Basta andar pelo calçadão ou ver a quantidade de academias nos bairros para perceber que, na contramão da correria diária, cada vez mais pessoas têm buscado adotar um modo de vida mais saudável, com a prática de atividades físicas. O mesmo vale para a alimentação: opções mais naturais são cada vez mais difundidas e adotadas pelas famílias. Nesse contexto, um aspecto merece atenção: a quantidade e, principalmente, a qualidade da água consumida também interfere diretamente na saúde e na qualidade de vida.
Uma opção que ganha cada vez mais espaço é a água mineral. Isso porque, além de ser pura, ela contém sais minerais que trazem benefícios, como o fortalecimento dos ossos e dos dentes, melhora da digestão, auxílio no controle da hipertensão, fortalecimento da musculatura e melhoria nas funções do sistema nervoso, favorecendo as atividades do cérebro e reduzindo a insônia, entre outros.
Os números comprovam que a consciência dos consumidores nesse sentido tem aumentado. Tanto que no Brasil o mercado de água mineral envasada cresce nos patamares de 20% ao ano. O país é hoje o oitavo maior produtor e detém 7% de participação no mercado global, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam).
As pessoas estão buscando opções mais saudáveis e a água é muito importante. Além de regular as funções do corpo, como a temperatura, ela transporta os nutrientes, sendo essencial para os processos fisiológicos e bioquímicos do organismo. O brasileiro está consciente desses benefícios para a saúde. Cresceu muito também o consumo de água mineral com gás, em substituição aos refrigerantes e outras bebidas açucaradas, afirma Angela Rambalducci, diretora comercial da Água Pedra Azul.
Ela destaca que a água mineral é retirada de fontes naturais, envasada e levada direto ao consumidor, sem processos químicos, a partir de procedimentos que garantem a segurança e a qualidade do produto, seguindo rigorosos padrões nacionais e internacionais de higiene.
Extraída na região de montanhas do Espírito Santo, em um santuário protegido de Mata Atlântica a 1.000 metros de altitude, a Água Pedra Azul foi a primeira do país a ter certificação do Inmetro e a única capixaba a receber a certificação internacional NSF (National Sanitation Foundation). É uma água extremamente leve, com baixo teor de sódio, destaca.
A química Rosana Alves Pessanha explica que os elementos presentes na água mineral, como flúor, sódio, potássio, magnésio e bicarbonato, auxiliam em diferentes funções do organismo, como a melhoria da digestão e o combate aos radicais livres.
A Água Mineral Pedra Azul, por exemplo, possui em sua composição baixíssimo teor de sódio, sendo extremamente leve ao paladar e benéfica para a saúde. A água funciona como um condutor no organismo, e a mineral distribui melhor os nutrientes por todo o corpo, diz ela, que é responsável técnica pela Água Pedra Azul.
O recomendado, segundo a especialista, é que um ser humano consuma, no mínimo, dois litros de água por dia, já que ela representa de 50% a 70% do corpo e precisa ser reposta, para que seja mantido o equilíbrio dos fluidos no organismo. Para se ter ideia, a perda chega a 0,8 litro por
hora em dias muito quentes ou quando se está praticando exercícios físicos. Não repor essa perda pode levar a quadros de desidratação, que tem entre os sintomas dor de cabeça e até dificuldade de concentração.
Além de hidratar e equilibrar os fluidos do corpo, a água mineral é 100% natural e possui em sua composição sais minerais e outros elementos em concentrações que trazem benefícios para o organismo. Confira alguns deles:
- Flúor: contribui para a saúde dos ossos e dentes, ajudando na prevenção de cáries
- Brometo: sedativo e tranquilizante, ajuda a combater a insônia e o nervosismo
- Sulfato: atua como anti-inflamatório e antitóxico e contribui para a digestão
- Bicarbonato: equilibra o nível de acidez no estômago, contribuindo para a digestão
- Sódio: auxilia no funcionamento do sistema nervoso, contribuindo para as funções cerebrais
- Potássio: melhora a disposição, reduzindo a fadiga
- Magnésio: previne a hipertensão e fortalece os músculos
- Cromo: ajuda a regular as taxas de açúcar no sangue
- Cobre: absorve ferro na forma de hemoglobina
- Manganês: atua no sistema reprodutivo
- Zinco: fortalece o sistema imunológico
- Cálcio: previne a osteoporose
Fonte: Água Pedra Azul e Abinam.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta