> >
Papa segue estável e novo boletim deve sair apenas no sábado

Papa segue estável e novo boletim deve sair apenas no sábado

Segundo o Vaticano, o pontífice segue realizando fisioterapia respiratória e motora, além de passar por exames diariamente

Publicado em 6 de março de 2025 às 17:20

SÃO PAULO - O Papa Francisco permanece com condição clínica estável e seu novo boletim médico deve sair apenas no sábado (8). A informação foi publicada na tarde desta quinta-feira (6) pelo Vaticano.

Francisco não apresentou novos episódios de insuficiência respiratória. Ainda segundo o boletim publicado pela Igreja Católica, ele passou por novos exames e está estável.

Papa Francisco durante audiência geral semanal realizada no Salão Paulo VI, no Vaticano
Papa Francisco está internado desde o dia 14 de fevereiro com pneumonia bilateral Crédito: ALESSANDRA TARANTINO/AP

O papa não está com febre. Segundo o Vaticano, o pontífice segue realizando fisioterapia respiratória e motora, além de realizar exames diariamente.

O próximo boletim médico será divulgado no sábado (8). De acordo com a assessoria de imprensa da Santa Sé, após considerar o quadro estável de Francisco, foi decidido que novas informações sobre sua saúde não deverão ser divulgadas na sexta-feira (7).

Internação mais longa

A autoridade máxima do Vaticano está internada desde o dia 14 com uma pneumonia bilateral. O papa, de 88 anos, segue em observação no Hospital Gemelli de Roma e seu prognóstico segue "reservado"

O Papa passa pela sua mais longa internação desde que tomou posse no Vaticano, em 2013. Ele já passa pela quarta hospitalização durante o papado, da última vez ele havia ficado três dias internado por conta de uma bronquite. No ano passado, Francisco alarmou a igreja após sofrer uma série de quedas. Em 2021 ele ficou dez dias recluso para se submeter a uma cirurgia no intestino.

"A condição clínica do Santo Padre permaneceu estável em relação aos dias anteriores. Também hoje, ele não apresentou episódios de insuficiência respiratória. O Santo Padre continuou com benefício a fisioterapia respiratória e motora. Os parâmetros hemodinâmicos e os exames de sangue permaneceram estáveis. Ele não apresentou febre", disse o Vaticano, em nota.

Mensagem a brasileiros

Francisco ofereceu a contribuição da Igreja Católica para a cúpula climática COP30, que acontece em novembro em Belém (PA). O texto foi enviado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O recado foi recebido em meio à Campanha da Fraternidade, que é realizada anualmente pela instituição no período da Quaresma.

Neste ano, o evento tem como tema ''Fraternidade e Ecologia Integral''. Na mensagem, o papa defende uma "conversão ecológica" da humanidade e pede uma mudança de "convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas".

Francisco disse ainda que a campanha deste ano expressa a disponibilidade da Igreja em colaborar com a COP30. O pontífice relatou esperar que, dessa forma, nações e organismos internacionais se comprometam efetivamente com a superação da crise climática.

"Confiando estes votos aos cuidados de Nossa Senhora Aparecida, concedo de bom grado a bênção apostólica a todos os filhos e filhas da querida nação brasileira, de modo especial àqueles que se empenham no cuidado com a casa comum, pedindo que continuem a rezar por mim", disse Papa Francisco.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

religião Vaticano

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais