A Peugeot anunciou a linha 2025 do 208. O hatch compacto terá agora quatro versões diferentes, com nova estética e duas opções de motorização. Sai o motor 1.6, mas permanecem as duas opções 1.0: com motor aspirado e motor turbo.
Outra novidade é que o modelo ganha ainda mais uma versão, a GT, mais esportiva, e a Like sai de linha, ficando, em seu lugar, a Active, que passa a ser a versão de entrada do hatch, com preços a partir de R$ 76.999. Ele ganha ainda uma nova cor, Cinza Selenium, integrando a paleta, além das já conhecidas: Branco Banquise, Branco Nacré, Preto Pérola Negra e Cinza Artense.
No visual, o 208 traz a nova identidade da marca, já introduzida no SUV compacto 2008, lançado em agosto. Com isso, o modelo ganha nova assinatura luminosa, que traz agora as garras do leão e não mais os “dentes de sabre”. O modelo traz ainda novos faróis e lanternas traseiras em LED, grade na cor da carroceria, e, no caso da versão GT, rodas diamantadas de 17” e arcos das rodas em preto brilhante.
Na traseira, o modelo traz novos faróis e lanternas traseiras em LED. (Peugeot/Divulgação)
Por dentro, pouca coisa muda, mantendo o mesmo acabamento, mudando apenas o logotipo no volante multifuncional do hatch. O multimídia do modelo continua o mesmo, com tela sensível ao toque de 10 polegadas e integração sem fio com Apple CarPlay e Android Auto.
Há também um novo carregador indutivo de 15 W para smartphones e espelhos para o motorista e o passageiro. As versões Allure e GT são equipadas com controle automático de climatização digital, enquanto a Active oferece ar-condicionado manual, além de um sistema keyless.
Versões e motorização
O novo 208 despediu-se do já conhecido motor 1.6 aspirado e também da versão elétrica do compacto. Fica agora apenas a motorização 1.0: a primeira, para as versões de entrada, com transmissão manual de cinco velocidades que entrega 75 cv de potência; e a segunda, com o propulsor T200 com 130 cv e 200 Nm de torque e transmissão CVT que simula sete velocidades e três modos de condução.
O modelo ganha nova assinatura luminosa, que traz agora as garras do leão e não mais os “dentes de sabre”. (Peugeot/Divulgação)
O lançamento marca o retorno da designação GT da marca, que vem equipada com faróis full LED, acionamento automático das luzes, farol alto automático, reconhecimento e exibição de limites de velocidade, alerta de colisão iminente, frenagem automática de emergência, assistência de manutenção de faixa, rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, câmera de visão traseira, spoiler na porta traseira e um exclusivo volante de couro com o emblema GT.
Esta será uma das versões topo de gama, que traz um apelo forte à esportividade. Ao todo, o hatch compacto terá quatro versões:
Active: motor 1.0 aspirado de 75 cv, com ar-condicionado digital, sistema hill assist, vidros elétricos e quatro airbags. Preço: a partir de R$ 76.999.
Style: motor 1.0 aspirado de 75 cv, faróis full LED, multimidia 10,3”, câmera de ré, teto panorâmico, entre outros. Preço: a partir de R$ 88.999.
Allure: motor 1.0 turbo de 130 cv combinado com a transmissão automática CVT de sete velocidades. Preço: a partir de R$ 98.990.
GT: motor 1.0 turbo de 130 cv, seis airbags, alerta de colisão iminente, frenagem automática de emergência, assistência de manutenção de faixa e câmera de visão traseira. Preço: a partir de R$ 114.990.
Suspensão dianteira: tipo pseudo McPherson, independente, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados à gás e barra estabilizadora
Comando de válvulas: acionamento por corrente, variável na admissão
Combustível: gasolina e etanol
Capacidade do tanque: 47 litros
Tração: dianteira
Caixa de transmissão: CVT
Velocidades: 7 (simuladas)
Direção: elétrica com assistência variável
Suspensão dianteira: tipo pseudo McPherson, independente, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados à gás e barra estabilizadora
Peso em ordem de marcha: 1.177 kg (Allure) | 1.157 kg (GT)
Preço: R$ 98.990 (Allure) | R$ 114.990 (GT)
Com informações da Peugeot.
Júlio Barros é aluno do 27º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Este conteúdo teve edição da editoria adjunta do Estúdio Gazeta Karine Nobre.