> >
Nissan Frontier 2023 ganha novas versões, mais tecnologia e mantém preços

Nissan Frontier 2023 ganha novas versões, mais tecnologia e mantém preços

Picape 4x4 com motor turbo diesel ganhou novo visual, mais robusto, mais itens voltados à segurança de direção e novas versões topo de linha. Modelo chega às concessionárias no final do mês a partir de R$ 230.197

Publicado em 6 de abril de 2022 às 11:03

Ícone - Tempo de Leitura 9min de leitura
Nova Nissan Frontier 2023
Nova Nissan Frontier 2023, que é importada da Argentina, foi lançada no lado argentino do Parque Nacional de Iguaçu. (Nissan/ Divulgação)
Flavia Martins
Editora do Estúdio Gazeta / [email protected]

PUERTO IGUAZÚ, ARGENTINA - Com design renovado, mais robusta e recheada de tecnologia, principalmente, com itens voltados à segurança na direção. Assim a Nissan apresentou a nova Frontier 2023, que, de fato, traz muitas novidades e cresceu. A começar pela família, que ganhou novas versões, mantendo os preços atuais, a partir de R$ 230.197. Além disso, a picape traz um visual mais imponente, ficando visivelmente maior, da grade frontal à capacidade de carga, passando pelo painel de navegação.

Apresentado durante o primeiro lançamento presencial da marca após a pandemia, realizado até esta quarta-feira (6) no lado argentino do Parque Nacional de Iguaçu, o modelo já pode ser reservado e chega às concessionárias de todo o país no final de abril.

Fabricada em Córdoba, na Argentina, a nova Nissan Frontier agora é encontrada em seis versões 4x4, sendo três inéditas. Além das configurações S, Attack e XE, disponíveis no modelo anterior, há as novas opções SE, Platinum e PRO-4X (veja principais equipamentos e preços ao final do texto).

A primeira traz o mesmo motor turbo a diesel do modelo de entrada S, que entrega 160 cavalos e torque de 41 kgfm, e foi adequado às normas ambientais de redução de poluentes. Mas agrega o câmbio automático de seis marchas e rodas de liga leve.

Já as outras duas são topo de linha para atender a dois públicos: o que busca um visual mais sofisticado e o que tem espírito mais aventureiro e off-road. Essas trazem motor biturbo de 190 cv, que entrega 45,9 kgfm de torque, e câmbio automático de sete marchas. O consumo é de 9,5 km/l na cidade e 10,9 km/l, nas versões de entrada, e de 9,1 km/l na cidade e 11 km/l na estrada, nas topo de linha, segundo o Inmetro.

Nova Nissan Frontier 2023
Nova Nissan Frontier 2023 ganhou nova versão  PRO-4X, com visual mais aventureiro. (Sebastian Pani/ Nissan/ Divulgação)

No console central, próximo da alavanca do câmbio, um seletor permite a escolha do modo de condução entre quatro opções: Standard, indicado para situações normais na cidade e estrada; Sport, que mantém a posição de marcha mais baixa levando a rotações mais altas e garantindo potência do motor e freio motor mais forte; Off Road, que modula o acelerador para manter as rotações altas e ganhar força em baixas velocidades; e Tow, ideal para ser usada com carga máxima ou ao se puxar um reboque, já que fornece freio motor mais forte e mantém a posição de marcha mais baixa.

O recurso se une ao sistema shift-on-the-fly para seleção de tração, que permite a troca entre as opções 4X2, 4X4 High e 4X4 Low. A versão PRO-4X ainda traz o bloqueio do diferencial traseiro, que é ativado por meio de um botão no console central, com a tração 4X4 Low engatada, e permite utilizar o torque na roda que tem mais aderência à superfície, evitando deslizamento excessivo na roda oposta. Já os freios são a disco nas quatro rodas e a picape também vem equipada com sistema de monitoramento da pressão dos pneus.

Nova Nissan Frontier 2023
No console central da nova Nissan Frontier 2023 , próximo da alavanca do câmbio, um seletor permite a escolha do modo de condução entre quatro opções. (Sebastian Pani/ Nissan/ Divulgação)

DESIGN MAIS ROBUSTO

No visual, os quatros canhões de LED nos faróis dianteiros se destacam pelo design, mas vão além. Eles proporcionam 30% mais brilho no farol alto, sendo 20% a mais no baixo.

A frente também ficou mais alta e mais larga, o que reflete na grade central.

O brand manager da Nissan América do Sul, Marcus Pires, destacou, durante a coletiva de lançamento, que o carro ganhou reforços estruturais no chassi e ficou com uma “postura” maior. Segundo ele, o modelo também traz os melhores ângulos de entrada e saída da categoria. A Nova Nissan Frontier tem 31,6º de ângulo de ataque, 25,7º de saída e 25,2 cm de distância livre do solo.

Caçamba da Nova Nissan Frontier 2023 ganhou maior capacidade de carga e um degrau para facilitar carregamento. (Nissan/Divulgação)

A caçamba também tem uma altura maior em relação a sua antecessora – 25 mm, perto da cabine, e até 50 mm nas laterais, perto da tampa – tendo capacidade para receber até 1.054 litros de carga, 10,5% a mais que a anterior. O para-choque traseiro tem um degrau que facilita o acesso e o uso da caçamba. Além disso, a tampa do compartimento recebeu dois amortecedores que reduziram o peso na hora de sua abertura, permitindo que se possa manipulá-la com apenas uma mão.

O modelo traz ainda novo volante, tela do painel ampliada de 5 polegadas para 7 polegadas, quatro entradas USB, novas cores – com destaque para a Cinza Shark que parece feita sob medida para a versão PRO-4X, e contrasta com os detalhes em vermelho –, e nada menos que 27 porta-objetos. O ar-condicionado é dual zone, com saídas também no banco traseiro.

MAIS TECNOLOGIA E SEGURANÇA

A nova Frontier 2023 traz vários equipamentos de segurança. Entre eles está o conjunto que forma o Nissan Intelligent Safety Shield, voltadas à direção segura, ajudando a proteger o motorista e os passageiros de riscos potenciais.

Interior da Nissan Frontier 2023 Platinum
Interior da Nissan Frontier 2023 Platinum . (Nissan/ Divulgação)

Entre esses sistemas está o alerta de colisão frontal, que monitora dois veículos à frente para reduzir o risco de acidentes com vários carros em um eventual engavetamento, por exemplo. Ele atua em conjunto com o assistente de frenagem, que freia o veículo caso o motorista não atue.

Já o alerta de mudança de faixa emite luz e som caso o veículo se aproxime da faixa de sinalização da pista, caso a seta não esteja acionada. Ao mesmo tempo, o assistente de prevenção de mudança de faixa age automaticamente para trazer o veículo de volta ao centro da pista, atuando no sistema de freios das rodas opostas. Com isso, previne a troca involuntárias de pistas e possíveis acidentes.

Versão topo de linha tem teto solar
Versão topo de linha PRO-4X tem teto solar. (SEBASTIAN PANI/ Nissan/ Divulgação)

Outra tecnologia que estreia na picape é o alerta de atenção do motorista, que avisa o condutor para fazer pausas e fornece avisos sonoros quando são detectados possíveis sinais de fadiga, como mudanças no estilo de direção ou no comportamento da direção.

O já conhecido alerta de ponto cego é complementado por um assistente que aciona o sistema de freios, também nas rodas opostas de onde estaria o outro carro, corrigindo a rota para evitar acidentes.

Nova Nissan Frontier 2023
Nova Nissan Frontier 2023 tem tela de 7 polegadas no painel, onde assistentes ajudam motorista a dirigir com mais segurança. (Sebastian Pani/ Nissan/ Divulgação)

A Nova Nissan Frontier oferece ainda visão 360º integrada com o sistema de detecção de objetos em movimento. Isso é possível com quatro câmeras instaladas embaixo dos dois retrovisores, na tampa traseira e na grade dianteira, ajudando os motoristas a perceber pessoas, objetos e carros ao redor e se aproximando do veículo. O sistema também conta com o monitor off-road, que é projetado para permitir visibilidade total dos obstáculos no entorno, em baixas velocidades, quando a tração nas quatro rodas está acionada.

Já o alerta de tráfego cruzado traseiro dá visibilidade ao sair de uma vaga de estacionamento. A função monitora a traseira do veículo e avisa o motorista se outro veículo ou objeto estiver se aproximando de um dos lados, emitindo alertas sonoro e visual.

Para a condução noturna, a Frontier é equipada com o assistente de altura e intensidade dos faróis, que entra em funcionamento quando o motorista estiver dirigindo à noite, em velocidades acima de 30 km/h. A câmera do para-brisa monitora a incidência de luz no sentido contrário e, ao identificar um outro veículo se aproximando, irá momentaneamente desligar o farol alto, religando imediatamente após cruzar pelo veículo.

Desde a versão de entrada, a Nova Nissan Frontier também é equipada com sistema de auxílio de partida em rampa; controle automático de descida; bloqueio mecânico do diferencial traseiro com limitador; e controle eletrônico de frenagem, além de seis airbags, sistema I-Isofix para fixação de cadeirinha de crianças e alerta de uso dos cintos dianteiros e traseiros.

Nova Nissan Frontier 2023 passou no teste da lama. (Sebastian Pani/ Nissan/ Divulgação)

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Foram disponibilizadas para teste-drive as versões topo de linha, que têm teto solar. No trecho de cerca de 40 km, que começou no asfalto mas teve o maior trajeto em estrada de chão com muita lama e obstáculos, a PRO-4X saiu em vantagem. O desempenho positivo foi graças aos pneus de uso misto e ao bloqueio do diferencial traseiro, que permite utilizar o torque na roda que tem mais aderência à superfície e evitando deslizamento excessivo na roda oposta.

Mas a Platinum, graças ao sistema de tração 4x4 com marcha reduzida, também encarou o desafio com estabilidade, mesmo em declives e trechos com solo encharcado e escorregadio. O controlador de velocidade em descidas realmente fez diferença, principalmente em uma parte do percurso com água.

Nova Nissan Frontier 2023
Nova Nissan Frontier 2023 não decepcionou durante teste off-road. (Sebastian Pani/ Nissan/ Divulgação)

A performance do motor, que se mantém o mesmo, também mostra potência em qualquer terreno. Já o interior da cabine proporciona conforto, com boa pegada no volante, bancos ergonômicos e espaço de sobra, inclusive nos 27 porta-objetos. Vale ressaltar que a porta da caçamba, realmente, é facilmente aberta e fechada sem esforço.

No quesito tecnologia, é bem equipada, mas, pelo preço, fazem falta “detalhes” como carregador de celular por indução e o GPS embarcado na tela multimídia – embora conecte celulares por bluetooth, com Android Auto e Apple Car Play –, já que o off-road pressupõe longos trechos sem rede de internet – caso do teste que aconteceu em uma área do Parque Nacional de Iguaçu, cercado de verde.

EXPECTATIVA DE VENDAS

Essas são algumas das inovações em que a montadora aposta para avançar nesse mercado e galgar posições no ranking das picapes médias, já que o modelo ficou em penúltimo lugar em vendas em 2021, com 11.816 unidades emplacadas, perdendo apenas para a Volkswagen Amarok, que vendeu 7.894 unidades, segundo dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

A japonesa ficou atrás da Mitsubishi L200 (13.157), da Ford Ranger (20.499), da Chevrolet S10 (35.045) e da Toyota Hilux (45.893). Além da exportação para o Brasil, a nova Frontier este ano começará a ser exportada para Chile e Colômbia, o que, somado às novas versões, deve ampliar esse mercado.

Nova Nissan Frontier 2023: canhões de LED se destacam nos faróis. (Sebastian Pani/ Nissan/ Divulgação)

VERSÕES E PREÇOS

A Nova Nissan Frontier chega às concessionárias da marca japonesa em todo o Brasil a partir da última semana de abril, com preços semelhantes aos das versões do modelo anterior:

Frontier S 4x4 MT – R$ 230.190

  • Principais equipamentos: 6 airbags, controle de velocidade de cruzeiro, rodas de 17 polegadas de aço e rádio

Frontier SE 4x4 AT – R$ 258.990

  • Principais equipamentos: itens da versão anterior, mais câmbio automático de 6 marchas e rodas de liga leve.

Frontier Attack 4X4 AT – R$ 263.690

  • Principais equipamentos: itens da versão anterior, mais seletor de modos de condução, quadro de instrumentos parcialmente digital, central multimídia de 8 polegadas, estribos e barra de teto.

Frontier XE 4x4 AT – R$ 278.990

  • Principais equipamentos: itens da versão anterior, mais sensor de chuva, acesso por chave presencial, partida por botão, bancos de couro e rodas de 18 polegadas.

Frontier Platinum 4x4 AT – R$ 314.590

  • Principais equipamentos: itens da versão anterior, mais teto solar, monitoramento de pressão dos pneus, retrovisor interno eletrocrômico, alertas de colisão frontal, tráfego cruzado, ponto cego e mudança de faixa, faróis com facho alto automático e frenagem automática de emergência.

Frontier PRO-4X 4x4 AT – R$ 314.590

  • Principais equipamentos: itens da versão anterior, mais bloqueio de diferencial e pneus de uso misto. Rodas são de 17 polegadas.

Nova Nissan Frontier 2023
Versão PRO-4X tem acabamento premium e costura em vermelho nos bancos . (Sebastian Pani/ Nissan/ Divulgação)

HISTÓRIA: NISSAN FRONTIER AO LONGO DOS ANOS

Modelo de 1997. Modelo de 1997. O nome Frontier estreou no Brasil em 1998, com o modelo importado nas versões AX e DX cabine dupla, dotado de motor diesel de quatro cilindros aspirado. (Nissan/ Divulgação)

A jornalista viajou a convite da Nissan.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais