MACEIÓ (AL) - A Peugeot adiantou a nova geração do 2008 com a apresentação da versão elétrica em meados de julho. E antes mesmo, já havia muitos “spoilers” sobre o que esperar da versão térmica (a combustão) do SUV compacto da montadora que agora é produzido em El Palomar, na Argentina, mas trazendo ajustes feitos para o mercado nacional.
Com três versões bem completas (Active, Allure e a GT), o modelo finalmente traz a atualização visual da carroceria em sintonia com o modelo Europeu, além de nova motorização para o modelo, o T200, e preços mais agressivos, partindo de R$ 119.990. Ao todo, são seis opções de cores: Preto Perla Nera (metálica), Branco Nacré (perolizada), Azul Quasar (metálica), Cinza Artense (metálica) e Cinza Selenium (metálica) – esta última, apenas para a versão GT.
O foco aqui é conquistar o mercado e ampliar a marca em um dos segmentos mais concorridos, que é o de B-SUVs. Os preços, inicialmente válidos até o final de agosto, estão bem aproximados de outros modelos compactos, como o Renault Kardian (a partir de R$ 112.790), o Jeep Renegade (a partir de R$ 115.990) - ambos são concorrentes do mesmo conglomerado, já que Peugeot e Jeep pertencem ao grupo Stellantis -, e o Volkswagen T-Cross (a partir de R$ 119.890), modelo mais vendido dessa categoria, com 39.703 unidades emplacadas até julho, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
O modelo vem ainda para acabar com o resquício de rejeição da marca, que começa a ser percebida como boa compra, principalmente com a adoção do motor T200, desenvolvido pela Fiat, que equipa pelo menos 16 outros carros produzidos pela Stellantis, inclusive a versão turbo do 208. O hatch deve ganhar uma atualização, principalmente visual, para ficar igualado na nova linha da Peugeot.
São 130 cv de potência máxima a 5.750 rpm quando abastecido com etanol (125 cv com gasolina), e torque máximo de 20,4 kgfm a 1.750 rpm tanto com etanol quanto com gasolina. Atrelado a um câmbio CVT de sete velocidades, o motor dispõe de três modos de condução: Automático (se ajusta conforme o modo de condução do motorista), Manual (permite as trocas sequenciais por meio da alavanca de câmbio ou pelas borboletas no volante) e Sport (direção mais esportiva e dinâmica).
Por fora, o Peugeot 2008 é um carro totalmente novo, se levarmos em consideração a versão anterior, que saiu de linha no início do ano e era fabricada no Rio de Janeiro. Se levarmos em consideração a versão elétrica antes da estreia da atual, as mudanças foram poucas, mas interessantes.
A começar pela nova assinatura luminosa, que agora traz não os inconfundíveis “dentes de sabre”, mas sim três garras verticais que acomodam as luzes DRL em LED, integradas nas inserções do para-choque. Ao centro ele traz uma nova grade frontal, que apresenta o novo logotipo da marca, que estreia por aqui no modelo.
Atrás, ele ganhou também nova assinatura luminosa, com a introdução de lanternas em LED que reinterpretam as três garras e estão interligadas por uma faixa em preto brilhante, onde está estampado o lettering com o nome da marca, em uma fonte nova. Para completar o conjunto, as luzes de ré e os piscas também são em LED.
Na lateral, o novo Peugeot 2008 traz rodas de liga-leve diamantadas de 17”, com desenho diferenciado, a depender da versão. As maçanetas externas acompanham a cor do veículo em todas as versões, enquanto as capas dos retrovisores são em preto brilhante, mesmo tratamento aplicado às barras de teto, também disponíveis para toda a gama.
Para as versões GT, adicionam-se o teto biton na cor preta, a badge GT e um adesivo esportivo aplicado na coluna C. A nomenclatura 2008 está estampada na porção traseira do veículo, em nova grafia. Já a configuração 100% elétrica conta com a aplicação da letra “E” em azul e branco, antes da identificação do modelo.
O visual traz um pouco de robustez, mas também sofisticação, como é de se esperar da marca e o carro traz bastante para acomodar malas e objetos: o porta-malas dispõe de 419 litros de volume (434 na versão elétrica) e porta-objetos no interior do modelo, totalizando 27 litros.
Ele mede agora 4.309 mm de comprimento, 1.776 mm de largura (1.992 mm de um retrovisor ao outro), 1.548 mm de altura e 2.612 mm de entre-eixos. Na versão anterior, suas medidas eram 4,16 metros de comprimento, por 1,74 metro de largura, 1,58 metro de altura e 2,54 metros de entre-eixos. O porta-malas comportava 402 litros.
A atualização por fora também se deu por dentro, trazendo a versão mais recente do i-Cockpit, conceito desenvolvido pela marca que deixa única a parte interna do carro, toda voltada para o motorista. O volante é menor do que os modelos atuais, possibilitando que seja visto o painel todo digital por cima dele e não no meio, como é mais comum. A sensação é de estar com um modelo esportivo nas mãos.
Chamado de Sportdrive, o volante é compacto e traz regulagem de altura e profundidade, com revestimento em couro, logotipo da marca e aloja os comandos multimídia. Na versão GT, ele traz ainda costura esportiva na cor verde e o emblema da versão na base.
O painel de instrumentos é personalizável e está posicionado na altura dos olhos e tem tela de 10 polegadas, com design 3D na versão GT e 2D para a Active e Allure. Já o multimídia tem 10,3 polegadas, definição HD e conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
Uma novidade é o botão físico de ajuste de volume. O modelo ainda está equipado com quatro entradas USB, sendo três do tipo USB-C e uma USB-A. Há carregamento para smartphones por indução, disponível nas versões Allure e GT. Outra exclusividade das duas versões média e de topo é o Visio Park 360°, um sistema de assistência que integra câmeras dianteira e traseira.
Por dentro, ele é todo escurecido e o acabamento do painel é todo em plástico, simulando uma fibra de carbono, o que o deixa mais sofisticado. O material que reveste os bancos vai depender da versão do carro: tecido e couro, 100% couro e alcântara. A versão GT ganha ainda pedais esportivos e soleira em alumínio, tapetes com bordado GT e costura verde em detalhes internos e painéis de porta.
Por outro lado, todas as versões, já vêm de série com os seguintes equipamentos:
O novo Peugeot 2008 traz ainda uma gama de sistemas de segurança para fazer frente com outros modelos da mesma categoria. Entre os itens disponíveis para toda a gama 2008 estão:
Já a versão GT tem ainda o pacote Driver Assist, que inclui:
Viagem a convite da montadora.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta