Com o objetivo de incentivar e reconhecer projetos que ajudem a proteger, recuperar e preservar o meio ambiente, a Rede Gazeta lançou nesta semana a segunda edição do Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2022 para os municípios das regiões Norte e Noroeste do Espírito Santo, com o tema “É tempo de plantar boas ideias”. O evento vai premiar agricultores, estudantes, empresas, poder público e a sociedade civil. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 29 de julho.
O evento de lançamento na Região Norte foi realizado na quarta-feira (11), na sede do Sicoob Leste Capixaba, em Linhares, e o da Região Noroeste ocorreu na Rede Gazeta em Colatina, nesta quinta-feira (12). Com o tema “A década da restauração”, os eventos contaram com a participação do palestrante de Rubens Benini, líder da estratégia de florestas e restauração florestal da organização internacional The Nature Conservancy (TNC), que explicou a importância do debate sobre o tema.
“Nós modificamos tanto a natureza que já estamos sofrendo alguns impactos. Corremos o risco de sermos contaminados por patógenos, bactérias e vírus que causam pandemias. Perdemos qualidade de água. Sofremos com mudanças climáticas. A restauração vem para reverter — e até tentar sanar — os danos que causamos ao meio ambiente, e que estão se virando contra nós”, disse.
Para Rubens Benini, eventos como esse são importantes para incentivar, tanto produtores rurais quanto a sociedade, a se inteirarem sobre o tema e buscarem novas ações de preservação ambiental.
Poderão concorrer ao prêmio moradores dos 14 municípios da área de cobertura da TV Gazeta no Norte do Estado, e das 21 cidades cobertas pela emissora na Região Noroeste. Todos os projetos vão passar pela avaliação de uma banca examinadora. Confira o regulamento:
A iniciativa nasceu há dez anos no Sul do Estado e, em 2021, chegou também às regiões Norte e Noroeste. A diretora das regionais da Rede Gazeta, Maria Helena Vargas, disse que a premiação é fundamental, considerando o contexto ambiental que as regiões enfrentam.
Os primeiros lugares das categorias Práticas Sustentáveis (Escolares Ensino Fundamental ao Médio) e Práticas Sustentáveis Escolares (Ensino Superior-Instituições Públicas e Privadas) receberão o Troféu Biguá e o valor de R$ 2 mil, cada um. Já os vencedores da categoria Sociedade Civil (ONGs, fundações comunitárias, associações, institutos e pessoas físicas) e Produtor Rural, ganham Troféu Biguá e o valor de R$ 2,5 mil cada. Os primeiros colocados das categorias Empresas e Poder Público levam o Troféu Biguá.
A premiação acontecerá no dia 14 de setembro, no Norte do Estado, e no dia 15 do mesmo mês, no Noroeste. Neste ano, o tema do Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2022 é “É tempo de plantar boas ideias”.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta