> >
Até junho, acesso a vacinas contra Covid será muito limitado, diz Opas

Até junho, acesso a vacinas contra Covid será muito limitado, diz Opas

Segundo o diretor assistente da Organização Pan-Americana de Saúde, na América do Sul apenas 9,4% da população recebeu ao menos uma dose da vacina contra o vírus

Publicado em 14 de abril de 2021 às 14:09- Atualizado há 4 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Este ano, as crianças de 6 meses até 5 anos e 11 meses serão as primeiras vacinados contra a gripe
Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), cerca de 70% das entregas previstas de vacinas na Iniciativa Covax devem ocorrer de junho em diante. . (Pixabay)

Diretor assistente da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Jarbas Barbosa afirmou nesta quarta-feira (14), que, até o mês de junho, o acesso a vacinas contra a covid-19 na região será "muito limitado". Ele fez a declaração ao tratar da Iniciativa Covax de distribuição de imunizantes, durante entrevista coletiva virtual da entidade.

Barbosa disse que cerca de 70% das entregas previstas de vacinas na Iniciativa Covax devem ocorrer de junho em diante. Segundo ele, na América do Sul apenas 9,4% da população recebeu ao menos uma dose da vacina contra o vírus. Nesse contexto, alertou para o fato de que, a fim de se evitar novas cepas da covid-19, é importante que exista um acesso balanceado às vacinas pelo mundo

A autoridade de saúde pediu que as empresas não concentrem suas entregas apenas para os países desenvolvidos, com os quais já têm contratos. Barbosa comentou que existe o risco de que, se houver muitas transmissões, possam surgir cepas não cobertas pelas vacinas atuais, o que seria um revés global importante para conter a crise de saúde.

Também presente na coletiva, o gerente de Incidentes da Opas, Sylvain Aldighieri, comentou sobre a variante do vírus encontrada inicialmente no Brasil. Segundo ele, essa cepa "pode ser mais transmissível, mas não mais agressiva" do que a original.

Além disso, Aldighieri lembrou que há estudos em andamento para se saber se a cepa encontrada originalmente no País afeta um pouco a imunidade ao vírus.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais