O mês de julho deu continuidade à tendência de alta nas vendas de veículos 0km registrada em junho, por conta do programa de incentivos do governo federal. Com isso, o cenário de queda de preços permaneceu o mesmo para modelos com mais de um ano de uso, segundo levantamento realizado pela Kelley Blue Book (KBB). Apenas modelos zero quilômetro ano/modelo 2023/2024 apresentaram uma discreta variação de 0,35%.
Os veículos seminovos com até três anos de uso seguiram com os preços em queda de preços em julho - mesmo com a inclusão dos modelos 2023/2024. Os preços dos carros usados (de 4 a 10 anos de uso) se mantiveram em queda durante julho de 2023, de acordo com o levantamento do MVP da KBB Brasil.
O ritmo de vendas, com média diária de 10.743 unidades, contribuiu para redução dos estoques dos fabricantes e concessionárias, que chegaram a mais de 250 mil veículos no final de maio, e agora estão abaixo de 200 mil unidades.
Devido ao nível de estoque que havia disponível, a produção de julho não manteve o ritmo acelerado das vendas. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o quadro foi de estabilidade nos números, apesar das paralisações por férias coletivas, lay-offs e outros ajustes da oferta à demanda.
E por falar em preços em queda, o lançamento do compacto 100% elétrico da BYD, Dolphin por menos de R$ 150 e a promessa do lançamento de outro compacto, da também chinesa GWM, o Ora 03, na mesma faixa de preço, tem feito com que as demais montadoras reajuste para baixo os preços de seus modelos no mercado e também o de seminovos e usados.
No levantamento de julho da KBB Brasil os compactos Caoa Chery iCar e JAC E-JS1, foram os únicos modelos elétricos que apresentaram alguma desvalorização: -3,30% e -3,25%, respectivamente. A van JAC IEV 750, no entanto, foi o único modelo movido a eletricidade a registrar alta no preço (12,77%).
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