A região Centro-Oeste dos Estados Unidos está sendo atingida por uma forte tempestade de inverno que pode produzir a maior queda de neve e as temperaturas mais baixas desde 2011.
Cerca de 30 estados, incluindo Arkansas, Kansas, Kentucky, Missouri e Virgínia, estão sob alerta, o que significa aproximadamente 60 milhões de americanos em estado de atenção.
O Serviço Nacional de Meteorologia alertou que "interrupções consideráveis na vida diária" e "condições de direção perigosas ou impossíveis e fechamentos generalizados" são prováveis na parte central do país.
Em Kentucky, Indiana, Maryland, Washington, DC e Virgínia, escolas já anunciaram que não abrirão nesta segunda-feira (6/1).
Milhões de americanos verão temperaturas baixas recordes, sugerem as previsões. No final da noite deste domingo (5/1), a tempestade deve chegar à costa leste e deixar uma queda de neve considerável em cidades como Washington DC e Filadélfia.
Quase dois mil voos já foram cancelados, de acordo com o site de rastreamento FlightAware. Por causa das condições climáticas, algumas companhias aéreas estão oferecendo isenção de taxas de alteração para clientes viajando de e para certas cidades.
Os meteorologistas dizem que o clima extremo está sendo causado pelo vórtice polar, uma área de ar frio que circula ao redor do Ártico.
Em Kentucky, que está sob estado de emergência, a polícia compartilhou na tarde deste domingo um lembrete severo sobre o motivo pelo qual as pessoas estão sendo incentivadas a não viajar.
Em uma publicação compartilhada nas redes sociais, um veículo policial é mostrado completamente amassado após um acidente.
O policial envolvido no incidente "está recebendo tratamento médico com ferimentos sem risco de vida", diz a publicação.
"É por isso que pedimos que você fique em casa e evite viajar.
"Por favor, preste atenção aos avisos e NÃO viaje hoje", diz o lembrete.
Mais ao norte, os canadenses também estão sentindo os efeitos do vórtice polar.
Grande parte do Canadá está sob alertas climáticos extremos neste fim de semana, com temperaturas congelantes abrangendo o país.
Algumas áreas também estão vendo rajadas de neve - uma queda de neve pesada repentina acompanhada de ventos fortes.
Em Manitoba, o vento frio pode fazer as temperaturas despencarem para até -40 °C.
Enquanto isso, partes de Ontário podem ver até 40 cm de neve neste domingo.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta