Em um mundo onde as tecnologias estão cada vez mais velozes, estar por dentro das inovações que surgem a todo momento é uma forma de se manter um passo à frente, diante das transformações da sociedade. Pensando em formar alunos antenados e preparados para lidar com o universo tecnológico, a Escola Americana de Vitória (EAV) adotou o programa Apple Education, o que torna a instituição a única do Estado que se prepara para a certificação internacional "Apple Distinguished School".
Para alcançar esse reconhecimento inédito no Espírito Santo é preciso dois anos de projeto e a inserção de Programação e Criatividade na grade curricular da escola, além da implementação técnica dos dispositivos da Apple para garantir a segurança e efetividade do programa. Com investimento de R$ 6 milhões, já em 2021, os alunos da EAV vão contar com todas essas novidades, além de um laboratório de tecnologia e inovação com aparelhos de ponta. Outras mudanças para 2021 são que o Ensino Fundamental II também vai ser ofertado na instituição com imersão total na língua inglesa e o espaço da escola foi expandido para 11 mil metros quadrados.
Lançado em 2010, o programa da Apple está presente em escolas de diversos países, proporcionando o uso de ferramentas que possibilitam aos professores criarem uma experiência de aprendizado de forma atrativa e diferente. Na EAV, o projeto será integrado ao espaço Innovation Lab, um ambiente equipado com todos os recursos da Apple para que o aluno tenha ensinamentos de colaboração, empreendedorismo, inovação e programação. A iniciativa tem a parceria da empresa certificada Sejunta Tecnologia.
Somos a primeira escola a ter um processo organizado na região com o foco na certificação do projeto. Vamos oferecer aos alunos um programa com metodologia de ensino avançada e com os melhores equipamentos de informática do mercado, com suporte em programas e ferramentas modernas para o ensino de diversas competências, incluindo conteúdos acadêmicos e atividades adicionais, oferecendo o que há de mais atual em um ambiente no qual os alunos ficam curiosos e animados para aprender, explica o diretor-executivo da EAV, Luciano Gani.
O espaço do laboratório vai oferecer várias soluções para capacitação dos estudantes em todos os níveis escolares. Os alunos terão liberdade de expressão e mobilidade, usufruindo de tecnologia e aplicativos modernos para editar vídeos em 4K, construir modelo em 3D de uma máquina a vapor ou conduzir uma orquestra virtual para criar a trilha sonora de uma apresentação sobre música clássica, entre outras tarefas ministradas pelos professores.
Para a diretora pedagógica da EAV, Andrea Buffara, o novo programa da Apple complementa as ferramentas da instituição para o desenvolvimento da fluência na linguagem da computação e codificação.
Na disciplina de Pensamento Computacional, os alunos aprendem sobre os conceitos básicos de programação. Um simpático robô ajuda a ensinar o básico da programação de computadores por meio de exercícios práticos, desenvolvendo com alunos os conceitos de matemática e lógica, estratégias para resolução de problemas, elaboração de projetos e comunicação, pontua.
Em nova sede desde fevereiro deste ano, no antigo Ginásio Álvares Cabral, em Bento Ferreira, Vitória, a EAV ocupa uma área total de 11 mil metros quadrados, sendo a expansão uma área de 1.285,50 metros quadrados, ampliando o primeiro pavimento da escola e proporcionando diversos ambientes. O projeto de toda a unidade é assinado pelo arquiteto Kennedy Vianna e contempla todos os requisitos de acessibilidade, com elevador e escadas.
A nova estrutura integra espaços de aprendizado, como a Área Tech, inspirada nos escritórios das maiores multinacionais, com mesas colaborativas para a troca de ideias, realização de trabalhos e debates sobre temas e desafios globais. Os alunos também terão à disposição a Área Zen, um local voltado para o relaxamento, com música ambiente e estrutura para a leitura de livros.
A unidade oferece um ambiente escolar em que habilidades de pensamento de ordem superior (síntese, análise, pensamento sistêmico, aplicação e raciocínio divergente) são adequadamente estimuladas e cultivadas. Com uma abordagem de ensino completamente inovadora, o aluno se torna o protagonista do seu próprio aprendizado.
Entre os diferenciais do campus estão os espaços Maker, onde os alunos desenvolvem sua criatividade e espírito empreendedor, assumindo o comando de suas vidas, criando e executando soluções. Já o Learning Commons é um ambiente colaborativo e de busca pelo conhecimento. O espaço tem área de trabalho, rede wi-fi para atividades e navegabilidade e mais de quatro mil títulos em inglês e português.
O Studio de Movimento complementa a estrutura. O espaço é operado em parceria com a Duetto Arte e Movimento e dispõe de infraestrutura completa com piso apropriado, barras e espelho. Também tem tatame para aulas de judô e jiu-jítsu.
Ainda na área cultural, a EAV possui uma Sala de Música equipada com diversos instrumentos musicais e com aulas de canto e instrumentalização ministradas pela escola Dinâmica. Outro diferencial é o Estúdio de Artes, onde os alunos têm todas as ferramentas necessárias para criarem e desenvolverem habilidades artísticas com argila, pinturas, trabalhos artesanais, colagem, entre outros.
Todos os matriculados são sócios-atletas do Clube Álvares Cabral, complementando as atividades esportivas do After School. A grade curricular da EAV inclui, ainda, a oferta de modalidades olímpicas para o estímulo da prática de exercícios físicos em todas as idades e etapas do ensino, com atividades esportivas como futebol, balé, judô, jiu-jítsu, tênis, além de aulas de yoga.
Com a oferta do Ensino Infantil, Fundamental I e Fundamental II, o horário de funcionamento da EAV é integral, com o tempo livre complementado com atividades culturais e esportivas monitoradas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta