> >
Fifa pune a Rússia por ter entrado em guerra com a Ucrânia

Fifa pune a Rússia por ter entrado em guerra com a Ucrânia

Jogos de competições internacionais que envolvam a nação russa e seus clubes não poderão ser disputados no país. Seleção deverá competir sob o nome União de Futebol da Rússia.

Publicado em 27 de fevereiro de 2022 às 17:27

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

SÃO PAULO - A Fifa (Federação Internacional de Futebol) anunciou neste domingo (27) punições à Rússia devido à invasão da Ucrânia.

Jogos de competições internacionais que envolvam a Rússia ou seus clubes não poderão ser disputados no país e a Rússia deverá competir sob o nome União de Futebol da Rússia. A federação também determinou que o hino do país não poderá ser tocado e sua bandeira, exibida.

As medidas são semelhantes ao pedido que o COI (Comitê Olímpico Internacional) fez a federações nacionais.

Em comunicado, a Fifa afirma que "gostaria de reiterar sua condenação ao uso da força pela Rússia na invasão da Ucrânia. A violência nunca é uma solução e a Fifa expressa sua mais profunda solidariedade a todas as pessoas afetadas pelo que está acontecendo na Ucrânia".

"Em relação às próximas eliminatórias da Copa do Mundo da Fifa 2022, a Fifa tomou nota das posições expressas nas mídias sociais pela Federação Polonesa de Futebol, a Associação de Futebol da República Tcheca e a Federação Sueca de Futebol e já dialogou com todos os essas associações de futebol. A Fifa permanecerá em contato próximo para buscar soluções adequadas e aceitáveis em conjunto."

O presidente da Federação Polonesa de Futebol criticou as medidas anunciadas pela Fifa e disse considerá-las "totalmente inaceitáveis". "Não estamos interessados em participar desse jogo de aparências. Nossa postura permanece a mesma: a Seleção Polonesa NÃO JOGARÁ com a Rússia, não importa qual seja o nome da equipe", escreveu no Twitter.

O corpo de um militar coberto de neve ao lado de um veículo militar russo lançador de foguetes destruído nos arredores de Kharkiv, na Ucrânia, nesta sexta-feira (25/02)
O corpo de um militar coberto de neve ao lado de um veículo militar russo lançador de foguetes destruído nos arredores de Kharkiv, na Ucrânia, nesta sexta-feira (25/02). (Vadim Ghirda/AP/Agência Estado)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais