A Kia anunciou a chegada do EV9 ao Brasil, tornando esse o primeiro SUV elétrico de sete lugares da marca sul-coreana no mercado brasileiro. O utilitário, que foi eleito o Carro Mundial do Ano em 2024, chega como o topo de linha da Kia no País e custa R$ 749.990 – preço maior, inclusive, do que alguns carros de marcas de luxo.
Um dos destaques do modelo é a autonomia que ele oferece, com 434 quilômetros de alcance e plataforma com carregamento ultrarrápido, de 800 volts em 24 minutos.
Além disso, até mesmo para um SUV, o grande porte do Kia EV9 impressiona, com 5,01 metros de comprimento, 1,98 metro de largura e 1,75 metro de altura, além de 3,10 metros de entre-eixos e rodas de liga leve de 21 polegadas.
O utilitário conta ainda com visual bem diferente e moderno, com linhas geométricas e a frente marcada pela assinatura “Digital Tiger Face" da Kia, que consiste em uma grade frontal com iluminação dinâmica e faróis LED em formato de “Star Map”.
A novidade da Kia está disponível em oito opções de cores: seis brilhantes – Preto Aurora, Cinza Pantera, Cinza Rocha, Prata Marfim, Branco Neve e Azul Marine – e duas foscas – Prata Marfim Fosco e Cinza Pantera Fosco.
O Kia EV9 vem equipado com dois motores elétricos, que juntos entregam 285 cv de potência e 61 kgfm de torque, além de ser capaz de ir de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, com uma velocidade máxima de 200 km/h.
Com um pack de baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP) que tem 99,8 kWh de capacidade, o SUV tem uma autonomia de até 434 km (Inmetro). Ele também suporta carregamento ultrarrápido de 350 kW, que permite recarregar de 30% a 80% em 24 minutos.
Por meio de “paddles” no volante, o motorista pode controlar o sistema de regeneração de energia do EV9, que oferece 4 níveis de intensidade. O modelo conta ainda com a função i-Pedal, que permite dirigir usando apenas o acelerador, e com modos de condução adaptáveis para garantir eficiência e segurança em terrenos com neve, lama ou areia.
Além disso, o utilitário tem 10 airbags e um pacote de sistemas de assistência ao motorista (ADAS) que inclui assistente de prevenção de colisão, manutenção de faixa e monitor de ponto cego. Com esses recursos, o EV9 obteve cinco estrelas em testes de segurança como o Euro NCAP e o NHTSA.
Por dentro, o EV9 também traz novidades, como o painel no estilo flutuante que abriga duas telas de 12,3 polegadas: uma para o painel de instrumentos e outra para o sistema multimídia. A cabine conta ainda com uma tela de 5 polegadas para controle do ar-condicionado.
O modelo conta ainda com ar-condicionado digital de três zonas, um sistema de som premium da Meridian – composto por 13 alto-falantes e um subwoofer –, cortinas nas janelas da parte de trás e iluminação ambiente personalizável em 64 cores.
Os bancos dianteiros são elétricos, com função de massagem para o motorista, e tanto a primeira quanto a segunda fileira contam com aquecimento e ventilação. Para facilitar o acesso à terceira fileira, o modelo conta com o sistema “tilting walk-in”, que ajuda mesmo quando houver cadeiras infantis instaladas.
Segundo a Kia, o utilitário oferece capacidade de 333 litros com todas as fileiras em uso, podendo chegar a 2.393 litros com os bancos rebatidos.
Apesar do preço relativamente próximo do Volvo XC90 – outro SUV com sete lugares, só que híbrido plug-in (PHEV) –, o rival direto do EV9 no Brasil deve ser o EX90. Já anunciado pela montadora sueca para o mercado brasileiro, esse modelo 100% elétrico já aparece no site da marca, mas ainda não teve a data de lançamento confirmada.
Além dele, outros possíveis rivais nessa categoria são o BYD Tan, (R$ 536.800) e o BMW iX (R$ 699.950).
Além de ser um modelo 100% elétrico, o EV9 também tem diversos elementos produzidos com matéria-prima reciclada e incorpora dez itens de sustentabilidade obrigatórios da Kia, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental.
Isso inclui a utilização de bioplásticos, tecidos PET reciclados e carpetes produzidos utilizando redes de pesca recicladas. A marca eliminou, ainda, o couro natural, substituindo esse material por outros mais sustentáveis, como o bio-poliuretano.
Motor
Bateria de alta tensão
Bateria de baixa tensão (auxiliar)
Carregamento
Suspensão
Direção
Transmissão
Tração
Freios
Rodas
Pneus
Chassi e carroceria
Dimensões
Pesos
Outras especificações
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