Que o mercado é dos utilitários, isso ninguém pode negar, e o início das vendas do novo Honda HR-V no Espírito Santo é prova disso. O modelo, que começou a ser comercializado no final de outubro em todo o país, está com uma alta demanda no Estado, sendo que em oito minutos após o início das vendas, todo o lote exclusivo para esse dia foi esgotado, segundo conta o diretor de Divisão de Veículos Honda Shori/Grupo Pianna, Giovanni Lamborghini.
“Esperávamos que o modelo repaginado fosse um sucesso, mas confesso que surpreendeu tanto a sua aceitação quanto a sua procura. Alguns números impressionam, como por exemplo a pré-venda, quando a Honda disponibilizou um lote exclusivo para o dia do lançamento, e aqui, em nossa concessionária, a cota destinada foi preenchida em apenas oito minutos e, no Brasil, em menos de meia hora”, diz.
A procura continua grande e, segundo Lamborghini, o registro de novos pedidos foi suspenso este mês e voltará a partir do início de dezembro. Isso por conta ainda da crise de componentes eletrônicos, que continua limitando a indústria automotiva. A espera média para a chegada do novo modelo tem sido de 90 dias, podendo chegar a 180 dias, dependendo da versão e cor.
“A falta de microchips tem limitado toda indústria que necessita desse componente em sua linha fabril. Em virtude desse fato, aliado ao grande volume de registros de pedidos, suspendemos o registro de novos pedidos até que tenhamos essa situação mais controlada. Mas, a partir do início de dezembro, retomaremos o registro dos pedidos para manter um prazo médio de entrega em torno de 90 dias, a depender da versão e cor. Mas pode chegar até 180 dias, exatamente nas cores e versões mais solicitadas”, adianta.
O novo Honda HR-V possui quatro versões. O HR-V EX Honda Sensing e o EXL Honda Sensing vêm com o motor quatro-cilindros em linha aspirado, todo de alumínio, de 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC. Dotado de injeção direta de combustível, este motor 1.5 DI i-VTEC tem potência máxima de 126 cavalos a 6.200 rpm, com etanol ou gasolina. O torque máximo é de 15,8 kgfm a 4.600 rpm (etanol) e 15,5 kgfm a 4.600 rpm (gasolina). De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o consumo na cidade é de 8,8 km/l quando abastecido com etanol e 12,7 km/l a gasolina) e, na estrada, de 9,8 km/l a etanol e 13,9 km/l abastecido com gasolina.
Já as versões Advance e Touring trazem o novo motor quatro cilindros em linha 1.5 DI VTEC TURBO Flex. Ele apresenta potência máxima de 177 cavalos a 6.000 rpm, tanto com etanol quanto com gasolina, e o torque máximo de 24,5 kgfm de 1.700 a 4.500 rpm (etanol ou gasolina). De acordo com o PBE, o consumo na cidade é de 7,9 km/l no etanol e 11,3 km/l a gasolina e, na estrada, de 8,8 km/l no etanol e 12,6 km/l a gasolina.
Segundo o diretor de Divisão de Veículos Honda Shori/Grupo Pianna, duas dessas versões são as mais pedidas: a EXL e a Advance. “Tivemos, primeiramente, grande volume de proprietários do HR-V buscando a troca para o novo HR-V, porém, clientes de outros modelos também foram fortemente impactados com a nova geração. Por se tratar de um SUV compacto, ele atrai um número considerável de mulheres, mas também é muito procurado por famílias que precisam de apenas um veículo em sua residência, ou até mesmo de quem precisa de um veículo com versatilidade e espaço interno”, observa.
Todas as versões possuem câmbio CVT, de relação continuamente variável, com simulação de sete marchas por meio dos paddle shifts no volante (equipamento exclusivo das versões EXL Honda Sensing, Advance e Touring).
O sistema Step shift está disponível para todas as versões e é voltado para a condução esportiva ou condições nas quais é exigida a performance máxima do motor. O EDDB, também disponível em todas as versões do novo HR-V, atua em desacelerações, melhorando os níveis de consumo.
Com uma repaginada no visual, o novo Honda HR-V ganhou uma nova dianteira, com grade composta por múltiplos elementos, conferindo um caráter mais esportivo e robusto. As versões EX Honda Sesing e EXL Honda Sensing têm grade com filetes horizontais.
Outro elemento de diferenciação está nos faróis full LED (de série em todas as versões): no HR-V Touring possui acabamento cromado na moldura interna do bloco do facho alto, enquanto nas versões EX Honda Sensing, EXL Honda Sensing e Advance, a moldura é preta.
Na traseira, todas as versões têm lanternas fumê com LED nas luzes de posição e freio. Elas são unidas por uma barra horizontal de LED que também cumpre a função de luz de posição e, na Touring, tem acabamento fumê.
Três rodas diferentes (sempre em alumínio e aro 17) equipam o Honda HR-V. As versões EX Honda Sensing e Touring têm, cada qual, rodas exclusivas, enquanto a EXL Honda Sensing e a Advance compartilham o terceiro modelo.
A visibilidade foi aprimorada, com a elevação do ponto de visão do motorista em 10 mm, na comparação com a geração anterior, e do novo capô, com um desenho mais plano.
Por dentro, o modelo possui painel de instrumentos e tela multimídia de 8 polegadas. Os bancos possuem tecnologia antifadiga. O espaço longitudinal para as pernas dos ocupantes do banco traseiro cresceu 35 mm. Adicionalmente, o encosto ganhou dois graus adicionais de reclinação. O modelo tem ainda um sistema de modularidade dos bancos, que permite a acomodação de objetos das mais amplas dimensões e volumes.
O sistema de ar-condicionado digital traz um novo tipo de difusores, que permitem escolher entre o fluxo normal de ar e um fluxo disperso. Em dias frios, a seleção de aeração mais difusa também atua como uma espécie de isolante térmico. Outra novidade é a presença de um difusor duplo no console central do banco traseiro.
O porta-malas da versão Touring possui abertura sem mãos, bastando posicionar o pé abaixo do veículo. Além disso, a função Walk Away Close permite retirar um objeto do porta-malas, que se fecha automaticamente após o motorista se afastar.
Quanto à oferta de cores, o Honda HR-V possui oito opções: a sólida Branco Tafetá; as metálicas Cinza Basalto, Azul Cósmico e Prata Platinum; e as perolizadas Branco Topázio, Cinza Grafeno (novas no HR-V), Preto Cristal e Vermelho Mercúrio.
A cor padrão do revestimento interno é preta, com tecido na EX Honda Sensing e couro na EXL Honda Sensing. As versões Advance e Touring com carroceria nas cores Branco Topázio, Cinza Basalto, Azul Cósmico e Cinza Grafeno têm revestimento de couro cinza claro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.
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