Publicado em 5 de julho de 2023 às 03:30
- Atualizado há um ano
Quem nunca parou para abastecer no posto de gasolina, abaixou o vidro do carro e ouviu a pergunta “como está o óleo"? Embora seja algo recorrente, boa parte das pessoas não sabem exatamente o que responder e nem se devem confiar no frentista para fazer as revisões básicas do carro.
É nesse momento que os motoristas percebem que não têm ideia de quando precisam levar o carro na oficina. Por esse motivo, o Motor ouviu especialistas para entender qual é o plano de manutenção que cada parte do veículo precisa seguir.
A manutenção preventiva é aquela que faz correções na estrutura do carro em razão do desgaste que as peças sofrem naturalmente por conta da sua utilização. Não é o mesmo tipo de serviço, por exemplo, que acontece quando há alguma colisão ou quando há alguma falha, chamada de corretiva.
Gabriel de Oliveira
Personal car e colunista de MotorO consultor automotivo ainda explica por que é fundamental fazer as revisões de carro: "São para manter o veículo funcionando perfeitamente, como também para valorizar o carro na revenda. Isso porque cria uma segurança na hora de revender para um futuro comprador”, aponta.
O gerente técnico da Clebercar, Cleber Soares, lembra que, embora o ideal seja realizar a revisão preventiva de acordo com o que especifica cada modelo, seguir apenas o prazo da montadora não é suficiente. “O cliente também precisa fazer pequenas ações, como completar o óleo na quilometragem correta e fazer as inspeções mesmo sem trocas de itens nos veículos”, pontua.
Já Vittória Gabriela, técnica em mecânica e influenciadora por trás do perfil no Instagram Dona do meu Destino, atenta que o manual do proprietário deve ser o melhor amigo do motorista. “Lá, ele encontra todas as informações importantes não só sobre todas as funcionalidade do modelo, como também o plano de manutenção, que contém uma relação de itens que precisam ser revisados e qual é a frequência recomendada para fazer a vistoria”, observa.
“Isso também vai ajudá-lo a entender se o mecânico fala e evitar ser enganado, principalmente no caso das mulheres, que sofrem mais com mentiras e golpes”, defende, ainda.
O gerente da Point S, oficina de serviços automotivos, do Grupo Orletti, Guilherme Vieira, também alerta que a manutenção preventiva, além de garantir a segurança de quem está dentro e fora do carro, evita o desgaste prematuro das peças.
“Isso vai proporcionar maior economia para o bolso do motorista. A integridade dos itens do carro garante maior eficiência do consumo do combustível e a mantém o valor de mercado na hora da revenda”, destaca.
Uma revisão dificilmente vai analisar toda a extensão do veículo de uma vez. Isso porque cada manutenção requer uma vistoria detalhada de diferentes partes do carro.
Filtros e óleos
Entre os itens mais essenciais apontados pelos especialistas consultados estão os que envolvem filtros e óleos: filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, filtro do ar-condicionado, óleo de motor e óleo de freio. Não que o cuidado deva parar por aí.
Itens de segurança
Também é preciso checar itens de segurança do veículo, como as pastilhas de freio, pneus e os estepes.
Itens de funcionamento do carro
Também é importante checar o radiador, a suspensão, os amortecedores, a bateria, as correias alternadoras, o sistema de iluminação, os fios e os cabos elétricos e as velas.
Partes esquecidas e tão importantes
O limpador do para-brisa, o cinto de segurança e a buzina, partes que costumam ser esquecidas pelo condutor também precisam fazer parte desse check-up.
Antes de sair com o carro
O próprio motorista pode fazer esse tipo de checagem, preferencialmente antes de tirar o veículo da garagem e rodar com ele. Isso porque, embora tenham uma alta expectativa de validade, esses itens têm duração imprevisível e podem parar de funcionar ou apresentar defeito a qualquer momento.
Líquido do arrefecimento
É importante também checar se o nível do óleo e do líquido de arrefecimento, que nunca podem estar abaixo do mínimo do reservatório, e que podem ser olhado a qualquer momento.
Quando checar
Ainda que cada fabricante defina um plano de manutenção, ações simples e autônomas do condutor ajudam a prolongar a vida útil do carro. “Se a cada uma ou duas semanas o motorista tiver o hábito de calibrar os pneus, seja em um posto de gasolina próximo ou comprando o próprio equipamento portátil, certamente vai garantir maior estabilidade e economizar combustível”, destaca Vittória.
Já na escolha do profissional mais adequado, é quase impossível acertar de primeira. A dica de ouro é pedir indicações e pesquisar. “É importante que você tenha disponibilidade de fazer mais de um orçamento. Para garantir que a oficina não esteja te enganando, compare o que cada mecânico aponta que deve ser feito no seu carro”, recomenda, por fim, o personal car Gabriel de Oliveira.
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