O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse nesta segunda-feira (7) que líderes da União Europeia devem discutir nos próximos dias o possível ingresso da Ucrânia no bloco - um tópico bastante sensível para a Rússia e frontalmente contra os interesses do Kremlin.
"A solidariedade, a amizade e a assistência sem precedentes da União Europeia à Ucrânia são inabaláveis. Discutiremos o pedido de adesão da Ucrânia nos próximos dias", escreveu Michel nas redes sociais.
O Conselho Europeu reúne representantes dos 27 países-membros da União Europeia e não tem poder legislativo. A instituição é responsável por definir as orientações e prioridades do bloco.
A discussão sobre o ingresso da Ucrânia na União Europeia deverá acontecer em uma cúpula informal em Paris, na quinta-feira (10).
Também nas redes sociais, Michel disse que exortou o Kremlin a "interromper imediatamente as hostilidades e assegurar passagem humanitária segura e acesso à assistência" na Ucrânia.
Ele reiterou ainda a condenação à invasão russa e a solidariedade a Kiev.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta