> >
Geórgia e Pensilvânia concentram atenção em madrugada de apuração lenta

Geórgia e Pensilvânia concentram atenção em madrugada de apuração lenta

Vencer na Pensilvânia selaria a vitória de Joe Biden. Ele já tem 253 votos no Colégio Eleitoral, segundo projeções, e com os 20 da Pensilvânia, superaria a marca de 270

Publicado em 6 de novembro de 2020 às 08:30

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Votos da eleição presidencial dos Estados Unidos ainda chegam por via postal
Votos da eleição presidencial dos Estados Unidos ainda chegam por via postal. (BRYNN ANDERSON/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

Na terceira noite de apuração nos EUA, o foco está em dois estados: Geórgia e Pensilvânia.

Vencer na Pensilvânia selaria a vitória de Joe Biden. Ele já tem 253 votos no Colégio Eleitoral, segundo projeções, e com os 20 da Pensilvânia, superaria a marca de 270, necessária para conquistar a Presidência.

Biden está atrás na Geórgia, com margem de 0,3 ponto percentual: o placar lá é de 49,5% de Trump contra 49,3% do democrata. Mas Biden está em trajetória de alta, e a diferença entre os dois é de 22.576 votos.

Na Geórgia, ele está empatado em pontos percentuais: 49,4%. Trump lidera com 1.805 votos a mais, mas Biden segue subindo de forma constante.

A Geórgia dá direito a 16 votos no Colégio Eleitoral. Com isso, Biden precisaria de mais um estado. Para a agência Associated Press, o democrata já pode contar com Arizona, o que pode fazer com que a agência declare a vitória de Biden assim que ele confirme uma vitória na Geórgia.

Já outros meios, como AFP, CNN e New York Times não consideram o Arizona como vitória de Biden e preferem esperar um pouco mais.

Nos EUA, não há um órgão federal para apontar o vencedor. Cada estado faz sua apuração, e a imprensa acaba ficando responsável por fazer projeções a partir dos resultados e apontar o vencedor, no momento em que os números mostrarem que um adversário não tem mais condições de ultrapassar o outro.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais