> >
Crise na Alemanha: por que economia do país está ficando para trás?

Crise na Alemanha: por que economia do país está ficando para trás?

Retração do PIB em 2023 e projeção de nova queda em 2024 sinalizam para alguns especialistas que 'milagre alemão' pode estar com os dias contados.

Publicado em 10 de janeiro de 2025 às 11:00

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura

A terceira maior economia do mundo enfrenta uma combinação de crise econômica com turbulências políticas, em um forte contraste com a trajetória de crescimento que marcou seus últimos 50 anos.

A recuperação da Alemanha depois do fim da Segunda Guerra Mundial, com o nascimento de uma indústria que se colocou como as mais competitivas do mundo, foi tão potente que ficou conhecida como Wirtschaftswunder, o milagre econômico alemão.

Desde então, o país havia se consolidado como um dos três maiores exportadores do mundo, junto de China e Estados Unidos.

Mas o cenário parece estar mudando. Em 2023, a economia alemã encolheu 0,3%, o pior índice desde a crise financeira de 2009, descontando o período da pandemia de covid. E a previsão para 2024 é de nova queda no Produto Interno Bruto (PIB).

Conheça, neste vídeo, quatro 4 fatores que ajudam a explicar por que a economia da Alemanha está em apuros – e como isso se reflete também no cenário político.

Leia também a reportagem em texto.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais