> >
Segurança, acolhimento e diagnóstico do aprendizado na Escola Monteiro

Segurança, acolhimento e diagnóstico do aprendizado na Escola Monteiro

Ao retomar as atividades presenciais, a instituição se dedica a promover a adaptação à nova realidade com consultoria de equipe médica

Publicado em 24 de outubro de 2020 às 07:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Retorno presencial na Escola Monteiro
Retorno presencial na Escola Monteiro: uso de máscaras e distanciamento entre as carteiras. (Monteiro/Divulgação)

Neste momento de retorno às atividades presenciais, a Escola Monteiro investe em acolhimento, biossegurança e conscientização. Para garantir o cumprimento dos protocolos de prevenção e controle da Covid-19, e se adaptar ao novo normal, a instituição contou com a consultoria de uma equipe de especialistas na área de infectologia, zelando pelo bem-estar de alunos, professores e funcionários.

O diretor da instituição, Eduardo Costa Gomes, afirma que esse trabalho conjunto conduziu as alterações físicas e de estrutura na escola. Marcação de lugares, instalação de dispensadores de álcool em gel na entrada e no interior da escola, pias em áreas do pátio, distanciamento entre cadeiras estão entre as medidas adotadas.

Eduardo Costa Gomes, diretor da Escola Monteiro
Eduardo Costa Gomes, diretor da Escola Monteiro, ressalta que a retomada das atividades acontece de maneira gradativa. (Escola Monteiro/Divulgação)

A retomada das atividades presenciais acontece em três fases e de forma gradativa, com horários e agendas diferenciados entre as turmas. A primeira fase tem foco na adaptação aos protocolos, à conscientização, além do acolhimento.

“Trata-se de ter esse olhar afetuoso e acolhedor para nossas crianças e adolescentes. É agir com a humanização que, há mais de 50 anos, é a nossa marca, criando momentos para a troca, para a escuta, em dinâmicas de grupo e individuais”, explica Eduardo Gomes.

Na segunda fase, o objetivo é a realização do diagnóstico pedagógico, com avaliação do processo de aprendizagem, resgatando as competências e habilidades do que já foi estudado, buscando consolidar o que foi aprendido e reforçando o conteúdo não absorvido pelos alunos.

A terceira etapa será o pleno funcionamento do projeto da escola com aulas presenciais e remotas, tendo momentos de integração entre os dois grupos. “A dinâmica varia de acordo com o segmento, porém o mais importante para nós é conduzir o retorno com foco na formação humanizada e no respeito aos diferentes posicionamentos das famílias, oferecendo qualidade de ensino e acolhimento para todos”, reforça.

FAMÍLIAS

Ainda que as atividades presenciais tenham sido retomadas, a escola segue oferecendo o modelo exclusivamente remoto para as famílias que optarem por permanecer com os estudantes em casa.

A psicoterapeuta e mãe de aluno, Janine Bastos, ressalta que o diálogo foi fundamental no período de atividades remotas.

Aspas de citação

Mesmo de portas fechadas no sentido literal, a escola permaneceu aberta e presente na vida das famílias. Fóruns como Conselho de Pais e as assembleias quinzenais com alunos foram mantidos no formato virtual. Fizemos reuniões de pais por turma, nos colocando disponíveis para atendimentos individualizados, além de utilizar recursos como o canal de comunicação da escola via app, que permite o atendimento por área, com agilidade

Janine Bastos
Psicoterapeuta
Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

Outro exemplo de interação entre escola e família é o Programa Bem-Estar, já desenvolvido antes da pandemia, mas que ganhou força neste período de isolamento. Um das atividades que gerou impacto positivo na vida dos alunos é o projeto com foco na alimentação saudável, desenvolvido junto às turmas do 1º ano do ensino fundamental. Os estudantes receberam uma tabela de acompanhamento para estimular bons hábitos alimentares e evitar o consumo de alimentos inadequados no período do confinamento.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais