Pequim ordenou o fechamento do consulado dos Estados Unidos em Chengdu, no sudoeste chinês, em retaliação contra a decisão de Washington de fechar o consulado chinês em Houston (Texas). Em comunicado, o ministério de Relações Exteriores da China disse que informou a embaixada americana em Pequim na manhã desta sexta-feira (24), da ordem para que o consulado em Chengdu encerre todas as operações e atividades. A China não deu detalhes sobre o prazo para o fechamento. A embaixada dos Estados Unidos em Pequim não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
O ministério disse que a decisão é uma "resposta legítima e necessária para o comportamento irracional dos Estados Unidos", citando a demanda abrupta de Washington na última terça-feira (21), para que o consulado chinês fechasse - com o argumento de que o local era utilizado para espionagem de cidadãos americanos.
O corpo diplomático do consulado dos EUA em Chengdu vinha interferindo em assuntos internos do país asiático, afirmou o Ministério de Relações Exteriores chinês. Ainda segundo o ministério, o consulado chinês em Houston continua em operação.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta