> >
Tesla e BMW processam UE e se juntam a montadoras da China por tarifas sobre veículos elétricos

Tesla e BMW processam UE e se juntam a montadoras da China por tarifas sobre veículos elétricos

A UE impôs tarifas de até 45% sobre os elétricos chineses, mas os Tesla fabricados na China tiveram taxação adicional de 7,8% e os alemães receberam acréscimo de 20,7%

Publicado em 30 de janeiro de 2025 às 05:00- Atualizado há 22 dias

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura
Tesla, carro elétrico
Modelos da Tesla fabricados na China foram atingidos com uma taxa adicional de 7,8%. (Shutterstock)

A Tesla e a BMW, gigantes montadoras dos Estados Unidos e Alemanha, entraram com ações no Tribunal Geral da União Europeia (UE) e se juntam a BYD, Geely e SAIC - fabricantes de automóveis da China - que se opõem ao bloco por conta de tarifas em veículos elétricos.

Anteriormente, a UE impôs tarifas de até 45% sobre os carros elétricos chineses, mas os modelos da Tesla fabricados no país foram atingidos com uma taxa adicional de 7,8%, enquanto os alemães receberam acréscimo de 20,7%.

Um porta-voz da BMW disse que a empresa se opõe às tarifas de importação e afirmou que elas não fortalecem a competitividade dos grupos automobilísticos europeus.

"Pelo contrário, as tarifas compensatórias prejudicam o modelo de negócios das empresas globalmente ativas, limitam o fornecimento de carros elétricos para os clientes europeus e, portanto, podem até desacelerar a descarbonização no setor de transporte," diz.

O porta-voz da Comissão Europeia, Olof Gill, pontuou que a UE permanece totalmente aberta a encontrar uma solução, mas que precisa abordar "o claro exemplo de concorrência desleal identificado".

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais