O novo Jeep Compass 2022 chega às concessionárias trazendo nove versões, incluindo uma comemorativa aos 80 anos da marca. E para comemorar isso, a Jeep investiu também em um motor novo: o T270 flex, desenvolvido no Brasil, com 18% menos consumo e mais potência e torque para o SUV médio que é líder do seu segmento com cerca de 70% do mercado. Os preços partem de R$ 139.990 para a versão Sport e vão até R$ 216.990 para as versões Trailhawk e S com motor a diesel.
A nova geração do Jeep Compass nem chegou às lojas e já está com 5,3 mil unidades vendidas. Segundo o diretor de Operações Comerciais da Jeep para o Brasil, Everton Kurdejak, durante a pré-venda do SUV médio, foram comercializados cerca de 1.000 unidades em 48 horas e em três semanas foi vendido o total esperado para um mês.
“Com esses números, todos os padrões de venda para nos mantermos na liderança foram elevados. A expectativa agora é que sejam vendidos mais de 5 mil unidades por mês com o lançamento. Mas a previsão pode mudar em dois dias. Só para ter ideia, a versão atual do Compass teve um aumento de 17,5% de vendas no último ano, mesmo com a chegada do novo competidor”, afirmou Kurdejak, durante live de lançamento do novo Compass, nesta quarta-feira (28).
O Jeep Compass 2022 estreia o motor turboflex T270, produzido no Brasil com potência máxima de 185 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm, integrado ao câmbio automático de seis velocidades com baixo consumo de combustível e reduzido nível de emissões de poluentes, segundo a montadora. O propulsor faz de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos e tem nota A de consumo pelo Inmetro. Ele conta com taxa de compressão de 10,5:1, bloco de alumínio e injeção direta de combustível.
A versão a diesel também traz novo motor: TD350 Turbo Diesel, com 170 cv de potência e 350 Nm de torque e antecipação do atendimento às normas do Proconve L7, previsto apenas para janeiro de 2022, reduzindo em 85% as emissões de óxido de Nitrogênio na natureza, segundo a Jeep. Ele já traz o sistema SCR de pós-tratamento de gases de escape, que reduz a emissão de gases poluentes. Com isso, é necessário o uso do aditivo ARLA32.
A autonomia é de aproximadamente 10 mil km, ou seja, menor necessidade para abastecer com o aditivo. O TD350 tem consumo de combustível de 10,3 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada e autonomia para mais de 800 km com tanque de 60 litros. Além disso, todas as versões Turbo Diesel do Novo Compass possuem sistema de tração 4x4 Jeep Active Drive Low e câmbio automático de nove velocidades com paddle shift e seletor de terrenos.
O novo modelo trouxe novidades tanto no design quanto na parte tecnológica. Por fora, o carro passou por algumas mudanças, como novo para-choque dianteiro, novas rodas para todas as versões, mudanças na lanterna traseira, pintura das partes plásticas, faróis Full LED com assinatura em LED e faróis de neblina com a mesma tecnologia.
Os novos faróis possuem performance superior aos atuais bi-halógenos ou xênon, garantindo maior segurança ao dirigir à noite e maior vida útil (acima de 100 mil horas), reduzindo a necessidade de manutenção.
O Novo Compass está disponível nas novas cores Cinza Sting para Trailhawk e Série S e Cinza Granite para Sport, Limited, Longitude, 80 Anos e Trailhawk. Além dessas, também seguem como opções as cores Branco Polar, Prata Billet, Marrom Deep, Verde Recon, Preto Carbon e Azul Jazz.
Houve mudanças também por dentro: quadro de instrumentos full digital e HD de 10,25”, volante, painel de porta, centrais multimídia de até 10,1”, console central, painel de instrumentos e mais espaço para porta-objetos. Além disso, o modelo possui agora três opções de cores para acabamento interno: Preto, Marrom Arizona e a nova Cinza Steel (esta última disponível para as versões Longitude e Série S).
O Novo Jeep Compass traz um novo quadro de instrumentos com 10,25” para as versões Limited, Trailhawk e Série S (existem ainda a de 3,5” na versão Sport e 7" na Longitude e 80 Anos). Totalmente digital, ele traz maior tela de display de LCD; nova tecla HOME no comando volante, que facilita a navegação do usuário; capacidade de renderização de imagem 3D do veículo; possibilidade de alteração de tema em modo digital ou analógico e personalização de menus favoritos com até cinco opções diferentes.
O veículo traz recursos já conhecidos de direção autônoma, como o controle de velocidade adaptativo (ACC), o alerta de colisão com frenagem automática (FCW), o alerta de mudança de faixa (LDW), o Park Assist e o farol alto automático (AHB). E estreia mais três novas funções na Série S e como opcional nas versões Limited e Trailhawk, deixando o modelo ainda mais tecnológico: frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas; detector de fadiga do motorista e reconhecimento de placas pela câmara frontal, emitindo sinal sonoro quando estiver acima da velocidade permitida.
Todas as versões vêm com função Auto Hold, que busca mais conforto em engarrafamentos e paradas longas, permitindo que o motorista retire o pé do pedal de freio nas condições de veículo parado, mesmo que não esteja na posição P (Parking). Além disso, as versões Sport, Longitude e 80 Anos vêm com seis airbags de série e sete na Limited, Trailhawk e Série S, sendo que o adicional é para os joelhos do motorista.
As versões Limited, Trailhawk, Série S e Série Especial 80 Anos possuem carregador de celular por indução e rebatimento automático de retrovisores. Já Série S possui porta-malas com sensor de presença: ao detectar o pé do motorista por baixo do para-choque traseiro, o sensor aciona o sistema. O sensor de presença é item opcional nas versões Limited e Trailhawk.
O Novo Jeep Compass ampliou a sua gama de versões, com duas novidades: a Série Especial 80 Anos e a Série S, que agora recebe o novo motor T270 Turbo Flex. No total são nove versões do Novo Compass, com duas possibilidades de motorização e dois câmbios.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta