A Nissan lançou, nesta quinta-feira (23), a linha 2024 do Versa. O compacto da montadora japonesa traz novidades em seu design, que ficou mais angular, deixando-o mais moderno, além de uma gama de equipamentos de segurança, para disputar de forma mais acirrada o mercado com concorrentes como Honda City e Toyota Yaris.
O modelo já está disponível nas concessionárias da marca e traz três versões, com preços que partem de R$ 105.190. Entre as novidades no design, está a estreia de uma cor nova, a Cinza Lunar. Com isso, o Versa 2024 passa a contar com 2 opções de cores sólidas (Preto Premium e Branco Aspen), cinco metálicas (a nova, Vermelho Scarlet, Azul Cobalto, Cinza Grafite e Prata Classic) e uma perolizada (Branco Diamond).
Além disso, o sedã compacto traz um reforço grande de equipamentos tecnológicos relacionados à segurança, como o alerta de colisão frontal e do assistente inteligente de frenagem (FCW/FEB) como item de série para toda a linha, que integram o Nissan Intelligent Safety Shield, sistema de segurança da marca japonesa.
Segundo o gerente de marketing da Nissan Kobe, Marcelo Barros, o sedã, desde a sua versão de entrada, a Sense, já vem completo, com itens como rodas de liga leve, multimídia de 8 polegadas, controle de tração e estabilidade, freios ABS com controle de frenagem, além dos recursos de segurança citados anteriormente.
Outros recursos que são de série para todas as versões, estão os bancos dianteiros com tecnologia Zero Gravity, volante com regulagem de altura e profundidade, acionamento do motor por botão, retrovisores externos com regulagem elétrica e vidros com acionamento elétrico.
Já as outras versões têm o seu pacote de segurança ampliado, com alerta de atenção do motorista (DAA), alerta de colisão frontal (FCW), assistente inteligente de frenagem (FEB), alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA), alerta de cinto de segurança destravado (frontal e traseiros), alerta de objetos no banco Traseiro (Rear Seat Alert), Sistema inteligente de partida em rampa (HSA), monitoramento de ponto cego (BSW), visão 360º inteligente (AVM) e detector de objetos em movimento (MOD).
“A tecnologia embarcada como um todo do Versa 2024, desde a versão de entrada,vai superar a expectativa e surpreender nossos clientes. O modelo vem com mais segurança, conforto e design inovador. Tudo pensado nos nossos clientes”, avalia Barros.
Como desde a linha 2023 do Kicks não tem mais câmbio manual, o mesmo pode ser visto no caso do Versa, que utiliza a transmissão Xtronic CVT para o motor 1.6 16V Flex, o mesmo usado no SUV compacto. O propulsor entrega 113 cavalos de potência e torque de 15,3 kgfm quando abastecido com etanol.
A caixa da transmissão tem ainda o modo Sport, que, acionado por um botão no câmbio, eleva as rotações para proporcionar respostas rápidas quando o pedal do acelerador é pressionado. Conta também com a função D-Step, que melhora a sensação de aceleração com a simulação de trocas de marchas em alta rotação.
O motor, também utilizado no crossover Nissan Kicks, é reconhecido pelos clientes e pelos mecânicos pela sua durabilidade e robustez, garantindo uma vida longa sem sustos ou custos elevados.
Por fora, o versa também ganhou uma repaginada o design, adotando linhas mais fortes, angulares, com uma pegada mais esportiva, o contrário do que aconteceu com o Sentra, sedã que fica um patamar acima, que foca em um público que prefere linhas mais sóbrias.
A grade traz a nova leitura do estilo Nissan V-motion, o novo logotipo da montadora na frente e na traseira e para-choque redesenhado. A chave eletrônica I-Key ganhou também novo design.
A versão Sense ganha também rodas de liga leve aro 15 e nova multimídia de 7 polegadas com Apple Car Play e Android Auto. E a Nissan ainda oferece duas opções de combinações de cores para revestir os bancos e o painel, disponíveis para as três versões: preto e azul e cinza com preto.
A intermediária Advance ganhou mais equipamentos do Nissan Intelligent Mobility, como a visão 360º inteligente com detector de objetos em movimento (AVM + MOD). E, agora, no interior há quatro entradas USB, sendo três tipo C (uma no console dianteiro, uma dentro do novo apoio de braços e outra atrás dessa peça) e uma tipo A (console dianteiro). A versão tem também carregador de celular por indução com luz indicadora no painel, antes só disponível na versão Exclusive.
A versão topo de linha, a Exclusive, passa a ser equipada com nova central multimídia de 8 polegadas, apoio de braço com USB-C, rodas de liga leve aro 17 com novo desenho e aerofólio na tampa do porta-malas.
O Versa conta com dimensões entre-eixos de 2.620 mm e entre-rodas de 1.520 mm (frente) 1.530 mm (traseira). O motorista tem ainda um novo ajuste de altura do banco, que deixa a posição mais elevada em relação ao modelo anterior, segundo informou a Nissan.
O porta-malas tem capacidade de 482 litros e altura em relação ao solo de fácil acesso, para facilitar seu carregamento. A tampa pode ser destravada de três formas: pela chave, pela alavanca interna e apertando o botão do porta-malas. O sedã ainda tem 18 porta-objetos para acomodar pequenos objetos de uso do dia a dia e, assim, atender quem vai nos assentos dianteiros e traseiros.
“O Versa, quando chegou em 2020 remodelado, devido a uma época um pouco turbulenta devido à pandemia, teve uma aceleração nas vendas um pouco tardia. Mas ao pegar esse embalo, sentimos uma aceleração muito surpreendente, inclusive agora, no início de 2023, sentimos um disparo incrível nas vendas. Com toda certeza estamos muito animados e confiantes que a linha 2024 irá surpreender o mercado como um todo e principalmente os clientes”, afirma o gerente da Nissan Kobe.
Com informações da Nissan.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta