Sinônimo de luxo, design, sofisticação e referência na categoria 4x4, o Jeep Grand Cherokee, está de volta ao Brasil na sua quinta geração, após cerca de três décadas da estreia de sua primeira geração no país. O Grand Cherokee é o SUV premium que passou por transformações e agora retorna ao mercado trazendo mais potência e tecnologia.
De acordo com Alexandre Aquino, vice-presidente da Jeep para a América do Sul, o carro volta ao mercado nacional com um aspecto refinado e inovador. “O Grand Cherokee é um veículo de grande relevância para a Jeep no mundo todo, e em especial no Brasil, onde marcou fortemente toda uma geração como referência de SUV premium, robusto e com excelente capacidade off-road, tornando-se o sonho de consumo de muita gente. Com a chegada da quinta geração desse ícone temos a oportunidade de mostrar a evolução de tudo o que o público já conhece de melhor da marca, com o adicional da tecnologia híbrida plug-in, que amplia um dos valores da marca, a Liberdade, com sustentabilidade.”
Disponível apenas no formato híbrido, o modelo chega na versão 4xe a exemplo da versão do SUV médio Compass, que contempla a eletricidade e a combustão, lançado no início do ano passado. “Com o novo Grand Cherokee 4xe, avançamos em nossa trajetória de eletrificação no país, reforçando o compromisso da marca em oferecer performance aliada a eficiência e respeito ao meio ambiente, ao mesmo tempo que fortalecemos a reconhecida e incontestável capacidade off-road. Não por acaso, este modelo não poderia ocupar outro lugar senão o topo do nosso portfólio”, completa Aquino.
O modelo combina o motor turbo 2.0l de quatro cilindros e dois motores elétricos de alta tensão que, atrelados a uma robusta transmissão automática de 8 marchas, garantem um desempenho excelente, com potência total combinada de 380 CV e 637 Nm de torque. Isso torna o Grand Cherokee 4xe um modelo da Jeep potente, com uma velocidade máxima de 206 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos.
O motor térmico do veículo é movido a gasolina, e o tanque tem capacidade de armazenar 72 litros de combustível. Já a bateria, que abastece o sistema elétrico, é feita de íons de lítio, e conta com refrigeração independente. Além disso, possui 400V e capacidade de 17,3 kWh. Ainda garante 29 km de autonomia 100% elétrica pelo ciclo do Inmetro e pode ser totalmente carregada em duas horas e meia – basta que a recarga seja feita em tomada de 220V com carregador Jeep Nível 2.
O sistema híbrido plug-in permite que o carro aproveite ao máximo outro recurso dos motores elétricos: a frenagem regenerativa. Ao aliviar o acelerador ou pisar no freio de forma suave, o gerenciamento eletrônico usa os próprios motores elétricos para gerar eletricidade. Assim, além de recarregar a bateria, é possível reduzir a velocidade do veículo sem a necessidade de acionar os freios a disco tradicionais. Ele tem ainda três modos de condução:
A empresa americana busca oferecer conforto, autenticidade e inovação aos amantes dos SUV’s. Por isso, trouxe aspectos fundamentais e particulares para o Jeep Grand Cherokee. São eles:
Motores eco-friendly: com a tecnologia 4xe (PHEV) e possibilidade de condução em modo 100% elétrico, trata-se do Grand Cherokee com maior capacidade 4x4 e mais sustentável com o compromisso da marca Jeep de “Zero Emission Freedom” (Liberdade de Emissões Zero).
Mais tecnologia e segurança: traz sistema UconnectTM 5 e recursos avançados de segurança, incluindo as tecnologias semi autônomas do ADAS de nível 2 e câmeras com visão 360°.
Mais espaço e versatilidade: o novo Jeep Grand Cherokee 4xe tem 4,91 metros de comprimento, entre-eixos de 2,96 metros, 1,96 metro de largura, 1,79 metro de altura e porta-malas com compacidade para 580 litros.
Presente no DNA da Jeep ao longo das décadas, o sistema Quadra-Trac II® 4x4 oferece a habilidade de encarar todo tipo de terreno com naturalidade e total tranquilidade no Grand Cherokee 4xe.
A tecnologia faz uso de sensores para identificar quando os pneus estão escorregando, e uma caixa de transferência ativa direciona até 100% do torque para o eixo com maior aderência, com o objetivo de garantir a tração ideal para a situação.
O SUV ainda conta com um seletor de terrenos, que possui cinco modos distintos: Auto, Sport, Snow, Mud/Sand e Rock. Este sistema entrega ao condutor a possibilidade de escolha do modo de condução ideal para enfrentar qualquer tipo de desafio que surgir pela frente.
O recurso fornece calibrações otimizadas de acordo com os mais variados cenários, coordenando eletronicamente a divisão de torque 4x4, frenagem e manuseio, sistemas de direção e suspensão, controle de aceleração, mudança de transmissão, caixa de transferência, controle de tração, controle de estabilidade, sistema de freio antibloqueio (ABS) e sistema de direção.
O novo Grand Cherokee 4xe também disponibiliza aos clientes acesso em tempo real aos dados de desempenho off-road na central multimídia, com o Off-Road Pages. Essas informações disponibilizadas otimizam a experiência durante as aventuras, como inclinação lateral e vertical, altitude, coordenadas, e a temperatura da transmissão.
O modelo vem com carregador doméstico portátil, que possibilita conectar a uma tomada de 110V/220V de três pinos aterrada. Além do carregamento em tomadas, também é possível utilizar wallbox como opção de carregamento.
Por fora, o modelo tem assinatura constituída por faróis full LED (incluindo as luzes de neblina), que indicam integração com a identidade visual da marca; linhas fluidas; rodas de liga leve de 20”; ângulos de transposição (25,7° de entrada / 26,6° de saída / 16,3° de rampa / altura mínima de solo 214 mm); e refinamento nos acabamentos.
Por dentro, o Grand Cherokee 4xe traz partida remota do motor; banco elétrico para o motorista e passageiro com oito direções de ajuste e memória para o do motorista; bancos com acabamento premium; vidros acústicos; aquecimento para os assentos dianteiros e traseiros e resfriamento para os dianteiros; aquecimento de volante; ar condicionado digital de duas zonas; freio de estacionamento eletrônico; abertura do carro e partida do motor por chave presencial; retrovisor interno eletrocrômico e digital; retrovisores elétricos com memória e porta-malas elétrico.
O SUV traz ainda um sistema de som premium Alpine, com 8 alto falantes e um subwoofer; amplificador de 506 Watts; e cancelamento ativo de ruído. Além disso, o Jeep Grand Cherokee 4xe conta também com o teto solar elétrico e panorâmico.
Na tecnologia, o SUV está equipado com uma central multimídia touchscreen de 10.1” com navegação embarcada, cinco perfis de personalização, customização da tela de início e conexão com múltiplos smartphones. Através do sistema multimídia é possível efetuar conexão com Apple Carplay e Android Auto, inclusive com espelhamento sem fio.
O modelo ainda oferece um painel de instrumentos com tela totalmente digital e HD de 10,25”, e Head-Up Display colorido de 10”, que trabalha de maneira integrada com a Central Uconnect para projetar as informações de condução essenciais em posição com melhor visibilidade para o motorista.
Há ainda retrovisor interno digital, que pode ser ativado pelo motorista para manobras e no uso diário quando há pessoas no banco traseiro. Para complementar, há carregador por indução para smartphones, posicionado no console central. Por fim, o modelo também possui 4 entradas USB e 4 USBC, sendo 2 de cada no console dianteiro e 2 na segunda fileira.
O SUV entrega um pacote de equipamentos muito completo e moderno, que soma-se aos recursos de última geração presentes no Active Driving Assist de nível 2, como frenagem autônoma de emergência (pedestres, ciclistas e veículos), monitoramento de mudança de faixa ativo (com centralização de faixa), piloto automático adaptativo com Stop & Go, monitoramento de pontos cegos, assistência de colisão em interseções, câmeras com visão 360 graus e câmera off-road, farol alto com comutação automática, sensores de estacionamento frontal e traseiro, controles de descida e de subida (HDC e HSA), controle de pressão dos pneus com alerta e oito airbags.
O Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in é oferecido no Brasil na versão 4xe, com quatro opções de cores: Bright White, Diamond Black, Baltic Grey Metallic e Silver Zynith. O modelo chega com três anos de garantia total sem limite de quilometragem e cinco anos de garantia (ou 100 mil km) para a bateria.
O modelo tem ainda a opção de acrescentar mais acessórios, como estribos laterais, engate para reboque traseiro, barras transversais de teto, protetor de soleira.
*Com informações da montadora
VITOR GREGÓRIO é aluno do 26º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta e foi supervisionado pela editora adjunta do Estúdio Gazeta Karine Nobre.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta