A Ram apresentou a linha 2025 da 1500, picape full-size que ocupa, atualmente, a terceira posição entre as mais vendidas no país dessa categoria, com 1.137 unidades emplacadas até setembro (é também a terceira mais vendida da marca, já que as outras duas posições são a Ram 3500 e a 2500, respectivamente, primeiro e segundo lugar).
Procurando se manter relevante nesse segmento, a “picapona” trouxe uma série de mudanças que vão desde a estética, passando por mais tecnologia e nova motorização.
Sobre o novo motor, ela deixa o V8 de 5,7 litros de 400 cv de potência e ganha um novo propulsor, que traz ainda mais potência para o modelo. A Ram 1500 agora vem equipada com o Hurricane 6 biturbo de 3.0 litros com seis cilindros, que entrega 426 cavalos de potência e 635 Nm de torque (64,8 Kgfm). Atrelado a ele, está uma transmissão automática de oito velocidades.
Segundo a montadora, a nova motorização proporciona economia de combustível (em comparação a anterior), menores níveis de emissões e uma melhor performance, tornando a nova Ram 1500 2025, a picape grande mais potente e com maior torque, entre os modelos a gasolina, do mercado nacional.
Além disso, ela também é a picape mais rápida do Brasil, com um 0 a 100 km/h em 5,3 segundos (a Ford Ranger Raptor, que até então ocupava essa posição, vai de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos).
Com quase 6 metros de comprimento, a nova Ram 1500 2025 tem capacidade de reboque de até 4,5 toneladas. Com chassis feito com 98% de aços de alta resistência e cabine e caçamba com 54% de aços de alta resistência, a picape usa também alumínio no capô e na tampa traseira, material que contribui para a redução de peso, mas sem afetar as características mecânicas desses componentes.
O modelo conta ainda com caçamba com revestimento especial, capota marítima, degrau retrátil de acesso e iluminação interna em LED. Além disso, há um divisor de caçamba e dois compartimentos localizados nas laterais da caçamba com 107 litros de capacidade volumétrica, além de iluminação interna e uma tomada de 115V no compartimento localizado no lado do motorista. Já a caçamba possui capacidade volumétrica de 1.200 litros e 557 kg de capacidade de carga.
Entre as novidades da nova Ram 1500 2025 estão a nova central multimídia Uconnect 5 de 14,5 polegadas. O sistema conta com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, navegação embarcada e capacidade de divisão de tela.
Pela central, é possível acessar a câmera 360º e comandar o ar-condicionado automático de duas zonas, entre outros recursos, como os bancos dianteiros ventilados e aquecidos. O sistema de som é da marca Harman Kardon com 19 alto-falantes, sendo um subwoofer de 10”, que entregam 900 watts de potência.
O quadro de instrumentos é digital de 12,3” de alta resolução e pode ser personalizado. Quando a navegação embarcada está em uso, ela pode ser visualizada no quadro também. Já o volante multifuncional possui comandos de assistência a direção, comandos de áudio, botões para seleção dos modos de condução, limitador de marchas e funções do quadro de instrumentos. Revestido em couro, é aquecido e conta com regulagem de altura e profundidade.
A nova Ram 1500 2025 possui head-up display colorido de 10” que projeta no para-brisa informações como velocidade, assistente de manutenção de faixa, piloto automático adaptativo com Stop & Go, e o passo a passo da navegação embarcada. Customizável, é possível ajustar a altura, o brilho e as informações que serão exibidas.
Outra novidade do modelo é o carregamento por indução para dois smartphones. Além deste sistema, a nova Ram 1500 2025 possui 11 portas USB, sendo 5 do tipo C, de carregamento rápido e duas tomadas 115V, além da terceira no Rambox.
A nova Ram 1500 2025 vem equipada também com retrovisor interno digital que, ao ser acionado, exibe a imagem em tempo real de uma câmera voltada para trás. É possível ajustar a altura, o brilho e até mesmo reproduzir uma imagem captada por uma câmera localizada no implemento rebocado pela picape.
O acesso e a partida do veículo são feitos tanto por meio de um cartão físico quanto pela chave presencial. A plataforma de serviços conectados Ram Connect permite ainda monitoramento a distância do veículo e serviços de segurança, emergência, conectividade e navegação por meio do aplicativo no smartphone.
Entre as novidades de segurança e proteção, a nova Ram 1500 2025 conta com sistema de detecção de colisão em cruzamentos com frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de permanência na faixa de rodagem, detector de fadiga, assistente para manobras evasivas e reconhecimento de placas de limite de velocidade. Com a adição desses novos conteúdos, a picape passa a ser ADAS nível 2.
A picape possui também 6 airbags (dianteiros de múltiplo estágio, laterais dianteiros, e de cortina frontal e traseiro); assistente de partidas em rampas (Start Assist); freios a disco nas quatros rodas com ABS e EBD; e controle eletrônico de estabilidade, de tração e de mitigação de rolagem da carroceria e sistema de comutação automática dos faróis, além do sensor crepuscular e de chuva.
O novo modelo possui ainda tração 4x4 com reduzida e modo Auto, que distribui automaticamente a força entre os dois eixos. Novidade na linha 2025 são os modos de condução selecionados através de comandos no volante. São cinco modos ao todo: automático, reboque, sport, neve e off-road.
A picape tem suspensão a ar e possui 5 níveis de ajustes, comandos pela chave presencial ou através da central multimídia, sendo eles níveis:
No design exterior, destaque para os novos para-choques dianteiro e traseiro, novos faróis full LED com farol de neblina também em LED, novas rodas de liga leve e novas lanternas. A nova Ram 1500 2025 ainda possui teto solar panorâmico de 1 metro quadrado de área. Outro detalhe são os estribos laterais elétricos, acionados quando a porta é aberta.
Por dentro, o modelo ganhou novos revestimentos em couro nos bancos, painel de instrumentos e painéis de porta; console central configurável com porta-copos, porta carteira, apoio de braço com porta-objetos; luzes internas de leitura em LED; e bancos dianteiros, ventilados, aquecidos e elétricos de 10 vias, sendo duas para lombar e duas memórias para motorista, que incluem a posição dos pedais do freio e acelerador, também com ajustes elétricos.
Na segunda fileira, os bancos traseiros têm assentos laterais aquecidos; porta-objetos no assoalho e abaixo da segunda fileira de bancos; e assoalho traseiro plano. O banco é bipartido 60/40, rebatível e reclinável, e com apoio de braço com porta-objetos.
A nova Ram 1500 2025 chega ao mercado brasileiro em duas versões, Laramie e Laramie Night Edition. Ambas as versões possuem de série todos os itens citados acima. A Ram 1500 Laramie é comercializada por R$ 540.990, com interior claro que combina dois tons, Bison Brown e Sea Salt. Por fora, rodas diamantadas de 20” com pneus 275/55 e acabamentos exteriores cromados como grade dianteira, para-choques dianteiro e traseiro, capa do espelho retrovisor, badges e ponteiras do escapamento.
A versão Laramie Night Edition troca o acabamento cromado pelos detalhes escurecidos e na cor da carroceira. Esta configuração recebe ainda rodas pretas de 22” com pneus 285/45, as maiores nas picapes disponíveis em solo brasileiro.
Além do interior todo em preto, que inclui colunas e forro de teto, no exterior os destaques são: capô esportivo; faróis e lanternas com máscara negra; para-choques na cor da carroceria; grade, capas dos retrovisores e maçanetas em preto brilhante; ponteiras do escapamento pretas; e badges pretos. A Ram 1500 Laramie Night Edition é comercializada por R$ 555.990.
As cores disponíveis para as duas versões são: Granito Crystal, Prata Billet, Azul Forged, Preto Diamond e Branco Marfim. Já a cor Vermelho Delmonico é exclusiva da versão cromada.
*Com informações da RAM.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta