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Google exige identidade de responsáveis por anúncios políticos nos EUA

Google exige identidade de responsáveis por anúncios políticos nos EUA

Com aproximação de eleição legislativa, empresa quer fortalecer transparência

Publicado em 7 de maio de 2018 às 14:48

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Empresa vai fortalecer verificação de anunciantes diante da aproximação das eleições legislativas nos EUA. (Reprodução | Google)

O Google vai exigir que anunciantes que veicularem propaganda política durante a próxima eleição legislativa nos Estados Unidos, em novembro, provem que são cidadãos americanos ou residentes permanentes. Além disso, os anunciantes devem indicar a origem do pagamento pela mensagem, segundo a BBC. O pleito deste ano contará com a candidatura de centenas de concorrentes às vagas do Congresso americano.

A intenção da medida é tornar os anúncios políticos mais transparentes em meio a escândalos de manipulação de dados para fins eleitorais, bem como da investigação americana sobre a influência da Rússia na eleição presidencial dos EUA em 2016.

A decisão do Google é similar às tomadas por Twitter e Facebook, que fortalecem os critérios para comparar espaço para anúncio políticos em suas plataformas.

Na semana passada, o vice-presidente sênior do Google, Kent Walker, disse que as mudanças corroboram o compromisso de 2017 de manter maior transparência sobre financiamento de anúncios políticos na internet. Ele disse que a empresa vai apresentar um relatório específico sobre propaganda eleitoral, discriminando quem comprou anúncios e quanto dinheiro foi injetado.

O Google também vai compilar anúncios políticos em uma base de dados que estará disponível ao público, indicou a BBC.

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