Um forte terremoto de magnitude 6,8 atingiu o centro do Marrocos, matando pelo menos 296 pessoas, segundo informou o Ministério do Interior do país.
O epicentro foi nas montanhas do Alto Atlas, a 71 km da cidade de Marrakech, e a uma profundidade de 18,5 km, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA.
O terremoto ocorreu às 23h11 de sexta-feira (08/09) no horário local (19h11 em Brasília). Um tremor subsequente aconteceu 19 minutos depois.
De acordo com o ministério, houve mortes em Marrakech e em várias cidades ao sul.
“Segundo um boletim provisório, o terramoto matou 296 pessoas nas províncias e municípios de al-Haouz, Marrakech, Ouarzazate, Azilal, Chichaoua e Taroudant”, diz um comunicado do governo, acrescentando que 153 pessoas ficaram feridas e estão hospitalizadas.
Vídeos não verificados no X (antigo Twitter) mostram edifícios danificados e ruas cheias de escombros.
O número de vítimas registradas ainda pode crescer significativamente — em parte porque vilarejos simples em aldeias nas montanhas perto do epicentro podem ter sido atingidos, mas ainda não se sabe a dimensão do impacto nesses locais.
Alguns edifícios da cidade velha de Marrakech ruíram, segundo relatou um morador à agência de notícias Reuters. Vários vídeos no X mostram edifícios desabando, mas a BBC não identificou a localização deles.
Há relatos de que moradores sobreviventes decidiram permanecer fora de casa, com medo que tremores secundários ocorram.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta