> >
Brasil vence a Itália e conquista bronze inédito no judô por equipes

Brasil vence a Itália e conquista bronze inédito no judô por equipes

Com Rafaela Silva brilhando na última luta, Time Brasil finalizou a nodalidade com a melhor campanha da história em Jogos Olímpico

Publicado em 3 de agosto de 2024 às 12:32

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
O Brasil conquistou o inédito bronze em paris no judô por equipes
O Brasil conquistou o inédito bronze em paris no judô por equipes. (Miriam Jeske/COB)

O Brasil superou a Itália e conquistou o bronze no judô por equipes nas Olimpíadas de Paris. Com brilho de Rafaela Silva.

A conquista do bronze foi por equipes, coletiva, mas a maior história de redenção do judô brasileiro foi de Rafaela Silva. O pódio olímpico é uma conclusão de um ciclo sofrido para a judoca. A judoca foi a única a ganhar todas as suas lutas e ainda definiu o pódio em um Golden Score.

A equipe brasileira venceu por 4 a 3 após o combate decisivo. Rafael Macedo, Beatriz Souza, Rafaela Souza e Ketleyn Quadros venceram seus confrontos, enquanto Leonardo Gonçalves e Willian Lima perderam.

O sorteio definiu que o combate decisivo seria o até 57kg feminino, e Rafaela Silva decidiu. Como havia sido em todas suas lutas neste sábado (3).

Medalhista de ouro em 2016, Rafaela Silva venceu todos os seus combates nas mistas. A atleta de 32 anos, que bateu na trave pelo bronze no individual, não tomou conhecimento das rivais nas lutas. Atropelou todas e sublinhou seu nome na história do judô brasileiro.

Foi a redenção dos brasileiros que não conquistaram medalhas no individual. Com exceção de Bia Souza, Willian Lima e Larissa Pimenta, respectivamente ouro, prata e bronze em Paris, os demais haviam ficado pelo caminho. Agora não voltam mais da França de "mãos vazias".

A campeã olímpica Bia Souza conquistou a sétima vitória em oito lutas em menos de 24h. A brasileira venceu seus quatro compromissos na campanha que rendeu a medalha do ouro no individual +78kg, na véspera, e também disputou mais quatro combates pela equipe neste sábado (3). Mesmo exausta, ela só foi derrotada em um dos duelos — todos os que ganhou foi por pontuação.

O Brasil conquistou sua primeira medalha mista na história dos Jogos, e a quarta do judô em Paris. Em Tóquio, edição de estreia da equipe mista, o time brasileiro havia parado nas oitavas. Esta é a melhor participação do judô brasileiro na história das Olimpíadas, considerando a qualidade das medalhas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais