A Amazon lançou o Haul, um novo serviço de compras que limita o preço dos produtos à venda a no máximo US$ 20 (R$ 116) em um esforço para enfrentar os varejistas de baixo custo Temu e Shein.
A gigante das compras online lançou o Haul apenas para celulares. A plataforma está disponível em seu aplicativo para clientes dos Estados Unidos desde quarta-feira (13/11).
O anúncio afirma que os consumidores podem esperar “preços absurdamente baixos” nos produtos vendidos na Haul e que “vale a pena esperar” até duas semanas pela entrega.
Os rivais chineses da Amazon registaram um rápido crescimento nos últimos anos, mas também enfrentaram críticas sobre o impacto ambiental de fabricar e enviar produtos cada vez mais baratos.
“Temu e Shein lidaram com críticas por se aproveitarem de brechas de importação e por produzirem muito lixo e serem ambientalmente irresponsáveis”, disse Sucharita Kodali, analista de varejo da consultoria Forrester, à BBC News.
“Este esforço parece ter os mesmos desafios”, disse ela sobre a Haul.
A plataforma marca a esperada incursão da Amazon na venda de produtos mais baratos com prazos de entrega mais longos — um modelo de negócios que estimulou a ascensão de Temu e Shein.
Mas autoridades de todo o mundo mostram-se cada vez mais cautelosas quanto ao surgimento de plataformas que vendem bens produzidos em massa a preços de custo muito baixos.
A Comissão Europeia também lançou abriu um processo contra Temu em outubro sob a alegação de que a empresa não esteja a conseguir impedir a venda de produtos ilegais em sua plataforma
A Amazon tornou os preços baixos um elemento central de sua oferta com o Haul.
Além do preço máximo de US$ 20, a maioria custaria menos de US$ 10 (R$ 58).
No comunicado, a empresa deu como exemplo de suas ofertas um conjunto de trÊs lâminas de barbear e um “conjunto elegante de colar, pulseira e brinco” disponíveis por pouco menos de US$ 3 (R$ 17).
A entrega será gratuita para pedidos de US$ 25 (R$ 145) ou mais, com entrega dentro de uma a duas semanas.
“Encontrar ótimos produtos a preços muito baixos é importante para os clientes, e continuamos a explorar maneiras de trabalhar com nossos parceiros de vendas para que possam oferecer produtos a preços baixíssimos”, disse Dharmesh Mehta, vice-presidente de parceiros de vendas mundiais da Amazon.
A empresa afirma que todos os produtos vendidos pelo Haul terão garantia e que a compra será segurança.
Mehta disse que ainda é “o começo” da nova plataforma e que a avaliação dos clientes será ouvida para “refiná-la e expandi-la nas próximas semanas e meses”.
Kodali acrescentou que o projeto apresenta riscos para a Amazon, porque há sinais de que os consumidores estão se "cansando de produtos de baixa qualidade e entregas lentas".
Se os produtos forem decepcionantes para os compradores e não derem lucro para a Amazon, “não espero que o Haul exista por muito tempo”.
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