • Motor Elétrico P2: potência máxima ABNT de 100 kW Torque máximo ABNT de 265 Nm 
  • Potência Máxima Combinada ABNT: 380 cv, torque máximo combinado ABNT de 637 Nm 
  • Bateria Tensão: 400 V com capacidade de 17,3 kWh 
  • Combustível: gasolina 
  • Transmissão: câmbio automático de 8 marchas à frente e uma à ré 
  • Tração: 4xe AWD com 4x4 permanente e 4WD Low 
  • Freios: comando elétrico hidráulico com comando a pedal ABS/ESC de série. Dianteiro a disco ventilado, com pinça flutuante e um cilindro de comando por cada roda (diâmetro de 354 mm). Traseiro a disco sólido, com pinça flutuante e um cilindro de comando por cada roda (diâmetro de 350 mm) 
  • Suspensão dianteira: independente Multi-link, molas helicoidais, a gás, amortecedores coilover de tubo duplo, articulações de alumínio. 
  • Suspensão traseira: Multi-link, mola helicoidal, amortecedores de tubo duplo (incluindo carga nivelamento para reboque), braços e articulações de alumínio.
  • Direção: elétrica com pinhão e cremalheira 
  • Rodas: liga leve com pneus 265/50 R20 
  • Peso do veículo em ordem de marcha: 2.466 kg 
  • Capacidade de carga: 609 kg 
  • Capacidade de reboque: 2.332 kg 
  • Comprimento: 4.914 mm 
  • Largura da carroceria: 1.968 mm 
  • Altura do veículo: 1.799 mm 
  • Distância entre eixos: 2.964 mm 
  • Bitola dianteira: 1.660 mm 
  • Bitola traseira: 1.660 mm 
  • Altura mínima do solo: 214 mm 
  • Volume do porta-malas: 580 litros 
  • Tanque de combustível: 72 litros 
  • Velocidade máxima: 206 km/h 
  • 0 a 100 km/h: 6,3 s 
  • Consumo ciclo urbano: 19,3 km/l 
  • Consumo ciclo estrada: 19,3 km/l 
  • Autonomia no modo 100% elétrico: 29 km pelo ciclo do Inmetro
  • Preço:  a partir de R$ 569.990

*Com informações da montadora

VITOR GREGÓRIO é aluno do 26º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta e foi supervisionado pela editora adjunta do Estúdio Gazeta Karine Nobre.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais