O Brasil conquistou sua primeira medalha no taekwondo nos Jogos Olímpicos Paris 2024, graças ao bronze de Edival Pontes, o Netinho. Nesta quinta-feira (9), o taekwondista disputou a medalha na categoria masculina até 68kg.
Apesar da derrota na primeira luta, Netinho ganhou uma nova chance através da repescagem. No combate valendo o bronze, o brasileiro enfrentou o espanhol Javier Pérez Polo e venceu por 2 rounds a 1.
Netinho saiu em vantagem já no primeiro round contra Pérez Polo, ao conseguir uma virada no placar. O brasileiro acertou um chute na cabeça a três segundos do fim e, com o marcador em 3-3, venceu por superioridade. No segundo round, também equilibrado, o espanhol acertou os dois primeiros golpes e venceu por 6-4.
Já no terceiro round, Netinho conseguiu dois chutes no corpo do oponente e administrou a vantagem nos 40 segundos finais. O brasileiro sofreu punições, mas ainda assim ganhou por 4-3. Foi uma campanha de recuperação para Netinho, que perdeu sua estreia, mas ganhou os combates seguintes e subiu ao pódio.
Netinho disputou sua segunda edição dos Jogos Olímpicos. O paraibano ficou no 12° lugar em Tóquio 2020. Em seu currículo, o taekwondista conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanjing 2014. Além disso, também foi prata no Campeonato Mundial de Taekwondo 2022.
O Brasil possui duas medalhas anteriores em Jogos Olímpicos no taekwondo. Natália Falavigna foi a pioneira em Beijing 2008, com o bronze. Já na Rio 2016, Maicon Siqueira também conquistou o bronze.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta