Fundada em 1996 com a missão de manter em conservação o santuário da padroeira do Estado, a Associação dos Amigos do Convento da Penha (AACP) faz valer seu DNA engajador e se mobiliza para continuar cumprindo seu propósito em tempos de pandemia.
Assim como toda a programação da Festa da Penha, o tradicional ofertório do evento será realizado nesta edição de 2020 de forma virtual. As doações poderão ser feitas por meio de depósitos para a conta da AACP (veja abaixo os dados).
Como não possui dízimo, o Convento da Penha sobrevive das ofertas dos fiéis que sobem até o local para rezar e acompanhar as missas. No entanto, há uma dificuldade pontual: o santuário está fechado devido ao surto do novo coronavírus. Para realizar a missão e o trabalho dos franciscanos, contamos com a contribuição dos devotos. Neste momento de pandemia, para ajudar a manter a casa da padroeira do Espírito Santo, disponibilizamos de canal para o ofertório, explica o Frei Paulo Pereira, guardião do Convento.
Qualquer contribuição é bem-vinda e já ajuda a causa, segundo a presidente da entidade, Arlette Uliana. A maioria dos sócios contribui com R$ 10 mensais, mas há ofertas que chegam a mais do que isso. Vai de cada um. Mantemos oito funcionários, que são responsáveis pela limpeza. Com esse dinheiro, também compramos todo o material de limpeza. Neste momento de pandemia, o chamado é ainda mais forte, comenta.
A líder da instituição acrescenta que as doações podem ser feitas por depósito bancário (Banestes).
Ao longo de quase 25 anos de história, a AACP conseguiu proteger e melhorar a estrutura daquele que é o principal cartão-postal do Estado do Espírito Santo. A trajetória da instituição teve início com a união de 18 pessoas (sócios-fundadores) que, preocupadas com as condições precárias do santuário, resolveram pôr fim àquela angústia. O cenário era desolador: goteiras, piso danificado, deterioração de obras de arte, desativação da Sala dos Milagres e do museu e infestação de cupins. Esses eram alguns dos danos flagrantes na época.
Com a fundação da AACP, o quadro mudou. O Convento da Penha passou a ter manutenção e conservação permanentes, serviços garantidos por meio de contribuições arrecadadas dos associados. O desafio está aberto para todos os fiéis. No site da Associação, há o passo a passo para se filiar. Contatos podem ser feitos também pelo e-mail [email protected].
Associação dos Amigos do Convento da Penha
Banco Banestes
Agência 091
Conta-corrente: 28.616.779
CNPJ: 01.262.790/0001-46
Informações: (27) 99989-5620
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta